Repórter do ‘Escola Base’ desabafa: ‘Ajudei a destruir seis pessoas’

Por - 16/11/22 às 15:42

valmir salaro dando entrevista no encontroReprodução/TV Globo

Um caso jornalístico que deu muito o que falar foi o da “Escola Base”, que ganhou um documentário do Globoplay contando sobre o ocorrido, que acusou injustamente proprietários de uma escola de abuso sexual, levando a instituição a ser fechada após o ataque da opinião pública.

Um dos repórteres responsáveis pelo caso foi Valmir Salaro, um dos mais experientes da TV Globo, que comentou sobre a situação e o documentário em sua participação no “Encontro”, apresentado por Patrícia Poeta, que elogiou a postura profissional.

“Nesse documentário, ele pede desculpas para as vítimas de uma reportagem equivocada feita nos anos 1990. Essa história acabou chocando o país na época, quem viveu na época lembra disso. Foi uma comoção muito enorme, porém, após as investigações ficou comprovado que todos os acusados eram inocentes. Mas o estrago já estava feito. Além das investigações inconclusivas da polícia e da imprensa também errou ao divulgar isso”, disse a apresentadora.

“Valmir, tive muita curiosidade assim que estreou o documentário: o que fez você falar exatamente desse caso e realizar um documentário sobre o único erro de sua carreira, que é extremamente brilhante e cheia de casos marcantes?”, questionou a jornalista.

Valmir então desabafou: “Foram momentos muito difíceis quando descobri há quase seis anos atrás que as pessoas acusadas por mim, pela justiça e por toda a imprensa eram inocentes. Nunca esqueci esse fato, tenho o rosto dessas pessoas marcadas dentro de mim”.

Leia+: Valmir Salaro foi ameaçado por Thiago Brennand, foragido da Justiça

SENTINDO CULPA PELA COBERTURA DO CASO

O jornalista da TV Globo continuou: “De uma certa forma, eu ajudei a destruir o destino e a reputação daquelas seis pessoas. Então, a vida delas mudou a partir do momento em que eu dei a primeira notícia sobre o famoso caso da ‘Escola Base’. Depois eu comecei a ver que aquelas pessoas, na verdade, foram vítimas de legistas que apontaram o suposto abuso, do delegado que acreditou em tudo, das mães que insistiram nos crimes de violência sexual contra os filhos”.

“Quando eu descobri que os acusados, apontados a todo momento pelos meios de comunicação eram vítimas, eu achei que eu deveria falar sobre isso sempre e não me calar, nem jogando o erro para debaixo do tapete…”, revelou ele. “Foi uma espécie de acerto de contas, não é? Inclusive peço aplausos por uma atitude corajosa que você teve”, ressaltou Patrícia

“Pra mim, é uma forma de pedir perdão. Eu conversei com elas quando a gente começou a fazer o documentário e confesso que foi uma conversa muito difícil, mesmo quando não estava gravando. A dona da escola perdeu tudo, a escola, o marido, a casa… ela me perdoou e eu pedi perdão, aliviou um pouco o que sentia, mas é uma cicatriz eterna”, afirmou.

“Eu lembro do caso da ‘Escola Base’, não fujo do assunto, falo há respeito até com alunos de faculdade, pois foi um ocorrido que chocou demais na época. É um caso que não morreu e continuará para sempre. Que sirva de exemplo não só para nós da Velha Guarda mas também para o pessoal que está vindo. Não dou conselho, mas faço um alerta: desconfie de tudo antes de botar algo desse nível no ar”, completou Valmir Salaro.

Leia+: Sikêra Júnior perde processo contra o ex-jogador Neto

PARABENIZAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Patrícia Poeta então apontou: “Serve de reflexão para todo mundo. Hoje em dia falamos de qualquer coisa, as fake News são prova disso, de como em tiras espalhadas se tornam uma verdade. […] Você também, foi vítima do trabalho da polícia, e hoje vemos o impacto de mentiras na vida das pessoas, o quão desgastante pode ser para a vida de alguém”.

Em seguida, o “Encontro” então msotrou mensagens da família dando parabéns a Valmir pelo seu aniversário, comemorado nesta quarta-feira, 16 de novembro, que o levou às lágrimas de emoção ao vivo.

“Obrigado pessoal. Quero agradecer às minhas filhas e netos. Aliás, o que mais me emocionou no documentário foi ver minhas filhas abraçando as vítimas. Destes destroços que ajudei a construir, estamos tentando reconstruir, e estamos virando uma grande família. Tenho contato com eles todo os dias”, concluiu Valmir Salaro.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.