Movimento Esmeralda: Apresentadores da Globo usam verde em protesto

Por - 23/05/23 às 17:40

apresentadores de verde esmeralda na tv globoReprodução/TV Globo

A Rede Globo vive um verdadeiro caos, envolvendo a manifestação de ao menos 300 profissionais, após a exposição de um caso de assédio sofrido por uma funcionária. Como forma de protesto contra casos de assédio, Felipe Andreoli, Ana Maria Braga, Patrícia Poeta e muitos outros profissionais da emissora estão apresentado seus respectivos programas vestidos de verde e abraçaram a ação do chamado “Movimento Esmeralda”.

Leia+: Ana Maria Braga cobra governo ao vivo

O MOVIMENTO ESMERALDA

Tudo começou após a publicação de uma matéria da revista Piauí, publicada na sexta-feira, 19 de maio, em que se conta a história de Esmeralda da Silva, nome fictício de uma engenheira que estava trabalhando no setor técnico da empresa de Roberto Marinho, quando foi assediada por 4 homens. Após o crime, ela desenvolveu síndrome de pânico e depressão e levou o caso para a Justiça do Trabalho, que definiu uma multa de R$ 2 milhões por danos morais e impediu a demissão da mesma, que até o momento se encontra afastada do trabalho.

Porém, os criminosos não tiveram os nomes revelados, apenas o detalhe de que um deles é funcionário da Globo. No caso contado pela revista, o homem chegou a enfiar a mão na boca de Esmeralda, com a intenção de calá-la, e tentar estuprá-la em uma sala na sede de São Paulo.

Além do assédio sexual, Esmeralda chegou a sofrer xenofobia, por ser da Paraíba e ter seu sotaque completamente ridicularizado. O Movimento Esmeralda começou logo quando o homem não foi desligado da Globo. Grupos de WhatsApp de funcionários começaram a se organizar na sexta-feira, e na segunda-feira, 22 de maio, os profissionais começaram a aparecer de verde.

Segundo apurado pelo Notícias da TV, Ana Maria Braga foi informada sobre o caso nos bastidores, e decidiu vestir um look esverdeado. Para o portal, ela confirmou que o motivo foi o protesto.

GLOBO SE PRONUNCIA

A Globo já tomou conhecimento sobre a movimentação e se pronunciou.

“A livre manifestação está em total alinhamento com a nossa gestão de transparência e diálogo permanente. De qualquer forma, a Globo reitera que não comenta casos de Compliance e aproveita para reiterar também que a empresa mantém um Código de Ética em linha com as melhores práticas atualmente adotadas, que proíbe terminantemente o assédio e deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas da empresa”, diz a nota

“Da mesma maneira, a Globo mantém uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação de seu Código de Ética, que são apurados criteriosamente, com a punição dos responsáveis por desvios. Nesse mesmo Código, assumimos o compromisso de sigilo em relação a todos os relatos de Compliance, razão pela qual não fazemos comentários sobre as apurações. Nosso sistema de Compliance também prevê o apoio integral aos relatantes, proibindo qualquer forma de retaliação em razão das denúncias”, finaliza a empresa.

CAROL DE NITERÓI

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---