Após coração de Rei Charles III, relembre realezas marcantes da ficção
Por Raphael Araujo - 08/05/23 às 18:13
Um dos fatos mais comentados do último final de semana foi a coroação oficial do Rei Charles III . Pensando nisso, nós do OFuxico decidimos relembrar outras grandes famílias reais da cultura pop, separando algumas das mais marcantes e de que obras elas vieram. Confira!
RAINHA CHARLOTTE – BRIDGERTON E SÉRIE SOLO
Vamos começar por aquela que vem dominando o mundo das séries desde quinta-feira, 05 de maio, quando estreou “Rainha Charlotte: Uma história Bridgerton”, nova minissérie da Netflix que, como o nome sugere, é uma serie oriunda de “Bridgerton”, grande sucesso da plataforma de streaming.
Ambientada antes da série principal, a a atração retrata a ascensão da rainha Charlotte à notoriedade e ao poder, mostrando como seu casamento com o Rei George foi mais do que uma grande história de amor, representando uma importante mudança na sociedade, criando o mundo dos personagens de “Bridgerton”.
Em ambas as produções, a Rainha é uma personagem que sempre chama a atenção, e sua história revolucionária de amor é uma bela pedida para quem quer ficar em um “clima real”.
PRÍNCIPE HENRY – VERMELHO, RBANCO E SANGUE AZUL
Vamos falar de um personagem da realeza britânica, mas que não é deste mundo? Pois bem, um dos protagonistas do livro de romance “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (cuja adaptação para filme estreará no Amazon Prime Video em 11 de gosto) é o Príncipe Henry, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, sendo neto da Rainha e irmão dos também nobres Príncipe Philip e Princesa Beatris (os três fictícios).
Porém, Henry carrega um grande drama em suas costas: ele é gay, e sabe disso há muito tempo quando o livro começa, mas o esconde pois sabe das tradições de sua família e do preconceito envolta da homossexualidade, tendo medo das repercussões de se assumir. Ele também não curte os protocolos reais que faz a vida toda.
O drama ganha força quando ele se apaixona pelo seu grande rival, Alex Claremont-Diaz, filho da presidenta dos Estados Unidos, mas eles acabam dando voz aos sentimentos e vivem seu romance secretamente, já eu os dois tem a vida pública e sabem do impacto que o namoro pode causar. Aliás, os protocolos e medidas da família Real, como os seguranças, são utilizados a todo para os planos darem certo.
PANTERA NEGRA – MARVEL
Um dos personagens mais emblemáticos do mundo dos super-heróis, o Pantera Negra também entra nessa lista, seja nos quadrinhos animações ou filmes da Marvel, e apesar de diversos conceitos inovadores, também temos aqui uma família real e rituais característicos.
T’Challa é o Pantera Negra que mais acompanhamos nas histórias, sendo ele quem veste o manto de Pantera Negra e comanda Wakanda, a nação mais poderosa e tecnológica do mundo, mas que por muito tempo se escondeu do resto do mundo com objetivo de proteger suas riquezas, principalmente o Vibranium, metal extremamente resistente e versátil.
Todo o Rei de Wakanda é o Pantera Negra, e após ser coroado, absorve a erva-coração e ganha poderes sobre-humanos, abençoados pela deusa Pantera Bast, protegendo assim todo o seu povo. Shuri, irmão de T’Challa, princesa de Wakanda, já assumiu o manto do Pantera nas HQs e filme, assim como em “Pantera Negra: Wakanda para Semp´re”, Ramonda (Angela Bassett) é a rainha da nação africana após a morte de seu filho (adaptando a morte de Chadwick Boseman no mundo real).
AMÁLIA, CATARINA E MAIS PERSONAGENS – DEUS SALVE O REI
E que tal falarmos de obras brasileiras? Pois a TV Globo já apostou em tramas medievais com presença da realeza, como é o caso da novela “Deus Salve o Rei”, cujo cenários principais são os reinos de Montemor e Artena, os mais poderosos de uma região fictícia denominada Cália, por volta de 1300 d.C.
A novela era estrelada por Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine e Rômulo Estrela, que interpretavam, respectivamente, Amália Giordano de Monferrato, (Rainha de Montemor), Catarina de Lurton (Princesa de Artena) e Afonso de Monferrato (Rei de Montemor).
Outras figurais reais são Rodolfo de Monferrato, Príncipe de Montemor (Johnny Massaro); Lucrécia de Vilarosso, Princesa de Alcaluz (Tatá Werneck); Selena/Sofia de Cáseres; Rainha de Lastrilha (Marina Moschen); Augusto de Lurton, Rei de Artena (Marco Nanini); Heráclito de Fernandes, Conde de Alcaluz (Marcos Oliveira); e Glória Oliver Labarca, Duquesa-viúva de Córdona (Monique Alfradique).
LEÓNIDAS E XERXES – 3000
A batalha de 300 de Esparta é um dos fatos mais notórios da história do mundo grego, em que apenas 300 soldados espartanos conseguiram enfrentar milhares de soldados persas em uma batalha para poder salvar a Grécia de ser dominada pela Pérsia.
Esse fato gerou diversas obras, históricas e até ficcionais, como a história em quadrinhos de Frank Miller e Lynn Varley “300”, que posteriormente, foi adaptada para filme com direção de Zack Snyder e sendo estrelado por Gerard Butler e Rodrigo Santoro, que interpretavam respectivamente, os Reis Leónidas e Xerxes.
Leónidas é o Rei de Esparta, nação grega focada no combate e criadora dos maiores guerreiros da Grécia, cuja cultura os tornava prontos para combate na vida adulta e dispostos a morrerem lutando pelo país. Já Xerxes é o vilão da história, sendo o Rei da Pérsia e pretendendo expandir seu domínio, por isso o conflito se instala e diversas batalhas são travadas, com os dois aparecendo em campo.
HULKLING – MARVEL COMICS
Vamos falar de um personagem da Marvel menos conhecido e restrito aos quadrinhos (e poucos jogos de vídeo game)? Pois Teddy Altman é um dos principais personagens do grupo Jovens Vingadores, na qual atua como o super-herói Hulkling, pois assim como o Hulk, ele fica verde e tem força sobre-humana, mas também possui mais habilidades, como ser transmorfo (poder alterar sua forma física em vários níveis).
Pensando ser um mutante, é descoberto posteriormente que ele é filho do herói Mar-Vell/Capitão Marvel, um guerreiro Kree, com uma princesa Skrull, Anelle, fazendo dele por direito herdeiro do Império de aliens transmorfos, mas também fruto de uma relação secreta e híbrido de duas raças alienígenas que estão em guerra há milênios.
Mesmo negando seu sangue real e guerreiro por anos, Hulkling veio a assumir seu legado, trazendo paz e criando a aliança Kree-Srull, se formando como o Rei do Espaço da Marvel Comics atualmente, ao lado de seu marido e ex-colega de Jovens Vingadores, Wicanno/Billy Kaplan, formando um dos casais gays mais amados dos quadrinhos.
PRINCIPE WILHEM – YOUNG ROYALS
Uma série adolescente e drama de romance popular da Netflix é “Young Royals”, conquistando o público pelo romance homoafetivo entre Wilhem (Edvin Ryding) e Simon (Omar Rudberg), mas o maior desafio vem exatamente do fato de o primeiro ser o herdeiro do trono da Suécia.
Com isso, o Príncipe tem uma vida pública e é obrigado a seguir muitos protocolos rigorosos, que nem o agradam e também deixam Simon receoso, principalmente pelo fato de o romance deles não poder ser público por conta do conservadorismo social e da realeza. A série diversas vezes mostra os bastidores da realeza e os impactos que isso pode gerar na vida dos membros.
TODA A REALEZA DA DISNEY
E vamos encerrar com um item especial, afinal, desde que a Disney lançou “Branca de Neve e os Sete Anões”, as “Princesas da Disney” se tornaram um marco comercial e da cultura pop, com seu panteão sempre se expandindo e diversas personagens sendo acrescentadas.
Todos conhecemos Branca de Neve, Cidnerella, Aurora, Jasmin, Ariel, Bela, Tiana, Elsa, Anna, Raya, entre tantas personagens icônicas, assim como seus príncipes, como Aladdin, Naveem, Eric, o Fera, e por aí vai.
Aliás, muitos reis e rainhas aparecem nos longas exercendo seus papéis, como é o caso de Tritão (pai de Ariel), Sultão (pai de Jasmin), os familiares de Eric e casos em que eles são os vilões, como a Rainha Má.
E você, se lembra de algum outro membro da realeza marcante da cultura pop e da ficção? Qual seu favorito dos citados aqui?
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.