Entenda a DFT, doença que afeta Maurício Kubrusly e Bruce Willis

Por - 21/08/23 às 09:50

Fotomontagem de Bruce Willis de boné e Maurício Kubrusly olhando de ladoFotomontagem: Grosby Group e Reprodução Instagram

No ano passado, Bruce Willis foi diagnosticado com DFT (Demência Fronto Temporal). Agora, de acordo com a homenagem do “Fantástico” ao jornalista Maurício Kubrusly, ele também está com a doença. O que é DFT?

A DFT é um grupo de distúrbios causado por um acúmulo de proteínas de várias naturezas. Uma delas é a TAU, que destrói os neurônios nos lobos frontais, que ficam na parte de trás da testa, ou nos lobos temporais, localizados atrás das orelhas. As informações são do Alzheimer’s Research UK.

SINTOMAS

Há uma gama de sintomas que podem “anunciar” a doença, entre eles, comportamentos sociais inadequados; alterações na fala e na linguagem; falta de autocontrole nas emoções, gerando desinibição e espontaneidade; apatia ou até mesmo estados de hiperatividades. O comprometimento da memória, diferente do Alzheimer, acontece em fases mais avançadas, segundo diz o Dr. em Biotecnologia Gustavo Alves.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO E O TRATAMENTO

O diagnóstico da doença, segundo o PHD no Departamento de Neurologia da Universidade de Mississippi, Juabin Huang, é parecido com o de outras demências. Por conta disso, para um diagnóstico preciso, é feita uma avaliação clínica minuciosa, levando em conta todos os sintomas e as déficits cognitivas, além de levantar históricos familiares e mais testes neuropsicológicos.

Em relação a tratamento, para a DFT não possui nenhum tipo. O que se faz é um suporte para a vida do paciente, tratando, somente, sintomas pontuais.

O que se pode fazer a quem foi diagnosticado cm a Demência Fronto Temporal é manter o paciente em ambiente iluminado, familiar e com alegria, além de tomar medidas de segurança para oque o paciente não se machuque. Existe, portanto, a necessidade de um monitoramento a todo momento.

O avanço da doença varia de pessoa para pessoa. E quem tem apenas a fala e a linguagem afetadas, tem também uma progressão da DFT mais lenta.

---

Tags:


×