BBB22: Festa de Lina tem referência histórica LGBTQIA+. Entenda!

Por - 31/03/22 às 00:02

BBB22: Festa de Lina tem referência histórica LGBTQIA+. Entenda!Foto: Divulgação/Globo/BBB

Linn Da Quebrada foi a décima líder do BBB22 e ganhou o direito da Festa do Líder na quarta-feira, 30 de março. “House of Quebrada” (Casa da Quebrada) foi o tema da celebração. A sister entrou na pista ao som de VOGUE, da Madonna. Como algumas referências podem ficar perdidas, OFuxico explica o que a festa tem a ver com a história da travesti.

Leia+: Representatividade! Ludmilla e Brunna Gonçalves se beijam em festa da cantora

Horas antes de entrarem na pista, Lina explicou para as amigas – e em seguida para os demais participantes da casa – o que significava o termo “House” para a comunidade LGBTQIA+.

As houses, as casas, eram feitas para a comunidade se proteger. Então, geralmente, pessoas LGBTs negras que haviam sido expulsas de casa se juntavam. Tinha a mãe, que convidava você para vir para essa casa para morar junto com elas. Nos desfiles, disputavam umas casas contra as outras”

Leia+: ‘Me sinto invencível’, diz Marco Pigossi após assumir sexualidade

A sister continuou sua explicação, declarando o motivo por trás do simbolismo das casas de dança e das boates para a comunidade LGBT na história.

“As pistas de dança eram, na verdade, um ringue, porque é uma disputa, mas também uma celebração. É onde a gente aprende que fazemos da festa, luta, da luta resistência e celebração!”, concluiu.

Leia+: Nanda Costa e Nan Nanh concorrem a prêmio ‘Atitude Sustentável’

O RESTO É HISTÓRIA

Nos guetos norte-americanos, principalmente no sul do país e ao norte do México, a exclusão das populações LGBTQIA+ sempre foi muito forte. A criminalização da liberdade sexual marca a história de violência nessas regiões. Por isso, Nova York (ao norte do país) e San Francisco (ao sul) se tornaram, de alguma forma, pontos de refúgio para essas populações.

Leia+: Xuxa: ‘Não tenho mais paciência para estupidez’

Como Lina diz, as festas se tornaram não só uma celebração, mas um grito de resistência para que essas comunidades conseguissem, literalmente, gritar que existem. Não a toa a música que deu início à festa da líder é VOGUE, interpretada por Madonna.

Um dos principais hits da rainha do Pop, o single fala da expressão de sentimentos, a coragem de mostrar sua verdadeira personalidade e da função de uma pista de dança: “Eu conheço um lugar aonde você pode escapar, se chama pista de dança e é para isso que ele serve: deixe seu corpo se mexer com a música”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,