BBB23: ‘Infelizmente a favela não venceu’, desabafa Domitila após sair

Por - 19/04/23 às 16:12

Domitila Barros posando estilosa após ser eliminada do BBB23Foto: TV Globo/João Cotta

Apesar de muitos internautas terem ficado chateados, Domitila Barros acabou sendo eliminada do “BBB23”, da TV Globo, e como de costume do eliminado, ela cedeu uma entrevista à emissora, e de cara resumiu sua passagem pelo programa: “Sensibilidade”.

“Conversando com mainha hoje, ela me disse que muitas coisas que eu falava lá dentro estavam acontecendo aqui fora. Até para eu aguentar, com as pressões que eu sentia, eu tinha muito essa crença, essa coisa de visualizar, imaginar e criar o meu próprio mundo dentro daquele universo paralelo. Então, acho que a minha sensibilidade foi o meu guia nesta edição”, justificou ela.

Em relação a momentos marcantes, escolheu: “O primeiro foi quando o Fredão volta: ‘Meu Deus, o Fredão voltou! Vida!’. O segundo foi quando eu ganhei a minha prova do líder, porque eu estava querendo muito vencer e fiquei muito feliz quando eu consegui”.

Aliás, a saída de seus aliados impactou a miss Alemanha: “A exterminação de um por um do Fundo do Mar também interferiu muito no meu jogo, porque era perda em cima de perda. Quando a Sarinha sai, eu fico muito desacreditada do que é preciso para ganhar esse jogo”.

“Eu pensava que o preciso era se jogar, se posicionar, dar a vida, ganhar prova. E depois de tudo isso, com a saída da Sarah, reflete em mim como não sendo suficiente, não sendo o caminho das pedras, aí eu fico abalada no jogo”, descreveu a ex-sister.

Inclusive, ela não trocaria o grupo Fundo Mar: “No Quarto Fundo do Mar eu me sentia pertencente, cuidada, valorizada pelos meus valores, que também têm muita crítica, mas são os valores que eu tinha. E cada um dá o que tem. O Fundo do Mar eu vou levar para a vida.”

PAREDÕES E ELIMINAÇÃO

Domitila Barros posando estilosa após ser eliminada do BBB23
Domitila analisou os motivos que levaram à sua eliminação (Foto: TV Globo/João Cotta)

Domitila enfrentou sete paredões, e então contou o que acredita ter levado à sua eliminação neste último: “Eu acho que a volta da Larissa com as informações e com a possibilidade de, com essas informações, colocar no paredão as pessoas que o Brasil já queria que saíssem; a gente que estava lá dentro não tinha essa perspectiva”.

“Acho que outra coisa que influenciou foi a estratégia de chegar com a temática dos erros que eu tinha cometido e esperar três ou quatro dias para isso ficar grande o suficiente para depois eu ir para o paredão. Em relação aos temas que eu levei, a minha pergunta era: ‘Favela venceu?’. Infelizmente a favela não venceu. Não só por eu não ter vencido, mas por terem sido temas difíceis de confrontar”, avaliou a misisonária.

“Mas eu tenho muito orgulho da minha trajetória, tenho orgulho dos temas que eu defendi e também dos meus erros, porque isso prova que eu sou humana. Creio que são vários fatores que levaram à minha saída, mas quem assistiu viu que eu não chorei naquele momento porque eu não tinha motivo para chorar, só tinha motivo de orgulho e gratidão”, garantiu ela.

“Mesmo essas duas semanas tendo me levado a cair nesse paredão e sair, foram as duas semanas em que eu fui mais feliz. Honestamente, é muita gratidão e muito orgulho da minha trajetória ali dentro: foram 93 dias de luta e algumas vitórias que eu vou levar para a vida”, completou Domitila.

IMPACTOS DA REPESCAGEM

Domitila Barros posando estilosa após ser eliminada do BBB23
A volta de Fred Nicácio e Larissa mexeu com Domitila (Foto: TV Globo/João Cotta)

Aproveitando o gancho, Barros comentou sobre a volta de Fred Nicácio e Larissa ao jogo na repescagem: “O retorno do Fred foi extremamente necessário para eu continuar no jogo. Ele me deu força, me deu esperança e, só de ele estar lá, mesmo se ele não tivesse falado nada, já teria sido muito importante para o meu jogo”.

“O retorno da Larissa foi mérito dela. Eu fico muito feliz de o Brasil ter feito a escolha por eles dois, porque assim eu posso ter o Fredão comigo, mas não seria verdade se eu falasse que não impactou o meu jogo. Eu não estava mais lembrando nem o nome de parentes, então naquele momento voltam temas que me deixaram três dias de cama, refletindo a minha jornada, não só no ‘Big Brother’, mas na vida”, descreveu.

“Teve um momento em que eu pensei que todas as mulheres que eu já empoderei iriam ficar desempregadas, porque tem mulheres muito mais fortes do que eu para assumir esse legado do empreendedorismo. Eu cheguei a pensar que tudo o que eu havia criado tinha perdido a validade, porque uma pessoa e uma ou duas falas erradas descredibilizam uma trajetória de 23 anos. Isso me tirou muita força por três dias”, revelou.

Eu não sei se as pessoas têm noção de quanta coragem é necessária para se expor no BBB. E eu consegui, por 93 dias, ser a Domitila que eu fui. Sem errar, seria desumano”.

SE DESCULPANDO PELO ERRO

“Então, diante dessa pressão que já havia no jogo somada a essa pressão de que só eu errei – porque do dia para a noite, Aline vira a cara para mim, Amanda vira a cara para mim e eu sou a única pessoa incoerente – psicologicamente, é muito difícil você não acreditar que aquilo é verdade absoluta, porque é a sua verdade que está sendo jogada para você”, relembrou.

“Eu errei, me desculpei, passei três dias nesse processo de identificar o erro e me perdoar para poder pedir um perdão honesto, não apenas para poder resolver e ficar livre daquilo. Mas depois disso, as informações que a Larissa traz, que eu questionei muito no jogo, têm um impacto”, pediu ela.

“Antes de a Larissa sair, ela, o Fred e a Bruna colocaram a Sarah no paredão para proteger a Marvvila, aí a Larissa voltou com a informação de que a Marvvila estaria apagada. Então, a Marvvila vai para o paredão e sai; antes foi o Gabriel. Essa informação que ela traz, a qual eu não tive acesso, influencia diretamente o meu jogo: eu perco aliados, eu perco amigos e sou colocada a temas, não só em relação ao erro que eu cometi, mas de jogo, que, no final, já tendo passado por tudo aquilo, ainda ter que lidar hora a hora com essas coisas, me abalam”, explicou.

“Se eu falasse que foi lindo, não seria verdade. E não é nada contra a Larissa nem porque ela não mereça voltar, é porque a volta dela com as informações que ela tem influenciam negativamente o meu jogo em vários aspectos. Mas como eu já falei na casa, o Brasil escolheu, a dinâmica é essa, eu que sofro e está tudo bem (risos)”, disse Domitila.

CONFLITOS COM ADVERSÁRIOS

Domitila Barros posando estilosa após ser eliminada do BBB23
Domitila viveu muitos conflitos na casa do BBB23 (Foto: TV Globo/João Cotta)

Voltando a falar de suas rivalidades, a ex-sister falou de sua mudança de postura no jogo: “Eu acho que foi mais uma reação à realidade que eu vivia no jogo. No começo, no primeiro jogo da discórdia, pedi para me darem a oportunidade de me conhecerem, tentei engatinhar conversas e relacionamentos, mas recebia, do meu ponto de vista, aversão”.

“Eu não queria forçar uma coisa que não existia. Dei uma chance honesta para todo mundo, mas se não rola, se não vinga, está na mão de Deus; faz o teu. Aí começaram a surgir conflitos naturais, não só com o grupo adversário. Eu também fui muito proativa em defender o meu ponto de vista”, explicou.

“As situações do jogo e os embates que eu tinha eram orgânicos. No começo eu tentei observar o jogo; todo mundo diz que eu falo muito, mas eu sei que observei muito, tentei conhecer as pessoas, dar uma chance de conversa, de troca”, falou ela.

“E quando eu percebi que não ia rolar, que tem pessoas que são totalmente diferentes e que vão fazer de tudo para eu sair da casa, eu falei: “Comigo não, meu amor. Você se quiser que aperte, porque eu não vou para canto nenhum, não. Vou ficar aqui”, continuou.

VISTA COMO VILÃ

Barros então avaliou: “Eu entendi, quando saí e com a volta da Larissa que não só havia uma discussão sobre erros e acertos, mas ali tinha uma coisa meio embaçada, que eu não sei dizer se é adversária ou não. Depois de assistir a alguns vídeos, eu acredito que, em boa parte do jogo, eu e Bruna éramos adversárias; quando eu estava dentro do jogo eu nem tinha a perspectiva desse ponto de vista”.

“Em muitos momentos, eu senti que a maioria da casa queria se ver livre de mim. Eu não via que tinha uma ou duas pessoas em combate comigo; eu sempre via mais como um movimento de grupo de não me querer lá. Aí eu comecei a me questionar por que e percebi que eu era uma pessoa inconveniente e insuportável para eles”, afirmou.

“Aí eu pensei: ‘Bem, então estou fazendo tudo certo, porque não vim aqui para agradar; eu vim aqui para ganhar. E para ganhar eu vou ter que ser insuportável. Amigos eu tenho lá fora; se der para fazer um ou dois aqui dentro, lindo. Mas também se não der, graças a Deus, tenho amigos maravilhosos lá fora’. E deu para fazer mais de dois amigos lá dentro, viu? (risos)”, observou ela.

Ela inclusive não se arrepende do Quarto Branco: “Eu poderia dizer que eu não teria apertado o botão, mas isso não seria Domitila. Quando eu vi aquele botão, eu imaginei uma chance de ver um vídeo da família, ganhar uma imunidade ou de poder jogar o jogo. […] Em nenhum momento do jogo, nem no começo, quando eu estava mais apagada, eu fugi dos meus temas, eu enfrentei meus medos e foi isso que aconteceu quando eu escolhi o Fred. Faria tudo de novo.

MUDANÇAS PÓS-BBB E TORCIDA

Domitila Barros posando estilosa após ser eliminada do BBB23
Domitila refletiu as mudanças que o BBB23 causou em sua vida (Foto: TV Globo/João Cotta)

Sobre as mudanças que passou no reality show, Domitila avaliou: “Quando eu saí, percebi que é muito importante ser Domitila em todas as suas facetas: A Domitila que erra, a Domitila que dança, a Domitila que canta. Por exemplo, tem gente do meu convívio que não sabia dessa música, é muito louco. Mas, hoje, o que eu levo é que sonhar é preciso”.

“Eu queria muito ganhar o BBB, tanto é que muita coisa que aconteceu foi em função desse desejo de vencer o programa. E eu estou sentindo muito que eu alcancei as pessoas que era para ter alcançado, cumpri a missão que era para ser cumprida. E, como no ‘Big Brother’, a gente nunca sabe se vai sair no outro dia, a gente tem que valorizar um dia de cada vez, uma pessoa de cada vez”, analisou.

“Quando a gente vê os números – mais de 100 milhões de votos – é absurdo, é mais da metade da população do Brasil. Então, é reavaliar esse impacto que é possível se ter, sim, na vida das pessoas. Eu queria, mesmo com os meus temas, levar um pouquinho de alegria, de inspiração, e percebi que não tem números para isso, o que é muito bom porque me dá vontade de fazer mais”, disse.

Ela também revelou sua torcida: “Para o Facinho. Eu quero muito que o Alface vença esse BBB. Todo mundo merece, e não é porque eu saí que vou desonrar a trajetória e o valor de estar lá dentro. Eu acho que o Brasil tem o discernimento e fez as escolhas que, para ele, são certas. Mas, ainda tem um nordestino lá dentro, um danado, aquele que fica nas provas de resistência até desmaiar, e a minha torcida hoje é por ele.”

PRÓXIMA PARADA…

Por fim, Domitila Barros revelou seus planos após o “BBB23”: “Eu quero cantar, quero fazer muita coisa, quero conhecer as pessoas. Mesmo eu não tendo ganhado o BBB, eu fui entendendo nessa madrugada que tem muito amor aqui fora, tem muita gente que nem me conhece, mas se dedicou tanto. Tem gente que estava me ajudando até nas redes sociais, voluntariamente, porque se identificaram e queriam que essa história fosse contada”.

“Então, quero muito conhecer essas pessoas e estar o mais próxima delas possível. Quero muito continuar no Brasil e realizar muitos sonhos aqui, mas hoje de manhã eu já recebi um convite para um projeto no Canadá, outro para um projeto na Austrália… está uma loucura!”, contou a miss.

“Eu recebi muitas mensagens de pessoas de vários lugares. A gente que é brasileiro está em todo canto e eu sempre tive a história de ser mochileira, ficar para lá e para cá… Eu fiquei besta, porque não sabia que lá fora o programa estava tendo tanto impacto”, garantiu.

“Mas o desejo do meu coração é estar perto da família, aqui no Brasil, é poder ter uma chance aqui também. O Big Boss me deu a primeira e estou aberta para as próximas que virão. O coração quer estar aqui, se possível até no Rio de Janeiro, que eu nem conheço direito. Acredita que eu não conheço nem o Cristo Redentor?”, concluiu Domitila Barros.

O “BBB23” tem apresentação de Tadeu Schmidt, produção de Mariana Mónaco, direção artística de Rodrigo Dourado e direção de gênero de Boninho. O programa vai ao ar de segunda a sábado, após “Travessia”, e domingos, após o “Fantástico”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×