Daniela Escobar sexualiza enfermeiras e é repreendida por Conselho da classe

Por - 03/08/23 às 09:02

Daniela Escobar no podcast “Papagaio Falante”,Reprodução Youtube - Podcast “Papagaio Falante”,

A atriz Daniela Escobar gerou polêmica ao, durante sua participação no podcast “Papagaio Falante”,  fazer comentários sobre a aparência das enfermeiras. O programa, conduzido pelo humorista Sérgio Mallandro e pelo ator Renato Rabelo, acabou se tornando palco para um discurso que ofendeu profissionais de saúde.

No diálogo, a atriz fez observações sobre a aparência das enfermeiras nos locais de trabalho, tanto em hospitais do Rio Grande do Sul quanto nos Estados Unidos.

“Sabe uma coisa que me chamou muita a atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz a cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadésimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo pra festa daqui a pouco”, disse Daniela Escobar.

Ampliando suas críticas, a ex-esposa do diretor Jayme Monjardim alegou que as enfermeiras se maquiam exageradamente com o objetivo de “catar médico”, ou seja, para encontrar um marido médico.

A atriz seguiu falando e garantiu que as cenas presenciadas por ela, se fizessem parte de uma novela, receberiam duras críticas e garantiu que a realidade, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos é a mesma.

“Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que não existe e que o diretor de arte é um imbecil? É assim, a vida real. Tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. De onde é que essa mulher saiu? Como é que ela tá maquiada? Elas vão lá pra catar médico e casar”, declarou.

O assunto viralizou, ganhou destaque na mídia online e foi severamente repreendido por entidades de classes como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que emitiu um comunicado oficial repreendendo a atriz e afirmando que tais declarações sexualizam indevidamente a profissão de enfermagem.

Cofen: Nota contra sexualização das profissionais de Enfermagem

“O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) repudia veementemente falas como a da atriz Daniela Escobar, que insistem em sexualizar a categoria da Enfermagem. No podcast Papagaio Falante, na companhia do apresentador e humorista Sérgio Mallandro, a atriz comenta que enfermeiras usariam cílios postiços e unhas produzidas no cotidiano profissional para “catar médico”. Sérgio Mallandro ainda alude ao fetiche sexual pela fantasia de enfermeira disponível em “sex shops”.

A fala destas celebridades desrespeita a categoria e desconsidera sua missão de cuidar de pacientes, deturpando, ainda, a relação que possuem com seus colegas médicos. O Cofen defende que manifestações deste tipo corroboram o desrespeito que estas profissionais vivem diariamente, expostas a violência de gênero, preconceito de classe e machismo nos serviços de Saúde. Não há mais espaço na sociedade para a sexualização e estigmatização da Enfermagem e não admitimos que seja reforçado o preconceito infundado contra a maior força profissional da Saúde.

Lembramos que a legislação vigente no Brasil não recomenda adornos como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros. Finalmente, gostaríamos de informar que tomaremos as medidas legais cabíveis contra as declarações públicas e pediremos direito de resposta no Podcast onde as mesmas foram veiculadas”.

Nota oficial Cofen sobre polêmica de Daniela Escobar
Reprodução Instagram @corensaopaulo

Coren-SP exige retratação da atriz

“O Coren-SP manifesta profunda indignação com a fala da atriz Daniela Escobar no podcast “Papagaio Falante”, do apresentador Sérgio Malandro. Na ocasião, os participantes iniciam um diálogo sobre “fantasia de enfermeira”, com conotação erótica, abordagem que já representa um grande desrespeito em relação à categoria; e em seguida a atriz fez comentários extremamente pejorativos sobre comportamentos e características que não representam as profissionais de enfermagem.

Além de adotar uma postura machista, que reforça estereótipos preconceituosos, a atriz ofende trabalhadoras que dedicam suas vidas a cuidar do próximo e, também, ofende todas as mulheres. A enfermagem é uma ciência e profissão que exigem técnica, conhecimentos científicos e pautada por um Código de Ética e que, portanto, não deve ser reduzida a ilações sem qualquer base ou fundamento.

O Coren-SP reitera a importância da enfermagem na saúde brasileira. A categoria é composta por 80% de mulheres, que lidam com sucessivas jornadas de trabalho, para além da rotina profissional, e merecem respeito e compaixão por parte da sociedade, e sororidade de outras mulheres.

O Conselho exige a imediata retratação de Daniela Escobar pela infeliz declaração e, também, dos apresentadores do podcast por abordarem um assunto como a erotização da enfermagem, que descontrói todos os esforços dessas profissionais na busca por valorização e reconhecimento”.

Após sua participação no podcast, Daniela Escobar não se manifestou sobre a polêmica gerada.

Veja o vídeo com as declarações de Daniela Escobar:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.