Fuzuê: Trama é a estreia de Gustavo Reiz na Globo. Veja outros trabalhos!

Por - 22/05/23

retrato de gustavo reiz, autor de fuzuê, próxima novela da tv globoFoto: Reprodução/Instagram @gustavoreiz

Conforme OFuxico noticiou, será “Fuzuê” a próxima novela das 19h da TV Globo, que substituirá “Vai na Fé” no horário, sendo escrita por Gustavo Reiz e com direção artística de Fabricio Mamberti. Uma foto do elenco da trama foi revelada, quebrando a web com a quantidade de estrelas reunidas.

Porém, a atração também marca a primeira vez que Gustavo Reiz está escrevendo uma novela para a emissora, tendo se destacado anteriormente em obras para o SBT e a Record TV, cujo OFuxico relembrará logo abaixo. Confira!

OS RICOS TAMBÉM CHORAM

Versão brasileira de uma novela mexicana de mesmo nome, Gustavo Reiz estreou como escritor, em conjunto com Aimar Labaki, para o SBT em 2005, cujo elenco era composto por Thaís Fersoza, Márcio Kieling, Ludmila Dayer, Mika Lins, Françoise Forton, Jonas Bloch, Glauce Graieb e Flávia Monteiro, entre outros.

Uma história de época, “Os Ricos Também Choram” se passa nos anos 1930, mostrando os impactos do crash da bolsa de Nova York em 1929 nas plantações de café brasileiras. A primeira fase se passou em 1914, em que o Coronel Evaristo Martins (Flávio Galvão), casado com Esther (Mika Lins), se apaixona pela camponesa Esperança (Juliana Almeida), que morre dando à lux a Mariana (Thaís Fersoza), que cresce como uma órfã na fazenda do militar.

Aos 18 anos, a moça é infeliz por nunca conhecer seus pais, até que Evaristo se suicida por conta da crise e deixa metade de sua fortuna à filha abastarda, que é dona de uma beleza sem igual, provocando a ira de Esther e Sofia (Ludmila Dayer), filha dele com a megera, que farão de tudo para mudar o testamento antes que Mariana descubra.

SANSÃO E DALILA

Já na Record TV, Gustavo foi responsável por desenvolver a minissérie “Sansão e Dalila” em 2011, clássica história bíblica presente no Livro dos Juízes na Bíblia, sendo estrelada por Fernando Pavão, Mel Lisboa, Rafaela Mandelli, Cláudio Gabriel, Lu Grimaldi, Roberto Frota, Nina de Pádua, Karen Junqueira, Felipe Cardoso, Valéria Alencar, João Vitti, Miguel Thiré, Thaís Fersoza, Milhem Cortaz e Marcelo Escorel nos papéis centrais.

Como o nome já diz, mostra a história de Sansão (Fernando Pavão), grande herói hebreu de força imensurável, cuja fonte do poder eram seus cabelos, que jamais deveriam ser cortadas, e com sua habilidade, consegue assim revidar a opressão de seu povo contra os filisteus.

Porém, no decorrer da história, ele se apaixona por Dalila (Mel Lisboa), uma linda moça que é mandada para seduzi-lo, mas acaba também se apaixonando por ele, e até mesmo descobrindo seu segredo, o que acarretaria diversas reviravoltas posteriormente.

FORA DE CONTROLE

Ainda na Record e em parceria com Marcílio Moraes, Reiz escreveu a série “Fora de Controle”, de apenas quatro episódios e com os atores Milhem Cortaz, Rafaella Mandelli e Claudio Gabriel nos papéis principais.

A produção é um seriado policial focado no universo das investigações policiais na cidade do Rio de Janeiro, em que um policial que pode ser visto como um anti-herói, dialoga com as regras impostas pelo sistema. Em cada episódio, um crime é investigado e resolvido, mostrando como o funcionamento da cidade interliga todos os tipos de moradores e visitantes.

DONA XEPA

A primeira novela de Gustavo Reiz na Record TV foi a conhecida “Dona Xepa”, em 2013, baseada na peça teatral homônima escrita em 1952 por Pedro Bloch, que também chegou a ser adaptada por Gilberto Braga em 1977 pela TV Globo, e aqui ganharia uma nova releitura.No elenco, constavam nomes como Ângela Leal, Thaís Fersoza, Arthur Aguiar, Emilio Dantas, Márcio Kieling, Luíza Tomé, Maurício Mattar e Giuseppe Oristanio nos papéis principais.

A trama mostra o dia a dia de Carlota Losano, apelidada de Dona Xepa (Ângela Leal), uma feirante cômica que criou sozinha os filhos, Rosália (Thaís Fersoza) e Édison (Arthur Aguiar), após ter sido abandonada pelo marido, Esmeraldino (José Dumont), sendo apelidada dessa forma por distribuir as sobras de sua barraca aos pobres.

A história mostra o amor dessa mulher batalhadora pelos filhos, mas que se envergonham de seu jeitão simples, com a herdeira sendo uma advogada alpinista social e o herdeiro um arquiteto que reconhece o sacrifício da mãe. A vida deles se entrelaça com a família Pantaleão, liderada pelo empresário Júlio César (Maurício Mattar) e sua esposa, Meg (Luíza Tomé), donos do empório “Sabor e Luxo”.

ESCRAVA MÃE

Provavelmente o maior trabalho de Gustavo Reiz até o momento, ele foi responsável por escrever “Escrava Mãe”, de 2016, trama que se passa antes de “A Escrava Isaura”, clássico romance de Bernardo Guimarães que marcou a literatura brasileira. A novela chegou a vencer o prêmio internacional Seoul International Drama Awards, na categoria Serial-Drama.

A trama foi a primeira da Record TV a ser gravada em resolução 4K (UHDTV) e a segunda brasileira a ter esse formato (a primeira foi o remake de “O Rebu”, da TV Globo), contando no elenco principal com nomes como Gabriela Moreyra, Pedro Carvalho, Thaís Fersoza, Fernando Pavão, Lidi Lisboa, Milena Toscano, Léo Rosa e Jussara Freire.

A história começa em 1788 no Congo, na África, em que alguns nativos são levados ao Brasil para se tornarem escravos. Na viagem no navio negreiro, Luena (Nayara Justino) é estuprada pelo traficante Osório (Jayme Periard), dando à luz Juliana (Gabriela Moreyra) e morrendo após o parto.

Juliana, que no futuro viria a ser mãe de Isaura, é levada ao Engenho do Sol, na Vila de São Salvador, onde é criada por Tia Joaquina (Zezé Motta) e se torna escrava da família Avelar, sendo protegida por eles, o que gera o ódio de Esméria (Lidi Lisboa), escrava que nunca recebeu os mesmos privilégios.

BELAVENTURA

Sua última novela na Record TV e também de sua carreira até a estreia de “Fuzuê”, Gustavo Reiz também foi responsável pela escrita de “Belaventura”, exibida majoritariamente em 2017, tendo Bernardo Velasco, Rayanne Morais, Helena Fernandes, Floriano Peixoto, Giselle Itié, Kadu Moliterno, Camila Rodrigues e Adriana Birolli nos papéis principais.

Ambientada na Idade Média, o dramaturgo usou sua formação em história para escolher essa temática e poder trabalhar com ela corretamente, principalmente em relação a contos como Rei Artur, Robin Hood, Dom Quixote e Joana d’Arc. Ele ainda adotou liberdade poética para introduzir elementos atemporais.

A trama se passa no início do século XV, quando a guerra entre Redenção e Valedo, comandados pelo duque Otoniel (Kadu Moliterno) e pelo conde Severo (Floriano Peixoto), respectivamente, chega ao fim com um acordo de paz para unificá-los, criando o reino de Belaventura.

Mas Otoniel é coroado rei após uma disputa de justa, e Severo, inconformado, envenena a esposa do rival, fugindo anos. É nesta época que o príncipe-herdeiro Enrico (Bernardo Velasco) conhece ainda criança Pietra (Rayanne Morais), plebeia por quem se apaixona e não consegue esquecer. Dez anos depois, Enrico e Pietra se reencontram e decidem lutar pelo romance proibido com a ajuda de Bartolion (Paulo Gorgulho), conselheiro real que os guia na missão de unir realeza e plebe e em enfrentar Otoniel, que planeja casar o filho com uma nobre.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.