Taís Araujo denuncia Manuela Dias após polêmica de ‘Vale Tudo’
Por Raphael Araujo - 05/11/2025 - 11:40

Duas semanas após o fim de “Vale Tudo”, o clima segue tenso nos bastidores da Globo. O colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo, afirma que Taís Araujo denunciou a autora Manuela Dias ao setor de compliance da emissora. A queixa surgiu após uma forte discussão sobre o desenvolvimento de Raquel, protagonista que interpretou na novela. A emissora e a atriz foram procuradas, mas não se manifestaram sobre o caso.
Taís Araújo e Débora Bloch estrelam propaganda
Manuela Dias também não respondeu aos contatos da reportagem. O setor responsável ainda analisa o caso, conforme revelou a publicação. A situação começou em agosto, quando Taís procurou Manuela para discutir o rumo da personagem. A atriz afirmou que Raquel se tornava mais uma protagonista negra escrita “para sofrer em demasia” e demonstrou insatisfação com o caminho da trama.
Segundo Vaquer, Taís também comentou sentir-se pressionada por entidades do movimento negro das quais faz parte. Integrantes desses grupos teriam relatado a ela decepção com a forma como Raquel era retratada no folhetim. Manuela discordou, e o impasse gerou uma discussão de caráter profissional.
À reportagem de OFuxico, a assessoria de Taís Araujo destacou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Taís Araujo denuncia Manuela Dias
Incomodada, segundo o colunista, Taís levou o caso ao compliance da Globo, com o objetivo de contribuir para um debate interno sobre a representação de pessoas negras nas novelas da emissora. A atriz também reclamou da redução de espaço de Raquel na trama. De acordo com a mesma coluna, esse descontentamento já havia aparecido em entrevista concedida por Taís à revista Quem, em agosto.
Vale Tudo: Taís Araújo chora ao falar de Raquel
Na ocasião, ela afirmou estar frustrada com os rumos da personagem. Após a repercussão, Manuela Dias também apresentou uma queixa contra Taís ao mesmo setor, alegando quebra do código ético da empresa. Segundo fontes ouvidas, a autora se incomodou principalmente por Taís ter levantado a questão racial. Desde então, as duas não voltaram a se falar.
Pessoas próximas à atriz contaram que ela não guarda ressentimentos pessoais contra Manuela, mas busca mudar a forma como a emissora retrata personagens negros em seus folhetins. Manuela, além de autora de “Vale Tudo”, tem atuação ativa em obras de pautas raciais.
Em outubro, a autora do remake de “Vale Tudo” lançou o filme “Malês”, que narra a Revolta dos Malês — considerada a maior revolta de escravizados da história do Brasil, ocorrida na Bahia em 1835. Mesmo com as tensões internas, “Vale Tudo” se tornou a novela de maior faturamento da história da Globo.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Ainda assim, o clima entre parte do elenco ficou abalado. Luís Melo, intérprete de Bartolomeu, declarou em entrevista que “esperava mais” da produção.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.

























