Academia de Hollywood define novas regras para Oscar 2024. Saiba mais!

Por - 04/05/23

OscarDivulgação

Nesta semana, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou mudanças significativas para a campanha do Oscar 2024, que está marcado para acontecer no dia 10 de março. As alterações vieram após alguns acontecimentos polêmicos que marcaram a última edição.

Leia+: Oscar 2023: Lady Gaga ajuda fotógrafo que se acidentou no Tapete Vermelho. Vídeo!

Primeiro, foi a indicação de Andrea Riseborough para Melhor Atriz pelo filme “To Leslie”, que foi desenvolvido com baixo orçamento, não teve uma bilheteria relevante e também não participou de outras premiações.

Uma das principais regras impostas pela Academia é a proibição do contato direto da produção dos filmes com os membros votantes, e foi exatamente isso que aconteceu com a nomeação de Andrea.

Leia+: Fotógrafo ajudado por Lady Gaga no Oscar recebe críticas

Além disso, investigações confirmaram que membros da produção entraram em contato com diversas estrelas de Hollywood em busca de apoio. Na época, o caso gerou polêmica, mas a Academia manteve a indicação da atriz, afirmando que “a ação em questão não chega ao nível de remover a indicação do filme. No entanto, descobrimos táticas nas redes sociais e de campanha que causam preocupação. A Academia busca criar um ambiente no qual os votos são baseados apenas nos méritos artísticos e técnicos dos filmes elegíveis”, disse um comunicado.

Outros dois acontecimentos controversos marcaram a última edição do prêmio. Primeiro, foi uma festa organizada pelo produtor de “Top Gun: Maverick” com a presença de diversos membros votantes. Segundo, foi uma postagem de Michelle Yeoh (que venceu na categoria Melhor Atriz) nas redes sociais, que questionava se a também indicada Cate Blanchett merecia o prêmio. Referências a outros indicados nas redes sociais também não permitidas e a postagem foi apagada logo depois.

NOVAS REGRAS

Com base nisso, Janet Yang, presidente da Academia, afirmou que os episódios foram um sinal de alerta e divulgou a revisão das regras para a próxima edição da premiação.

Agora, encontros e eventos privados com membros da Academia são permitidos, contanto que não sejam organizados ou divulgados pelos estúdios. No entanto, postagens nas redes sociais mencionando outros competidores seguem proibidas.

Os votantes e membros da produção também não podem falar sobre suas estratégias ou decisões de votos. Para quem descumprir as novas normas, haverá algumas penalidades que incluem suspensão ou expulsão da Academia, e rescisão de nomeações.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---