Saiba tudo sobre o Grammy Latino
Por Raphael Araujo - 16/11/23 às 18:50
A 24ª Entrega Anual do Latin GRAMMY (Grammy Latino) acontecerá nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2023, no Centro de Exposições e Conferências (FIBES) em Sevilha, Andaluzia, Espanha. No Brasil, o evento irá ao ar na mesma data, exclusivamente no Bis e no Globoplay, que oferecerá a transmissão gratuitamente para não assinantes, ampliando ainda mais o alcance e a visibilidade da Maior Noite da Música Latina.
Guilherme Guedes e Kenya Sade comentarão a cerimônia ao vivo no estúdio. Já o Multishow exibirá um compacto de 90 minutos da cerimônia de premiação, no dia 20 de novembro, com os momentos mais marcantes da noite. A cerimônia começará às 21h30.
Porém, desde 13h30, está acontecendo o tapete vermelho da premiação, além de algumas estatuetas estarem sendo entregues antes do momento principal, e durante a tarde, diversos acontecimentos marcantes já aconteceram, e OFuxico vai citar alguns deles para você.
Looks de arrasar
Como citamos, a principal atração do Grammy Latino de tarde, antes da cerimônia principal da premiação, é o tapete na qual os artistas indicados e convidados do evento passam e exibem seus looks grandiosos, que sempre dão o que falar.
Com uma roupa mais linda que outra, passaram por lá: Dani Sánchez, José Ángel Mercader, Antonio García e Pepe Esteban, da banda Arde Bogotá, todos colombianos. A cantora Brusse chegou em seguida, assim como Rosalía. Entre brasileiros, Anitta, IZA e Gaby Amarantos já deram as caras, além de Xênia França, Chico César e Tulipa Ruiz.
Prêmio póstumo de Marília Mendonça e João Donato
Entre as premiações já entregues, uma chamou muita atenção: Marília Mendonça foi a vencedora da categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, pelo projeto “Decretos Reais”, e por conta de sua morte em 2021, acabou se tornando uma vitória póstuma.
Concorriam junto com a Rainha da Sofrência Chitãozinho e Xororó, com “Ao Vivo no Radio City Music Hall Nova Iorque”; Daniel, com “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel”, Jorge e Matheus, com “É Simples Assim (Ao Vivo)”; e Luana Prado, com “Raiz”.
O músico acreano João Donato, que morreu há dois meses, aos 88 anos de idade, também venceu o Grammy Latino 2023 na categoria de “Melhor Álbum de música popular”.
Gaby Amarantos também ganhou
Teve mais brasileiro ganhando troféu nas últimas horas! Gaby Amarantos venceu na categoria de “Melhor Álbum de Música de Raízes Em Língua Portuguesa” com o “TecnoShow”. Em eu discurso, ela disse: “Sou um artista da floresta Amazônica brasileira. Estou aqui vestida de Sumaumeira, uma árvore da Amazônia que tem grandes raízes”.
“Preciso dizer que precisamos cuidar da nossa floresta e uma forma de cuidar é ouvir sua música e conhecer sua cultura. Faço música da periferia negra de Belém do Pará. Sou uma artista independente e estou há 20 anos trabalhando com este ritmo”, continuou.
“Esta é minha terceira nomeação e recebo com muita alegria e honra. Quero dedicar este prêmio a todas as mulheres negras do Brasil. Viva o Tecno Brega, a música brasileira produzida no Pará”, concluiu Gaby Amarantos.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.