‘Fuzuê’ surpreende na estreia, mas você já superou o fim de ‘Vai na Fé’?
Por Flavia Cirino - 15/08/23 às 14:28
Dede 2020, o horário das 19h não registrava índice tão bom de audiência, em um primeiro capítulo. A estreia de “Fuzuê”, novela que marca a chegada de Gustavo Reiz à TV Globo, espalhou colorido e alegria na telinha.
A apresentação dos personagens em torno da loja que dá nome à novela, dirigida por Fabrício Mamberti, garantiu à Globo uma média de 29 pontos de média, com 43% de participação no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, a comédia romântica registrou 24 pontos com 38% de participação.
Apesar do estrondoso sucesso, “Vai na Fé” não passou perto disso, mas o motivo é compreensível: a antecessora tinha ido malzinha das pernas, ou seja, “não entregou” o horário como deveria.
Desde a estreia, o termo oficial da novela #Fuzuê ficou mais de 13 horas entre os mais comentados do Brasil e em destaque por 3 horas no mundo. No Google, Fuzuê ficou entre os 20 assuntos mais pesquisados.
‘Fuzuê’ é uma comédia romântica, que vai tratar, de forma leve e bem-humorada, sobre diferentes relações sociais e familiares, tendo como pano de fundo, a busca de duas irmãs por seus desejos e realizações pessoais
COMO SE LIVRAR DO LUTO PELO FIM DE ‘VAI NA FÉ’?
Se para o elenco de “Vai na Fé” não está sendo fácil deixar essa história pra trás e se despedir dos personagens, imagina pra gente, que ama todos – ou quase todos eles?
Dizer adeus ao que cai no nosso gosto – seja novela, série, filme, pessoas – é difícil pra caramba! No caso de “Vai na Fé”, foram 180 capítulos, muitas horas de amor com personagens novos no nossos imaginário.
Cadê as maluquices de Kate Cristina (Clara Moneke), gente? Como não amar o Tio Brigadeirão (Samuel de Assis)? Quem acreditava que se apaixonaria por uma família simples e religiosa como a da vendedora de quentinhas Solange (Sheron Menezzes)? E até mesmo que ficaríamos na expectativa da nova maldade cheia de cinismo e sarcasmo de Théo Bastos (Emílio Dantas)?
Na noite de segunda-feira, 14 de agosto foi estranho não escutar a voz de Negra Li, nos incentivando, dizendo que “com muita coragem, a gente tá de pé, a gente segue em frente! De cabeça erguida e sonhos pra viver, nada segura a gente, ninguém segura a gente!”, dando lugar ao animado Michel Telô e seu “Fuzuê”.
- O desfecho de ‘Vai na Fé” registrou 26,7 pontos de média, 29,3 de pico e 43,2% de share;
- No horário entre 19h20 e 20h25, a Record TV marcou 6 pontos; a Band e o SBT dividiram o terceiro lugar com 4 pontos cada;
- Na trama escrita por Rosane Svartman venceu a justiça, com a prisão de Theo (Emilio Dantas), e o amor, com o casamento de Sol (Sheron Menezzes) e Ben (Samuel de Assis) após 20 anos separados;
- Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) também se reconciliaram;
- Assim como Lui (José Loreto) e Lumiar (Carolina Dieckmann), entre outros casais que terminaram com finais felizes.
À essa sensação diferentona, soma-se outro fator: quase que via de regram tem sempre alguém reclamando do desfecho de um ou outro personagem, ou ainda daqueles que se perderam no meio do caminho. Mas tá valendo!
Se ficamos ou não completamente satisfeitos com o final de um folhetim, o que realmente é difícil de suportar é seu término. Como se fosse mesmo uma morte! Pra se ter noção, tem quem ainda lamente o fim da série “Lost”, 13 anos após o último episódio.
Não por acaso, a corrente para uma utópica segunda temporada de “Vai na Fé”, como se fosse uma série segue firme! É muito difícil se desprender de uma e se jogar na outra, mas a quantidade de elogios à leveza de “Fuzuê” já demonstra que vai que vai!
Então órfãos de Rosane Svartaman e sua turma de Piedade, sigamos sofrendo com outros fãs, com amigos, companheiros e familiares compartilhando sentimentos e evocando, acima de tudo, que a teoria da continuação se orne real. Ou que consigamos esquecer essa etapa de nossas vidas, como fizemos com “Pantanal”, “Avenida Brasil” e tantas outras novelas inesquecíveis!
Então, fuzuemos! Mas conta pra gente: você está vivendo luto o “Vai na Fé” ou já embarcou de cabeça no universo “Fuzuê”? A sua opinião em nossas redes – seja Facebook, Twitter, Instagram ou Tik Tok – vai nos ajudar a pautar novas matérias de seu interesse.
Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino