Bruna Marquezine consegue a oportunidade certa, mas na hora errada

Por - 21/08/23 às 18:00

bruna marquezine como jenny kord em pôster individual de besouro azulFoto: Reprodução/Twitter @tracklist

No último dia 17 de agosto, chegou aos cinemas o tão aguardado “Besouro Azul”, o mais recente filme da DC, que marca a estreia de Bruna Marquezine em Hollywood. A atriz assume o papel principal no projeto, atuando ao lado de Xolo Maridueña, o herói titular, e desde o momento em que foi anunciada como protagonista, a vida da artista passou por transformações profundas.

No domingo, 20 de agosto, OFuxico relembrou tudo que impactou positivamente na carreira de Bruna Marquezine, que pode dizer finalmente possuir uma carreira internacional entro da atuação, além de seus trabalhos como modelo, e isso é sim, para comemorar.

Porém, fatores externos fazem nem tudo serem flores com a chegada de “Besouro Azul” aos cinemas neste momento, e pode se dizer que a atriz obteve a “oportunidade certa”, só que “na hora errada”. Confira os motivos a seguir!

ESTREIA DECEPCIONANTE DE BILHETERIA

Bruna Marquezine em Besouro Azul
Bruna Marquezine em Besouro Azul – Foto: Divulgação

De sexta a domingo, ou seja, em seu final de semana de estreia, “Besouro Azul” arrecadou no mercado doméstico (EUA e Canadá) apenas U$ 25 milhões de dólares, abaixo da expectativa já pessimista que esperava algo entre US$ 28 milhões e US$ 32 milhões.

No restante do mundo, acumulando os valores de todos os países exceto os dois já citados na qual o longa estreou, ele arrecadou apenas U$ 18 milhões, ou seja, totalizando U$ 43 milhões globais. De acordo com o diretor, o orçamento foi de U$ 104 milhões.

Dado o fato de que metade da bilheteria arrecada fica com os cinemas, os estúdios só recebem de volta uma parte do valor, então nesse caso, a Warner e a DC obtiveram até agra U$ 21,5 milhões de dólares, e como o normal é que um filme vá arrecadando cada vez menos com o passar dos finais de semana, dificilmente o filme conseguiria arrecadar 5x mais do que já obteve até agora.

Aliás, o cálculo mencionado acima é em relação ao orçamento bruto, sem contar porcentagem para a equipe de produção que é tirada da bilheteria e também o valor de marketing, que mesmo sendo menor que o orçamento, não deixa de ser o custo a ser batido.

Para pagar tudo isso e dar lucro, “Besouro Azul” teria que arrecadar, segundo o portal Box Office do Twitter, mais de U$ 260 milhões ao redor do mundo no mínimo, e de novo, parece quase impossível que ele possa multiplicar sua bilheteria de estreia em 6x ao longo dos próximos dias e semanas.

E no que isso afeta Bruna Marquezine? Bem, sua estreia internacional foi em um projeto que será um fracasso de bilheteria…

MOMENTO CONTURBADO DA DC E DE FILMES DE HERÓI

Bruna Marquezine no trailer de Besouro Azul
Reprodução/Youtube

Vamos ressaltar que “Besouro Azul” não está sendo detonado em relação à sua qualidade, afinal, ele está com 77% de aprovação da crítica e 92% do público no agregador de avaliações Rotten Tomatoes (até o fechamento desta matéria), mas um filme ainda é um produto, e se espera lucrar em cima dele, então o fator bilheteria é essencial para o futuro de uma franquia/projeto.

Só que, se quem assistiu curtiu o filme, por que a bilheteria está baixa? Pois bem, apesar de ter dominado os lançamentos do cinema nos últimos anos, os filmes do gênero de super-herói vêm passando por uma saturação, e não encantam mais como antes, o que gera um desinteresse grande em parte do público, que não vai acompanhar os lançamentos.

Nota da crítica e do público de Besouro Azul no Rotten Tomatoes
Nota da crítica e do público de Besouro Azul no Rotten Tomatoes (Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes)

Soma-se isso ao fato de ser um personagem pouco conhecido fora dos quadrinhos e também que a DC nos cinemas possui mais lançamentos controversos do que aclamados, fazendo a marca não ser vista com bons olhos, deixando “Besouro Azul” ainda menos chamativo.

Aliás, a DC está em uma crise tão grande nos cinemas que um universo novo, com novos atores interpretando os heróis e começado quase que do zero foi anunciado, comandado por James Gunn (Diretor de “Guardiões da Galáxia” e de “O Esquadrão Suicida”, de 2021) e Peter Safran, cujo pontapé definitivo será no longa “Superman Legacy”, previsto para 2025

Por isso, os filmes atuais da DC, a maioria conectados ao Universo compartilhado cinematográfico que não deu certo perante os espectadores, perdem mais força, afinal, daqui um tempo eles serão “inválidos”, pois uma renovação está por vir.

PORÉM…

bruna marquezine em pôster de besouro azul
Foto: Reprodução/Instagram @wbpictures_br

Ainda há uma esperança no futuro internacional de Bruna Marquezine, e a primeira independe da DC. Aqui ela estreou, teve sua apresentação para Hollywood, e sua atuação vem sendo muito elogiada, e seu talento reconhecido, o que a permite já ser chamada para futuros projetos ou testes, impendente do fracasso comercial de “Besouro Azul”.

Dentro da DC, também existe esperanças, pois James Gunn afirmou que o herói título seria o primeiro personagem do seu universo cinematográfico de filmes que vem sendo montado, ou seja, mesmo não sendo um filme de sua gerência como presidente do DC Studios, o personagem em si deve dar as caras, com Xolo Maridueña o interpretando ainda

Com isso, os coadjuvantes que trabalham com o herói também devem retornar, como sua família e Jenny Kord, a personagem de Marquezine, dando a ela a oportunidade de continuar na franquia que lhe abriu as portas. A história contada vai ser considerada oficial? Isso só o futuro dirá, mas o personagem em si vai ser mantido e todo seu núcleo.

TEORIA E POSSÍVEIS SPOILERS: No novo universo cinematográfico da DC, está confirmada a série do Gladiador Dourado, herói que nos quadrinhos interagiu muito com Ted Kord, uma versão do Besouro Azul que no filme lançado é pai da personagem de Bruna Marquezine e está desaparecido. Será que o longa se conectará à essa série futuramente? É uma grande possibilidade, inclusive pelos rumores do que foi uma das cenas pós-créditos de “Besouro Azul”!

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.