Sonia Abrão detona Léo Lins: “Vai se tratar”
Por Murilo Rocha - 06/07/22 às 15:10
A polêmica que envolve Léo Lins, que foi mandando embora por justa causa do SBT, está mais viva do que nunca. Desta vez a jornalista e apresentadora polêmica Sonia Abrão falou no programa “A Tarde é Sua” desta terça-feira, 5 de junho, sobre o caso. O momento você pode conferir no fim da nossa reportagem.
Sem papas na língua, Sonia detonou o humorista e disse que não existe humor no tipo de piada realizada pelo rapaz, e ainda relembrou casos que suas falas foram contestadas por internautas, em diversos casos, entre eles, como quando fez piadas sobre obesidade.
“Não existe humor, não existe graça neste tipo de trabalho que ele tem apresentado. E a demissão do SBT foi a decisão mais acertada, pois, é uma das inúmeras vezes que as anedotas dele foram contestadas.”
O SBT, rede de televisão que Léo Lins fazia parte do elenco, tem o Teleton, uma maratona beneficente que ajuda milhares de pessoas da AACD recrutando fundos para realizar uma grande doação, em parceria com grandes empresas, para pessoas PCD, e inclusive com hidrocefalia, que Léo fez piada.
Sonia continuou sua análise do caso, e disse que o caso deve ser tratado com seriedade, e que o teor do comentário não é humorístico, e que não quer nunca esta pronta para este tipo de fala, que é chamado de humor:
“O tema da vez foi do menino nordestino com hidrocefalia, e eu nem quero nem comentar de novo, mas, cada vez que se toca nisso, a revolta vem toda novamente. Isto não é moralismo, não é como querem passar para gente, como, ‘as pessoas não estão prontas para esse tipo de humor’. Eu espero de verdade nunca estar preparada para este tipo de coisa que ele chama de ‘humor’.”
Ainda com a língua afiada, a jornalista não poupou palavras para defender quem foi afetado pela fala capacitista do rapaz, e pediu para ele passar por uma transformação interna, e fazer terapia:
“Quem tem que mudar a mentalidade neste mundo é o Léo Lins, vai fazer uma terapia, vai se tratar, vai mudar essa cabeça, volta depois, totalmente uma nova versão, onde entre o senso de humanidade, de respeito a vida, de respeito aos deficientes.”
A apresentadora finalizou seus comentários dizendo:
“É o momento que deveria parar e pensar: ‘Sou eu que estou certo e todos os outros estão errados? Ou é ao contrário? Custa tentar inverter a situação e questionar do avesso? Esse tipo de coisa não se faz por uma questão de humanidade”
DEFESA
Após a demissão do SBT, e da retaliação que está sofrendo nas redes sociais de diversas pessoas, o humorista recebeu supostas mensagens de apoio de mães de filhos PCD apoiando o rapaz, e publicou em seus stories do Instagram:
Outro que entrou em sua defesa foi Monark, ex apresentador do podcast Flow, que se envolveu em uma polêmica após defender a criação de um partido nazista, movimento autoritário que matou milhões de pessoas na Alemanha, entrou na defesa do humorista Léo Lins, após sua demissão do SBT por conta de uma piada com uma criança que tem hidrocefalia.
O youtuber foi para as suas redes e disse que “ estão criminalizando a profissão do humorista” e que a “liberdade de expressão está morrendo”.
Alguns twitteiros entraram na defesa da demissão, e voltaram a criticar o youtuber. Um disse: “A questão é que o limite da liberdade de expressão é o Código Penal”; outro disse: “ É inacreditável como você consegue estar errado o tempo todo sobre tudo. Parece que é de propósito”.
ENTENDA O CASO
O humorista Léo Lins foi demitido do SBT, após fazer uma piada com uma criança com hidrocefalia. A assessoria de imprensa da emissora confirmou a OFuxico que ele não tem mais contrato e que deixou o quadro de elenco do SBT.
Vale lembrar que o SBT e a família Abravanel são responsáveis pelo Teleton, arrecadação beneficente que arrecada fundos que visam manter as unidades da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) abertas.
No Instagram, onde anuncia um show em Baraúnas, no Rio Grande do Norte, Léo Lins recebeu muitas críticas sobre a piada com a criança com hidrocefalia.
“Gente, fiquei incrédula de gente rindo de uma coisa tão seria que é a hidrocefalia”, “Vai fazer piada com seus chifres”, “Humorista? Rir dos problemas de saúde dos outros não é humor, é falta de empatia. Seu sem noção, ridículo” foram alguns deles.
Léo Lins fazia parte do elenco do The Noite, de Danilo Gentili.
Depois de ter sido processado por conta de piadas gordofóbicas, Léo Lins agora resolveu ter como alvo portadores de hidrocefalia. O humorista publicou um vídeo de uma das suas apresentações de stand-up, no qual faz a piada indevida.
Na postagem, o ex-namorado de Aline Mineiro afirma que o programa “Teleton”, parceria do SBT com a AACD, ajuda crianças com vários tipos de “problemas”. Em seguida ele cita uma criança do interior do Ceará, portador de hidrocefalia, e faz uma analogia a seca territorial do estado nordestino.
“Eu vi o vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia… o lado bom é que o único lugar da cidade onde tem água é a cabeça dele… A família nem mandou tirar… Instalou um poço”, diz ele.
A piada causou revolta e internautas criticaram a publicação do comediante. No mesmo dia, a publicação acabo sendo banida.
AACD FAZ NOTA DE REPÚDIO
Além de exigir um pedido de desculpas, a AACD ainda informou que o que o humorista fez configura como crime de “um a três anos de reclusão e multa”. Além disso, ele estão no aguardo de um pedido de desculpas público do humorista.
Veja a nota na íntegra!
A AACD repudia veementemente a “piada” feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problemas” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará.
Ele cita diretamente o Teleton, marca que no Brasil pertence à AACD, e há 25 anos tem contribuído para transformar vidas de milhares de pessoas com deficiência física de todas as partes do Brasil.
A atitude de Leo Lins também configura crime, conforme prevê o artigo 88 da lei 13.146/2015 – “Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa”.
Esse tipo de “piada” é de extremo mau gosto, capacitista e incabível na sociedade em que vivemos hoje, pois vai na contramão de um mundo mais inclusivo pelo qual lutamos todos os dias. A AACD aguarda um posicionamento público com pedido de desculpas de Leo Lins.
Combater o capacitismo, o preconceito a pessoas com deficiência, é missão de todos nós.”
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha