Famosos comemoram posse de Lula: ‘Paz e Alegria’

Por - 01/01/23

Lula toma posse como Presidente pela terceira vezLula toma posse como Presidente pela terceira vez. Foto: Reprodução/GloboNews

Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como Presidente da República do Brasil neste domingo, 1º de janeiro. As reações dos apoiadores do político não poderiam ser mais positivas. Bárbara Paz, Humberto Carrão, Gil do Vigor e mais estrelas celebraram a data.

Fátima Bernardes publicou fotos com lideranças indígenas durante a cerimônia da posse. Ela passou o Réveillon com seu namorado, Túlio Gadêlha, e outras lideranças progressistas.

Gil do Vigor também estava em Brasília e levou convidada! O ex-BBB posou com a mãe nos bastidores da posse de Lula. “Na posse do Presidente Lula!”, escreveu. Eles estavam vestidos com todas as referências para a cerimônia.

À distância, homenagens nas redes sociais também agitaram os militantes e apoiadores de Lula. Humberto Carrão tirou uma selfie com um boné vermelho com o nome do Presidente. Ju Baroni compartilhou um clique com o político. “Feliz Ano Novo, Presidente Lula. Que seja um ano de Paz e Alegria!”, escreveu.

Bárbara Paz citou uma frase atribuída a Lula, publicada no Estado de S.Paulo. Nela, o Presidente fala muito bem e até acerta o futuro: “A partir de agora, se me prenderem eu viro herói, se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro Presidente de novo”. A atriz e diretora concluiu: “Lula Presidente do Brasil 1-1-2023”.

Outros famosos também comentaram o marco da demoracia. Maria Ribeiro, Paulo Vieira, Alexandre Nero, Zeca Camargo e mais apoiadores se manifestaram.

O par romântico de “Travessia”, Globo, ironizou os “perdedores” da eleição, que mobilizaram radicais para tentar intervir Lula de tomar posse. “De um lado posse, do outro, possessos”.

A POSSE

Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo de Presidente da República do Brasil pela terceira vez neste domingo, 1º de janeiro. As cerimônias formais aconteceram na Catedral de Brasília, no Congresso Nacional e na Praça dos três poderes. Geraldo Alckmin acompanhou o presidente.

Leia+: Ministro de Lula anuncia ativista trans para secretaria LGBTQIA+

Sob mistérios do que realmente aconteceria, Lula começou seu trajeto pelo plano piloto de Brasília dentro do Rolls-Royce da presidência. O carro é uma joia da história brasileira e tradicionalmente os eleitos do Chefe Executivo fazem seus desfiles nele, assim como grandes autoridades.

Contudo, com riscos à saúde e integridade física do Presidente, assim como das pessoas que o acompanhavam, seu trajeto por Brasília ficou sob dúvidas. Afinal, a segurança institucional garantiria que Lula conseguisse tomar posse como manda o protocolo?

No final das contas, depois de montar um grande esquema de segurança, com atiradores de elite, um número reforçado de militares, polícias e Conselho de Segurança Institucional, ele decidiu que faria o trajeto em carro aberto, acenando para o público, como manda o figurino.

Leia+: Lula lamenta a morte de Pelé

Lula saiu da Catedral de Brasília e seguiu para o Congresso Nacional, onde assinou o juramento à Constituição e recebeu o diploma de Presidente da República – o terceiro de sua vida.

Ele fez um breve discurso antes de assinar os documentos, dizendo que as assinaturas eram uma homenagem ao estado do Piauí, uma vez que usou uma caneta que foi presente de quando ele foi candidato em 1989.

Em seguida, fez um discurso institucional sobre os planos do governo, falou de investimentos em saúde, incentivo a pequenos empreendedores e cuidados com a educação.

Leia+: Margareth Menezes aceita convite para ser Ministra da Cultura

Depois disso, o Presidente finalmente seguiu para a Esplanada dos Ministérios, onde subiu a rampa do Palácio do Planalto, sede do Governo Nacional. Aos gritos de 40 mil pessoas, que o acompanhavam aos gritos, Lula fez mais um discurso, dessa vez, mais comovido.

Outro detalhe que chamou a atenção foi a descontração da atual Primeira-Dama. Janja, que obviamente acompanhava o marido, chegou até a puxar assunto com a Vice-Primeira-Dama, Lu Alckmin. Mais discreta, a esposa de Geraldo Alckmin foi curta na resposta.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: