Entenda a infecção carnívora da atriz de ‘As Crônicas de Nárnia’

Por - 01/11/22 às 16:34

georgie hanley posando com look da série a princesa espanholaReprodução/Instagram @georgiehenley

Conforme OFuxico noticiou, Georgie Henley, atriz conhecida por atuar como Lúcia Pevensie na franquia de filmes “As Crônicas de Nárnia”, foi diagnosticada com fasciíte necrosante, uma infecção “carnívora” que afeta a pele, algo que a deixou assustada por um bom tempo, a “dando vergonha por ser diferente”.

A doença, conhecida como “Bactérias comedoras de carne”, é extremamente rara e agressiva, e de acordo com o site “Brasil Escola”, as bactérias causadoras da doença atingem rapidamente o tecido subcutâneo e a fáscia superficial (tecido que separa músculos da pele), provocando sua destruição progressiva.

De maneira extremamente agressiva, essas bactérias vão necrosando a região afetada, isto é, matando os tecidos atingidos. A fasciíte pode ser mortal, pois em a possibilidade de gerar a falência múltipla dos órgãos, com a mortalidade variando entre 13% e 76% dos casos, com a porcentagem estando diretamente ligada à demora no início do tratamento.

Leia+: Justin Bieber e Shawn Mendes são vistos saindo da mesma igreja em meio a problemas de saúde

Segundo o portal “Mundo Educação”, a doença se apresenta por meio de uma área dolorosa e avermelhada na pele, quevai aumentando no decorrer dos dias, com a dor sendo desproporcional às alterações presentes na pele. Posteriormente, essa região da pele fica azulada (cianose local), e inicia-se a formação de bolhas com conteúdo amarelado ou vermelho-escuro.

Esse local, então, torna-se demarcado, circundado por uma borda avermelhada e recoberta por tecido morto (necrótico). Ocorre ainda a trombose dos vasos superficiais, o que dificulta, assim, a ação dos antibióticos e proporciona o acúmulo de bactérias.

TRATAMENTO

Felizmente, a fasciíte necrosante possui tratamento, e os dois sites citados ressaltam que, quanto mais rápido ele se inicia, melhor tratada é a doença. Feito o diagnóstico, o paciente deverá usar antibióticos de amplo espectro e se submeter a uma cirurgia para remoção do material necrosado do corpo.

Leia+: Letícia Cazarré atualiza saúde da filha: ’11 semanas seguidas na UTI’

Ainda, é recomendando enxerto da pele após o procedimento cirúrgico, além de que a saúde do paciente deve estar sendo cuidada de maneira geral, como cuidar da alimentação, por exemplo, permitindo que o corpo se recupere.

Vale ressaltar que a dor continuará intensa mesmo após o início do tratamento, e as feridas podem ter grandes proporções, surgindo verdadeiros “buracos” no paciente. Caso o tratamento não seja feito, poderá ocorrer o acometimento de estruturas mais profundas, como a camada muscular. Normalmente, acontece a preservação do músculo subjacente.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.