Universidade confirma fraude de Matteus em sistema de cotas
Por Murilo Rocha - 14/06/24 às 13:45
Na noite de 13 de junho, Matteus foi acusado de fraudar cotas raciais ao se declarar como preto para entrar na IFFAR (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha). O caos tomou conta das redes sociais, mas o ex-BBB não fez nenhuma declaração oficial.
Paula Fernandes fala sobre briga com Luan Santana
Após muita repercussão, a Universidade em questão confirmou para a Contigo!, na coluna de Gabriel Perline, que ele fraudou o sistema de cotas, dedicado a pessoas pretas e pardas com renda baixa. O sistema é para a inclusão social no ensino superior.
“Em 2014 o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Essas informações constam no Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano. Esse curso, oferecido em conjunto com a Unipampa, não é mais ofertado pelo IFFar desde 2021. O Matteus Amaral Vargas também não é mais estudante do IFFar.”
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Justificativas
Segundo a faculdade, na época, a única exigência era uma declaração do próprio aluno, escrito a mão, em que ele declara a sua etnia. Além disto, a universidade afirma que não houve sistema de checagem, e que ninguém denunciou Matteus naquela época para se averiguar o caso.
Ed Motta detona ouvintes de HipHop e Rafinha Bastos
Áudio Polêmico
O único pronunciamento foi de um familiar de Matteus, em um vídeo que ele postou nas redes sociais e que mostra uma voz feminina afirmando que “Não daria em nada”.
“Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”.
Solange Almeida detona ‘escritórios’, após cancelamento: “Máfia”
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha