Viúva de Kobe Bryant recebe indenização por fotos de acidente vazadas

Por - 01/03/23

Reprodução/Instagram

Vanessa Bryant, viúva de Kobe Bryant, ganhará um valor milionário de uma indenização por conta de vazamentos de fotos do acidente fatal do jogador de basquete. As informações são do britânico Mirror. A modelo chegou a um acordo avaliado em 28,85 milhões de dólares (R$ 150,7 milhões) com o condado de Los Angeles. As fotos vazadas eram do dia fatídico que seu marido, a filha Gianna e mais sete vítimas morreram em um acidente aéreo de 2020. O valor ainda incluirá mais 15 milhões de dólares (cerca de R$ 78,3 milhões) de um júri popular concedido para ela.

Leia+ Vanessa ganhou primeiro processo antes de indenização

O advogado de Vanessa, Luis Li, deu a informação e chamou o caso de “conduta grotesca” e disse que ela lutou “pelo marido, filha e todas as vítimas”:

“Hoje marca o ponto culminante da corajosa batalha da Sra. Bryant para responsabilizar aqueles que se envolveram nessa conduta grotesca. Ela lutou pelo marido, pela filha e por todos aqueles na comunidade cuja família falecida foi tratada com o mesmo desrespeito. Esperamos que sua vitória no julgamento e este acordo ponha fim a esta prática.”

O CASO

O acidente fatal aconteceu em Calabasas, na Califórnia, em 2020, a empresária processou o condado de Los Angeles por conta dos policiais e bombeiros que tiraram fotos do acidente. Na denúncia, foi dito:

 “As imagens gratuitas logo começaram a ser comentadas dentro do departamento, pois os deputados as exibiam aos colegas em ambientes que nada tinham a ver com a investigação do acidente. Um policial até usou suas fotos das vítimas para tentar impressionar uma mulher em um bar, gabando-se de como ele estava no local do acidente.”

O processo ainda disse que as fotos e “ações ultrajantes” do Departamento causou um severo e destrutivo sentimento de dor à viúva de Bryant. Em agosto de 2022, o júri aceitou todos os argumentos e alegaram que tiveram medo das fotos serem divulgadas e que é inadmissível que os funcionários públicos e agentes tenham tal atitude.

DEPOIMENTO

Em um novo depoimento ao tribunal sobre a morte de Kobe Bryant, Vanessa Bryant revelou ao juiz como soube do acidente de helicóptero, que matou seus entes queridos, nas redes sociais.

Depois que Vanessa deu um depoimento sobre o caso, em uma videoconferência pelo Zoom, em 12 de outubro, uma transcrição de suas palavras foi apresentada na sexta-feira, 22 de outubro. De acordo com a viúva do ex-jogador de basquete, a assistente de sua família bateu em sua porta por volta das 11h30, no dia do acidente, dizendo a ela que houve um acidente com cinco sobreviventes. Na época, ela não sabia se Kobe e Gianna tinham sobrevivido.

Mais tarde, na mesma época, o TMZ deu a notícia da morte da estrela da NBA no acidente. Todas as nove pessoas a bordo do helicóptero morreram durante a viagem para um torneio de basquete adolescente na Mamba Sports Academy de Kobe, quando a aeronave colidiu com uma colina em Calabasas, Califórnia, em meio a forte neblina.

Veja+: Filha de Kobe Bryant homenageia o pai em sua formatura

Vanessa, que processou o Departamento de Polícia do Condado de Los Angeles e outras agências por sofrimento emocional devido a fotos não autorizadas dos restos mortais no local do acidente, disse no depoimento que tentou ligar para Kobe, mas não houve resposta. Ela então ligou para a mãe para pedir-lhe que a ajudasse a localizar as crianças, referindo-se Gigi e às outras filhas de Kobe, Bianca e Capri. O casal também compartilha a filha Natalia.

“Assim que eu estava no telefone com minha mãe, eu estava segurando meu telefone, porque obviamente eu estava tentando ligar de volta para meu marido, e todas essas notificações começaram a aparecer no meu telefone, dizendo ‘RIP Kobe. RIP Kobe. RIP Kobe’”, contou.

Ela então revelou que as autoridades pediram para ela comparecer a uma delegacia de polícia em Malibu, a mais próxima do local do acidente, porque não puderam lhe dizer nada por telefone. Quando ela chegou ao aeroporto local, os proprietários do helicóptero se recusaram a levá-la até o local do acidente porque as condições meteorológicas estavam muito ruins. Eventualmente, o gerente geral do Lakers, Rob Pelinka, a levou junto com Natalia à delegacia de polícia de Malibu no carro da adolescente. Depois de esperar, o xerife do condado de Los Angeles, Alex Villanueva, contou a ela o que aconteceu.

Veja+: Viúva de Kobe Bryant faz acordo com a mãe

Vanessa não queria que ninguém tirasse fotos de seu marido, sua filha e seus amigos, então ela disse ao xerife: “Se você não pode trazer meu marido e minha bebê de volta, certifique-se de que ninguém tire fotos deles. Por favor, proteja a área.” O xerife supostamente respondeu: “Tudo está bem. A área é segura. Há um guarda-chuva [de proteção] sobre a área.”

Durante o depoimento, Vanessa disse que ‘cabe ao júri’ quando se trata de danos monetários. Quanto ao sofrimento emocional que as imagens lhe causaram, ela explicou: “O sofrimento emocional significa que não só terei de lamentar a perda do meu marido e da minha filha, mas, pelo resto da minha vida, terei de temer que essas fotos do meu marido e filha vazarão outra vez”.

Em maio, os advogados do condado de Los Angeles responderam ao processo de Vanessa, escrevendo: “O condado não tolera a exibição de fotos do local do acidente e tomou medidas corretivas de pessoal em conformidade. Isso não significa, no entanto, que o querelante tenha ações judiciais viáveis. Os dois casos envolvem a divulgação pública de fotos de restos mortais humanos, o que não ocorreu aqui. As fotos não foram entregues à mídia e não foram postadas na internet. Não foram divulgadas publicamente”, alegaram.


Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha