Gaby Amarantos defende Beyoncé após crítica de Pitty
Por Esther Rocha - 27/12/23 às 23:45
Ex companheira do sofá do “Saia Justa”, Gaby Amarantos se posicionou sobre as críticas feitas por Pitty a visita de Beyoncé ao Brasil. A roqueira criticou a passagem da Diva Pop por Salvador e, com ironia, disse que Beyoncé “decidiu agir como Irmã Dulce no Natal (não me excluam, eu admiro, mas esse momento é complicado”.
A crítica continua gerando debates, mesmo após a cantora brasileira ter removido sua publicação. Em resposta, Gaby Amarantos usou suas redes sociais para expressar seu desacordo com a opinião de Pitty, alertando-a sobre a possível interpretação de suas palavras.
Beyoncé prova amor ao Brasil em nova homenagem
Privilégio racial
Em vários tweets, Gaby argumentou que a maneira como Pitty criticou Beyoncé é arriscada, principalmente considerando o privilégio racial. “Como mulher branca, ao questionar o impactante trabalho da BeyGOOD, é preciso refletir bastante antes de falar. Para quem necessita de auxílio, não há momento ideal”, postou.
“Para nós, artistas e pessoas negras deste país, ver uma artista do calibre dela voltar seu olhar para o Brasil, o Nordeste e sua cidade natal com compaixão e solidariedade é inspirador”, acrescentou.
Ludmilla conta como foi encontro com Beyoncé
“Conheça melhoro trabalho dela”
Posteriormente, a cantora paraense reiterou seu conhecimento sobre Pitty e sua admiração por ela. “Conheço tua postura como aliada e também sei que poderia ter te enviado uma mensagem privada, mas acho crucial me posicionar agora como artista que compreende a significância da Beyoncé ter vindo pessoalmente mostrar seu carinho pelos fãs brasileiros”, afirmou.
Gaby Amarantos sugeriu que Pitty se informe mais sobre a BeyGood, a fundação de Beyoncé, ativa no Brasil há mais de uma década. Ela também enfatizou que não se deve comparar o trabalho de Beyoncé com o de outras mulheres. “Não é necessário comparar seu trabalho com o de outras. Se formos discutir ‘privilégio’, mulheres negras estão em desvantagem”, apontou.
“Espero, no futuro, poder te encontrar, abraçar-te e conversar contigo com franqueza e carinho, como já fizemos antes”, concluiu.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
As declarações de Pitty sobre Beyoncé
Pitty provocou controvérsia no Twitter ao comentar a recente visita de Beyoncé a Salvador, sua cidade natal. “(…) e a B decidiu agir como Irmã Dulce no Natal (não me excluam, eu admiro, mas esse momento é complicado”, escreveu Pitty, que celebra os 20 anos de seu primeiro álbum.
Nas respostas dos seguidores e outros usuários do Twitter, percebe-se que o comentário foi mal recebido. “Que comparação inadequada…”, opinou o DJ Guilhermo. “Esse tweet deveria ser intitulado: Manu Gavassi & Pitty, o acordo da branquitude”, retrucou o perfil Rap World.
A menção a Manu Gavassi se deve à recente participação de Pitty em um videoclipe/curta da cantora, tema também abordado no mesmo tweet. Pitty mencionou que “Manu levantou um(s) assunto(s) importante(s) sobre a mulher na arte”. Há questionamentos sobre porque ela considerou o momento de Manu apropriado e o de Beyoncé não.
Abaixo a íntegra da mensagem deixada por Gaby Amarantos:
“Amada @Pitty
te escrevo aqui pela nossa amizade, pela admiração que tenho por vc e por ter tido a oportunidade de conviver um pouco contigo, me sentindo a vontade pra dizer que discordo de ti mana. Quando vc como mulher branca questiona o trampo memorável da BeyGOOD tu tens que pensar muitas vezes antes falar. Pra quem precisa de ajuda ñ existe timing certo e pra nós artistas e pessoas negras desse país ver uma artista do tamanho dela olhando para o Brasil, pro Nordeste e para tua cidade com olhar de cuidado e solidariedade nos faz acreditar tb podemos.
Me dei o trabalho de te escrever aqui por ser tua amiga e por também ser fã da Beyoncé. Eu sei que tu és aliada e sei também que eu poderia ter te mandado uma mensagem privada, mas acho importante me manifestar nesse momento como uma artista que entende a dimensão e a importância da Beyoncé ter escolhido vir pessoalmente demonstrar todo seu amor pelos fãs brasileiros. Te sugeriria olhar com atenção o trabalho que a fundação dela faz há mais de 10 anos no Brasil junto c/ a CUFA e sem medo te avisar que não é necessário comparar o trabalho dela com o de ninguém até pq se a gente for entrar na questão “privilégio” mulheres negras saem perdendo então, espero poder te encontrar no futuro, te abraçar e conversar contigo com muita honestidade e afeto como já fizemos outras vezes. Um abraço e um feliz 2024”.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.