Ed Sheeran depõe em tribunal sobre processo de acusação por plágio

Por - 26/04/23 às 15:15

Close de Ed Sheeran no tribunal de Manhatam, onde depôs sobre acusação de plágioFoto: The Grosby Group

Começou na terça-feira, 25 de abril, o julgamento de Ed Sheeran, no Tribunal de Manhattan, Nova Iorque, onde ele é acusado por plágio da música “Let’s Get It On”, sucesso dos anos de 1973, lançado pelo saudoso e inesquecível ícone do soul, Marvin Gaye (1939 – 1984).

Leia+: Ed Sheeran relembra transtorno alimentar

A canção a que se referem ter plágio de Gaye por Sheeran é “Thinking Out Loud”, lançada em 2014. O músico chegou em silêncio ao local, acompanhado por seu advogado e um segurança, enfrentando vários jornalistas que estavam a postos para saber o desfecho do caso.

Ed Sheeran com advogado e segurança, no Tribunal de Manhatam
Ed Sheeran com advogado e segurança, no Tribunal de Manhatam – Foto: The Grosby Group

O processo é movido desde 2017 pelos herdeiros de Ed Townsend, produtor, músico e coautor da música que foi sucesso lançado por Gaye. A família alega que existem “similaridades muito surpreendentes além de elementos comuns manifestos na canção de Sheeran”.

Aos jornalistas que estavam em frente à corte, Kathryn Townsend Griffin, filha de Townsend, afirmou: “Estou aqui por justiça, protegendo as propriedades intelectuais do meu pai.”

Leia+: Ed Sheeran e sua esposa ficam desolados ao descobrirem tumor

Kathryn Townsend Griffin, filha do compositor Ed Townsend, no tribunal contra Ed Sheeran
Kathryn Townsend Griffin, filha do compositor Ed Townsend, no tribunal contra Ed Sheeran – Foto: The Grosby Group

Interrogados pelos advogados da família de Ed Townsend, Ed afirmou: “Sim, a compositora Amy Wadge e eu escrevemos a música ‘Thinking Out Loud'”, relatou o jornal “The New York Times”.

Os advogados do cantor disseram à agência Associated Press que contestaram a acusação, afirmando que “há dezenas, senão centenas, de canções anteriores e posteriores à canção de Gaye que usaram a mesma progressão de acordes ou uma similar. Estas misturas são irrelevantes para qualquer tema do caso e seriam enganosas [ou] confundiriam o júri.”

Leia+: Ed Sheeran acha que é preciso ficar longe das redes sociais

MAIS UMA VEZ

Já é o segundo julgamento em que Ed Sheeran, no espaço de, exatamente, um ano, com a mesma acusação de violar as normas de direito autoral. Em abril do ano passado, ele foi parte de outro processo, em Londres, com a acusação sobre a canção “Shape of You”, onde, mais uma vez, apontaram uma canção do músico como plágio.

O juiz, na época, deu parecer favorável a Sheeran.

Confira as músicas ” “Let’s Get It On”, de Marvin Gaye e “Thinking Out Loud”, de Ed Sheeran:

Veja também a entrevista com Marcos Winter:

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: