Atriz de revela que sofre de sério distúrbio e por isso ‘beija todo mundo’. Entenda!

Por - 03/07/23 às 11:39

Joanna LumleyA atriz atuou em sucessos coo "Noiva Cadáver" - Foto: Reprodução/ Instagram @joannalumleys

Conhecida por sua atuação em “Absolutamente Fabulosas”, “O Lobo de Wall Street” e “A Noiva Cadáver”, Joanna Lumley revelou que sofre de prosopagnosia, a cegueira facial.

Cleo abre o jogo sobre distúrbio. Confira!

Em entrevista ao podcast “Tracks of My Years”, na BBC Sounds, a atriz, de 77 anos, admitiu que ‘beija todo mundo’, pois nem sempre consegue dizer quem conhece.

A doença é um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade ou dificuldade de reconhecer rostos, até mesmo de pessoas conhecidas, independentemente da condição da visão.

Joanna destacou que ela faz “testes” para ver se consegue se lembrar do rosto de alguém depois de olhar para eles: “Portanto, a menos que eu saiba quem são, não sei quem são”, explicou.

DOENÇA ATINGE OUTROS FAMOSOS

A condição de Joanna Lumley não é algo raro no show business. Em 2022, Brad Pitt reconheceu que não consegue unir os nomes ao rostos. Stephen Fry também sofre do distúrbio. Em casos mais severos uma pessoa com prosopagnosia pode não reconhecer as próprias feições.

“Eu te beijei hoje. A, porque eu quis. B, porque na verdade eu não sabia se te conhecia ou não. Não sei dizer”, disse Joanna ao apresentador.

Questionada, ela explicou o modus operandi de sua vida social: ‘Tenho que saber quem são as pessoas, tenho que saber com antecedência. Eu sempre digo “por favor, me diga quem vai estar lá”, então posso combinar o nome com a coisa”, disse.

“Estive em festas onde literalmente disse ‘você quer outra taça de vinho?’ ‘Fui embora, peguei a taça de vinho, voltei e não sei com quem falei, não consigo ver com quem falei porque o rosto deles não foi registrado’, lembrou.

SAIBA MAIS SOBRE PROSOPAGNOSIA

Segundo o site oficial do Dr. Dráuzio Varella, uma pessoa diagnosticada com prosopagnosia não é capaz de reconhecer parcial ou totalmente o rosto de conhecidos, mas mantém preservada a capacidade de memorizar seus nomes e demais características individuais.

Isso acontece porque a área cerebral envolvida no reconhecimento de faces, é separada daquela responsável pelo arquivamento de nomes próprios. Comparado com outros tipos de informação visual, o reconhecimento de faces requer processamento mais elaborado, uma vez que elas, muitas vezes, diferem umas das outras em apenas alguns traços.

Pessoas com prosopagnosia são incapazes de reconhecer parcial ou totalmente o rosto dos amigos, dos pais ou dos próprios filhos, mas mantém preservada a capacidade de memorizar seus nomes e demais características individuais. Cerca de 2% da população sofre desse transtorno em algum grau.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino