Ana Clara x João Gordo: O que está por trás da disputa pelo ‘Panelaço’?

Por - 14/10/23 às 14:46 - Última Atualização: 15 outubro 2023

João Gordo e Ana Clara entram em disputa pelo Panelaço (Reprodução/Instagram/Globo/fotomontagem)João Gordo e Ana Clara entram em disputa pelo Panelaço (Reprodução/Instagram/Globo/fotomontagem)

O recém estreado programa de Ana Clara no GNT, o “Panelaço Ao Vivo”, acabou criando uma grande polêmica nas redes sociais entre a contratada da Globo e João Gordo , gerando discussões desde a última semana por conta de uma postagem no Twitter dele, onde o músico questionava se foi plagiado pelo canal pago por conta do nome da atração comandada pela influencer.

Para quem não sabe, ele lançou em 2014, um programa com o mesmo nome no Youtube, onde ele entrevistava um convidado com diversos temas e cozinhava um prato. Nomes como Alex Atala, Mano Brown, entre outros, passaram pela atração. Ele também auxiliou Ongs e pediu doação de alimentos com sua plataforma.

Na publicação, ele protestou, relembrando do Estúdios Panelaço que agrega diversos conteúdos, como seu podcast:

“É normal pra vocês roubar o programa das pessoas Canal GNT? Meu programa “Panelaço” existe desde 2014… nome e formato hahahah Nunca ouviram falar ? João Gordo underground não pega nada? Original pra caral** a ideia de vocês.”

O formato registrado pela Globo e comandado por Ana Clara tem a mesma premissa: Ela recebe convidados para a preparação de algumas receitas, enquanto bate papo de forma mais descontraída em uma cozinha cenográfica. Por se tratar de mesmo nome e formato, em uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), nos registros consta um pedido da emissora.

Registro da marca Panelaço de Ana Clara (Reprodução/INPI)
Registro da marca Panelaço de Ana Clara (Reprodução/INPI)

No caso de João, a marca não foi registrada, o que pode deixar o lado do músico desfavorável na disputa.

Não foram encontrados registros da marca Panelaço no nome de João (Reprodução/INPI)
Não foram encontrados registros da marca Panelaço no nome de João (Reprodução/INPI)

Indo além…

Mesmo sem o registro e mudando o foco para o “Super Plá”, o podcast do mesmo estúdio do Panelaço, o que incomodou João foi o fato da ideia ter um fundamento muito similar. Em um novo desabafo, nas redes sociais do “Panelaço Ao Vivo”, ele protestou:

“Oi Ana Clara, nada contra você, sou até seu fã, mas… Você não se ligou que já tinha um programa consolidado na internet com esse mesmo nome e temática? Pouca criatividade sua produção… Se fosse eu, jamais permitiria esse furto intelectual na cara dura, sem pudor algum. Ou estou errado porque sou um zé ninguém, gordo, boca suja, comunista, que ninguém liga?”.

João Gordo protesta contra o Panelaço de Ana Clara (Reprodução/Instagram)
João Gordo protesta contra o Panelaço de Ana Clara (Reprodução/Instagram)

Em um outro comentário, ele se mostrou mais revoltado e inconformado:

“Tô de cara ainda… Estou fazendo o Super Plá Podcast, mas os meus planos eram voltar com uma temporada nova [do Panelaço] na Mídia Ninja no ano que vem… Vamos ver o desenrolar que nos aguarda”.

  • Em uma futura e suposta disputa judicial, como citado, o programa de Ana está registrado no código 41, que dá apoio à mídia e entretenimento. O nome fica no banco de dados e está com o status de “aguardando prazo de apresentação de oposição.” Isto é, a marca passa por avaliações para ser totalmente registrada com os requisitos mínimos.
  • Depois, caso tudo esteja correto, a próxima etapa é o RPI, o registro chamado de Revista da Propriedade Intelectual. Com o prazo de 60 dias, após o registro, a marca pode ter algo de oposição até 29 de outubro. Ou seja, até a data citada é o limite que João pode se manifestar contra.

Até o momento, Ana Clara e o GNT não se pronunciaram sobre o caso e as acusações de João Gordo.

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha