Top Chef Brasil 4: Conheça os participantes e a dinâmica do reality

Por - 18/07/23 às 20:29

Felipe Bronze, Emmanuel Bassoleil e Janaína Torres RuedaFelipe Bronze, Emmanuel Bassoleil e Janaína Torres Rueda - Foto: Edu Moraes/Record TV

Após um ano sem ser exibido, o “Top Chef Brasil”, da Record TV, está de volta com a quarta temporada. A partir de 26 de julho, o programa será exibido duas vezes por semana, às quartas e quintas-feiras, às 22h45.

Na competição, 12 chefs de cozinha encaram a pressão das provas e equilibram os pratos da convivência no confinamento em busca do concorrido prêmio de R$ 300 mil. Foram mais de 400 profissionais inscritos de todo o país, o que confere à disputa mais pluralidade de origens e sabores.

Mesclando provas e convivência, os episódios da quarta-feira mostram o desafio chamado de Teste de Fogo, na qual participam todos os competidores. Aqueles que se sobressaírem na prova são salvos da eliminação, que acontece às quintas-feiras, e recebem prêmios pontuais, como sair do confinamento para passeios e jantares em restaurantes, por exemplo.

O time de jurados agora inclui Janaína Torres Rueda, premiada chef paulistana, que se junta a Emmanuel Bassoleil e Felipe Bronze na avaliação dos pratos dos participantes que lutam pelo título de Top Chef Brasil.

A novidade promete aumentar a exigência por pratos autênticos e bem preparados. “Desde criança tenho essa característica de ser muito justa com o próximo e querer ver essa justiça na convivência diária, por isso o apelido de ‘dona onça’. Mas não sou brava!”, explicou Janaína.

Os participantes devem ter resiliência para não deixar abalos emocionais do confinamento interferirem na competição, que é exigente, mas também muito divertida. Os jurados revelaram que uma das provas foi realizada durante uma madrugada fria no Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, um viaduto da capital paulista. 

Além disso, logo no início do programa uma prova surpresa pegou os participantes desprevenidos e um deles foi eliminado antes mesmo de poder conhecer a cozinha do Top Chef.

PARTICIPANTES

Arturo Baéz é de Belém (PA) e é formado em gastronomia há 15 anos. Tem um bistrô e lidera um projeto de comida paraense e amazônica em feiras gastronômicas.

Barbara Mattos vem do Rio de Janeiro (RJ), grava conteúdo gastronômico para a internet, trabalha como personal chef e dá consultorias. Ela trabalha com confeitaria e insumos orgânicos, mas sonha em trabalhar com a alta gastronomia.

Eduardo Morais, de Salvador (BA), possui influências da avó, que vem do sertão da Bahia. Ele já foi dono de um bistrô e atualmente é chef de cozinha em um bar e dá consultorias.

Gabriel Gialuissi é de São Paulo (SP), vem de família ítalo-brasileira e dona de restaurantes e traz diversas referências internacionais para a cozinha.

Henrique Ide, de Jundiaí (SP), estudou panificação e trabalha como padeiro e cozinheiro. Já trabalhou e estudou na Suíça e admitiu que estava receoso com o confinamento.

Jamila Massahud é de Lavras (MG) e cresceu experimentando comidas de rua com o pai na infância e se inspirou no irmão, que possui um restaurante. Cursou gastronomia em São Paulo e tem 16 anos de experiência.

Lorena Lacava, de Guarapuava (PR), é formada em medicina veterinária e gastronomia. Nascida na fronteira com o Uruguai, a dona do restaurante é especialista em carnes e já trabalhou fora do país.

Nanda Crioula é de Porto Ferreira (SP), formada em gastronomia, ministra cursos de personal chef e tem pós-graduação em cozinha brasileira. A inspiração para entrar na gastronomia veio dos avós.

Nara Amaral vem de Salvador (BA) e é formada em administração. Apesar de não ter formação em gastronomia, é dona de um restaurante na Bahia que recebe celebridades e foi convidada para cozinhar na posse presidencial deste ano.

Rodolfo Bondezan, de Itanhaém (SP), trabalhava na construção civil e se apaixonou pela cozinha quando abriu uma padaria e restaurante, que precisou ser fechado por dificuldades de administração. Ele não tem formação em gastronomia, mas possui cursos na área e quer abrir um restaurante de lanches e frutos do mar.

Rubens Gonçalo mora no Rio de Janeiro (RJ), mas nasceu em São Luís (MA) e possui ascendência inígena. Ele trabalha em um hotel, onde foca na cozinha de raízes brasileiras, e sonha em ter o próprio restaurante. 

Victória Telles, do Rio de Janeiro (RJ), é formada em gastronomia e começou a seguir a paixão pela cozinha ainda jovem, vendendo doces e bolos caseiros em empresas. Possui experiência em restaurantes com estrela Michelin e hoje é chefe de cozinha de um restaurante em Búzios (RJ).

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:


×