Noel Gallagher faz comentário sobre PCDs e é detonado pelo público

Por - 06/07/22 às 15:45

noel gallagher posando sério sentado em sofá brancoReprodução/Instagram @themightyi

Noel Gallagher, ex-membro da banda Oasis junto com seu irmão, Liam Gallagher, se envolveu em uma polêmica após uma fala fazendo humor negativo sobre pessoas com deficiência em entrevista ao podcast de Matt Morgan (via The Newy York Post).

Na ocasião, ele estava comentando sobre sua experiência no Festival de Glastonbury, em que ele se apresentou no Pyramid Stage no último dia 25 de junho, e após subir ao palco, decidiu assistir aos outros shows do evento, como a de Jamie T no dia 26 de junho, no John Peel Stage.

Porém, segundo o músico, na área VIP do local, não era possível assistir ao show, e por conta disso, ele e os amigos foram até a área PCD, que como o nome denuncia, é destinada para pessoas com deficiência. O artista afirmou não ter notado inicialmente esse detalhe.

Leia+: Noel Gallagher se arrepende da forma como tratou Adele

“Nós não conseguimos entrar no palco porque estávamos bêbados, então mostrei meu passe e disse ‘esse grupo está comigo’, e nós caminhamos para esta plataforma – sem o nosso conhecimento, era a plataforma para deficientes”, explicou ele. “Eu disse: ‘Vê aquele passe companheiro? Isso me leva a qualquer lugar”.

Ainda, rindo, ele afirmou que tiraria uma pessoa de sua cadeira de rodas para que seu filho tivesse uma visão melhor do local, além de ter dito: “Levantem-se, você pode andar. Devo dizer que esses deficientes têm uma ótima visão de tudo”.

REPERCUSSÃO NEGATIVA

O comentário de Noel Gallagher não foi bem-visto pelo público, que teceu diversas críticas nas redes sociais. A instituição de caridade britânica Scope chegou a se pronunciar sobre o ocorrido por meio do Twitter.

“Relatos do comportamento de Noel Gallagher em Glastonbury foram perturbadores o suficiente. Mas ouvi-lo se gabar de suas ações e zombar abertamente de pessoas com deficiência no processo, está além de um insulto”, iniciou a crítica.

“Plataformas acessíveis em eventos não são para estrelas do rock privilegiadas e seus amigos. Eles existem para que pessoas com deficiência possam desfrutar de música ao vivo com menos barreiras”, explicaram.

Leia+: Guitarra responsável por ‘fim’ do Oasis pode ser comprada por R$ 754 mil

“Noel pode menosprezar a experiência dos fãs de música com deficiência. Mas para muitos, a realidade de assistir música ao vivo e festivais pode ser estressante e perturbadora”, concluiu o perfil da Scope.

Liam Galalagher se desculpou pelo irmão: “Gostaria de me desculpar em nome da minha família pelos pequenos comentários recentes sobre pessoas com deficiência. DESCULPE, não foram todos”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.