Vai virar o ano de branco? Saiba o significado das cores no Réveillon!

Por - 30/12/23 - Última Atualização: 26 dezembro 2023

Anitta de macacão brancoFoto: Reprodução/ Instagram @anitta

Agradecer por tudo o que vivemos em 2024, desejar só coisas boas para o ano que chega. A comemoração do réveillon – festa que celebra a virada do ano novo – é uma tradição mundial.

Saiba qual a cor universal para 2024

A palavra, que é usada em vários países do mundo, é de origem francesa e vem do verbo “réveiller”, que significa acordar, despertar, erguer.

Já o uso de roupa na cor branca na vidada do ano tem origem na tradição da umbanda, religião brasileira de matriz africana. A cor, segundo a crença, atrai paz para o ano que vai chegar.

Praticante da religião. Anitta não dispensa a cor. Inclusive fez questão de usá-la quando, na virada de 2020 para 2021, se apresentou na Times Square, em Nova Iorque.

O branco também é a cor escolhida para as palmas ou rosas levadas para o mar, em oferenda para Iemanjá, uma divindade da umbanda e do candomblé.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Além do branco, outras cores são usadas na virada do ano para atrair boas energias para os próximos 365 dias. Confira o significado das ais usadas nas roupas:

Vermelho:  força, amor, dinamismo. É uma cor quente que demonstra a paixão das pessoas – por alguém ou simplesmente pela vida. Funciona como estimulante e melhora o ânimo de quem usa.

No Réveillon de 2019, Thaila Ayala ousou em Cumuruxatiba, na Bahia, e abusou do vermelho.

Thaila Ayala de saia e top vermelho
Foto: Reprodução/ Instagram @thailaayala

Rosa:  cor do romance, ideal para aquelas mulheres delicadas e que adoram um amor. É a cor da feminilidade, da afeição e do romantismo. Deve ser usada por quem quer viver um grande amor.

Laranja: simboliza alegria e felicidade, contagia qualquer um. É ótimo para ser usado em estampas. Significa movimento e espontaneidade. A cor estimula a sensação de calor, traz ótimas vibrações e disposição.

Verde: é a cor da natureza. Remete calma e harmonia. Traz vitalidade e confiança. Tem efeito calmante, relaxante e está ligado ao equilíbrio. É também a cor da fertilidade. Já corre por aí o meme de que mulher que vestiu verde no Natal, vai engravidar…

Roxo: é a cor dos pensadores. Uma cor misteriosa, é usada normalmente por quem quer atingir o poder.

Amarelo: remete a dinheiro e prosperidade, estimula o otimismo, a criatividade e inteligência. Para quem gosta de brilho vale trocar o amarelo pelo dourado.

Grazi Massafera de vestido amarelo
Foto: Reprodução/ Instagram @massafera

Azul: é a cor da maturidade, traz calma e descanso. Boa opção para quem vai passar a virada perto da água. Representa serenidade e segurança e é ideal para quem quer calma e confiança.

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino