Leo Lins entra na mira do Ministério Público e terá que pagar multa. Entenda!

Por - 12/07/22

Léo Lins de vermelho, com a boca vendadaLéo Lins terá que pagar multa se fizer piadas indesejáveis - Foto: Reprodução/ Instagram @leolins

Na segunda-feira, 11 de julho, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou à Justiça a proibição de Leo Lins fazer piadas de cunho preconceituoso contra pessoas com deficiência, idosos e outras minorias.

O humorista tem show agendado em Fortaleza para o próximo dia 30 de julho. Lins apareceu em um vídeo fazendo uma piada ofensiva sobre uma criança com hidrocefalia, que viveria no Ceará. A repercussão negativa do vídeo e do ato levou à demissão de Leo do SBT, emissora onde ele trabalhava. A empresa não quis comentar se o fato tinha relação com a fala do humorista no stand-up.

Leia+: Aline Mineiro confirma que reatou com Léo Lins

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) secção Ceará fez uma representação e a Ação Civil Pública foi instaurada. No pedido, o MPCE pede ainda que a Justiça determine a aplicação de multa no valor de R$ 20 mil por cada menção desrespeitosa a quaisquer minorias que eventualmente seja feita durante o show.

DIREITOS HUMANOS EM DESTAQUE

A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência considerou conteúdos de vídeos divulgados pelo humorista, nos quais ele profere piadas preconceituosas sobre nordestinos, crianças com hidrocefalia, surdos e pessoas acometidas de mal de Parkinson e gagueira.

O MPCE reforçou que o artigo 4º da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência estabelece que os estados comprometeram-se a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência.

ENTENDA O CASO

O humorista Leo Lins foi demitido do SBT, após fazer uma piada com uma criança com hidrocefalia. A assessoria de imprensa da emissora confirmou a OFuxico que ele não tem mais contrato e que deixou o quadro de elenco do SBT.

Vale lembrar que o SBT e a família Abravanel são responsáveis pelo Teleton, arrecadação beneficente que arrecada fundos que visam manter as unidades da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) abertas.

No Instagram, onde anuncia um show em Baraúnas, no Rio Grande do Norte, Léo Lins recebeu muitas críticas sobre a piada com a criança com hidrocefalia.

“Gente, fiquei incrédula de gente rindo de uma coisa tão seria que é a hidrocefalia”, “Vai fazer piada com seus chifres”, “Humorista? Rir dos problemas de saúde dos outros não é humor, é falta de empatia. Seu sem noção, ridículo” foram alguns deles.

Leia +: Thaís Karla vence processo contra Léo Lins, por causa de piada gordofóbica

Léo Lins fazia parte do elenco do The Noite, de “Danilo Gentili”. Depois de ter sido processado por conta de piadas gordofóbicas, Léo Lins agora resolveu ter como alvo portadores de hidrocefalia. O humorista publicou um vídeo de uma das suas apresentações de stand-up, no qual faz a piada indevida.

Na postagem, o ex-namorado de Aline Mineiro afirma que o programa “Teleton”, parceria do SBT com a AACD, ajuda crianças com vários tipos de “problemas”. Em seguida ele cita uma criança do interior do Ceará, portador de hidrocefalia, e faz uma analogia a seca territorial do estado nordestino.

“Eu vi o vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia… o lado bom é que o único lugar da cidade onde tem água é a cabeça dele… A família nem mandou tirar… Instalou um poço”, diz ele.

A piada causou revolta e internautas criticaram a publicação do comediante. No mesmo dia, a publicação acabo sendo banida.

O QUE É HIDROCEFALIA?

Trata-se de uma condição que acontece quando a quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido, aumenta no crânio.

Este acréscimo anormal do volume de liquor dilata os ventrículos e comprime o cérebro contra os ossos do crânio, provocando uma série de sintomas que necessitam de tratamento de emergência para prevenir danos mais sérios, segundo o Ministério da Saúde.

Leia +: Léo Lins faz piada com DJ Ivis e Pamella Holanda reage

A doença é classificada em três tipos: obstrutiva (quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal); não-obstrutiva (quando há baixa produção ou absorção do líquido cefalorraquidiano) e pressão normal (quando há trauma ou doença, e afeta principalmente pessoas idosas).

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento padrão para a hidrocefalia é o implante de uma válvula que drena e redireciona o excesso de líquido dos ventrículos do cérebro para outra parte do corpo.

Outra opção é o terceiro ventriculostomia endoscópica (ETV), procedimento cirúrgico que se concentra em aliviar o acúmulo de pressão de líquido no terceiro ventrículo do cérebro. O procedimento é feito por meio de um “desvio de líquido cefalorraquidiano intracraniano”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino