Thaís Carla detona Maíra Cardi: ‘Não cansa de ser gordofóbica e nem nutricionista é’
Por Flavia Cirino - 05/02/22 às 15:29
As postagens de Maíra Cardi sobre a alimentação de Arthur Aguiar no “Big Brother Brasil 22” estão desagradando muitas pessoas. Depois de Paulo Vieira usar as redes sociais para criticar a atitude da coach de emagrecimento, neste sábado, 05 de fevereiro, foi a vez de Thais Carla soltar o verbo.
A bailarina e influenciadora digital fez um vídeo detonando Maira Cardi, por ela reclamar que o marido está comendo pão e engordando no reality show.
“Aquela blogueira fitness, ela não cansa de ser gordofóbica. Está lá preocupada se o marido dela, que está no ‘BBB’, se ele vai engordar ou não. Exaustivo esse assunto”, desabafou a dançarina.
Thaís seguiu chamando a atenção para o fato de Maíra não ser uma profissional gabaritada para tratar do tema: “Estou cansada desse assunto, que vende discurso de opressão, falando que é para saúde. E ainda vendendo uma dieta que nem nutricionista ela é”, criticou.
“E ainda essa obsessão pelo corpo magro, invalidando toda a vida de uma pessoa gorda. O tempo todo. Isso me dá nojo. Então parem de ser gordofóbicos e deixem as pessoas serem felizes, comerem, viverem, do jeito que eles quiserem, com o corpo que elas têm, viver em paz”, finalizou.
Veja +: Thaís Carla diz ter sido vítima de preconceito de nutricionista
MAÍRA CARDI SE ESPANTA COM GANHO DE PESO DE ARTHUR NO ‘BBB22’
Maíra Cardi usou as redes sociais para lamentar o ganho de peso de, Arthur Aguiar, que segue confinado no “BBB22”. A coach em emagrecimento compartilhou no stories um antes e depois mostrando a diferença no físico do marido, que decidiu ignorar qualquer tipo de dieta.
“Meu tanque está indo embora! Quero saber: onde lavarei minhas calcinhas?”, escreveu ela, se divertindo sobre o assunto.
E seguiu. “Na pior das hipóteses, se eu perder o meu tanquinho, você lava minhas calcinhas na mão e eu brinco de gangorra na barriga dele! Tem várias outras brincadeiras pra fazer fora lavar calcinha. Acho que é isso, essa brincadeira é massa também, tá valendo!“, comentou ela, que conversa com uma amiga no momento da gravação.
COMILANÇA X DESESPERO
No final do mês passado, Maíra entrou em desespero. A coach ficou chocada depois que viu o marido devorando um pote de jujubas como se não houvesse amanhã. Nas redes sociais, ela pediu a produção do programa que enviassem um médico para ele.
“Produção, alguém envia um médico para ele, por favor? Não tá bem, não! Já está falando uma coisa e, ao mesmo tempo, fazendo outra”, afirmou a coach.
Na gravação, Arthur aparece comendo o doce ao mesmo tempo que afirma que não pode comê-los fora da casa. “Jujuba? Eu não como, é açúcar puro. Eu não como”, afirmou o ator. “Quando eu tô ansioso eu como tipo, como se não houvesse amanhã”, disse Arthur.
THAÍS CARLA VENCE PROCESSO CONTRA LÉO LINS POR GORDOFOBIA
Ativista contra a gordofobia, a dançarina Thais Carla ganhou uma batalha judicial contra o humorista Léo Lins, do programa “The Noite”, exibido no SBT. Ele terá que indenizar a bailarina em R$ 5 mil após publicar um vídeo divulgando os dados pessoais e imagem da influenciadora digital sem sua autorização, ridicularizando-a com diversas frases preconceituosas e gordofóbicas.
Na sentença, os juízes Francinaldo Santos Palmeira e Carolina Almeida da Cunha Guedes, da 8ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns da Comarca de Salvador, enfatizam o crime de gordofobia.
“O réu exalou inequívoca gordofobia, inclusive encorajando que as pessoas inscritas nas suas redes sociais publicassem mensagens igualmente ofensivas contra ela. Não há dúvidas da ofensa sofrida. No Estado Democrático de Direito é livre a manifestação de pensamento, o intercâmbio de ideias é louvável, até fomentado, sob pena de retornarmos aos tempos da censura”, destacaram, inicialmente.
“No entanto, é dever estatal proteger as minorias. Dessa maneira, não é tolerável o discurso de ódio ou quaisquer atividades nocivas à Dignidade do Outro. Liberdade de expressão não é um salvo-conduto para humilhar, expor a execração pública”, ressaltaram.
Ainda na sentença os relatores destacaram que o comediante se intitula como o “rei do humor negro” (o que vale ressaltar que é outro erro, uma vez que o humor não deve ser atribuído a cor) e é conhecido por fazer piadas de tom jocoso e degradante, inclusive em grandes mídias televisivas, valendo-se de comédia preconceituosa e pejorativa contra populações minoritárias, socialmente vulneráveis, como negros, pessoas gordas, com deficiência, mulheres e LGBTQIA+, para promover seus trabalhos de stand-up comedy.
A imagem da autora foi utilizada para promoção do réu, com nítido proveito econômico, esse, se valeu de uma pessoa pública para gerar conteúdo e propagar ofensas. A ofensa ao direito à imagem materializa-se com a utilização da imagem sem autorização para fins comerciais, ainda que não tenha caráter vexatório ou que não viole a honra ou a intimidade da pessoa”, afirmam os magistrados.
COMO OCORREU O CRIME DE GORDOFOBIA CONTRA THAIS CARLA
Em um vídeo publicado em seu canal no Youtube, Thais Carla mostrou a falta de estrutura das aeronaves para receber pessoas gordas. Em seu stand0up comedy, Léo Lins utilizou trechos do vídeo para ridicularizá-la. De acordo com a sentença, a postura do humorista transcendeu a esfera da mera utilização indevida da imagem.
“A autora foi gratuitamente ofendida, avacalhada nas redes sociais pelo réu e seus seguidores. Desta forma, a obrigação de reparar o dano decorre do próprio uso indevido da imagem, notadamente quando viola a dignidade da parte Autora. O STJ, inclusive, já concluiu que a utilização de imagem de pessoa pública – para fins comerciais – constitui violação do direito à imagem”, disseram os juízes.
A ação foi protocolada como pedido de indenização por danos morais por uso indevido de imagem para fins comerciais na Justiça baiana. Thaís Carla foi representada pelos advogados Janaína Abreu e Ives Bittencourt.
Veja +: Thais Carla tem vídeo repostado por Miley Cyrus no Instagram
A dançarina quer que a ação inspire não só pessoas gordas que são vítimas de postagens pejorativas, mas também outras vítimas de ódio e invisibilização na internet: “Fiz isso não só por mim. Internet não é terra de ninguém. Tudo tem consequências. Não devemos sofrer caladas”, disse ela.
Vale destacar que esta foi a primeira vez que houve um amparo direto para violações gordófobicas, um marco histórico para toda comunidade plus. O humorista carioca Léo Lins, de 39 anos, é namorado de Aline Mineiro, que esteve confinada no reality “A Fazenda 13”, da Record TV.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino