Larissa Manoela descobre endometriose: ‘Não é fácil ser mulher’
Por Raphael Araujo - 20/09/22 às 18:00
Larissa Manoela é uma das maiores artistas da nova geração de atores brasileiros, tendo iniciado sua carreira artística em “Carrossel”, do SBT, e brilhando na TV Globo em “Além da Ilusão”, sua novela de estreia na emissora.
Porém, em sua vida pessoal, a atriz revelou uma notícia delicada aos seus fãs em seu perfil oficial no Twitter: ela foi diagnosticada com endometriose (doença na qual Anitta e Patrícia Poeta comentaram recentemente) e ovário policístico.
“Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher”, desabafou ela na rede social.
“O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas tô certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças!”, completou Larissa Manoela, otimista de que vai superar mais este desafio em sua vida.
Leia+: “Tomei antibiótico por seis meses sem parar”, revela Anitta sobre endometriose
SAIBA MAIS SOBRE ENDOMETRIOSE
OFuxico conversou com a doutora Mara Mendes, que é Ginecologista Obstreta e Diretora de Proteção ao Paciente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), para esclarecer os principais tópicos que envolvem a endometriose.
Inicialmente, a ginecologista explica o que é a endometriose: “É uma doença inflamatória crônica ginecológica que decorre do refluxo do sangue menstrual através das trompas para a cavidade abdominal. Normalmente, afeta as mulheres na idade reprodutiva, interferindo na qualidade de vida delas”.
“As pacientes portadoras de endometriose apresentam dores pélvicas intensas durante Ou fora do período menstrual e por vezes até incapacitantes, associado, também, a dores na relação sexual e pode ter dificuldade de engravidar”, complementa a especialista.
Leia+: Patrícia Poeta revela ter endometriose: ‘Descobri recentemente’
A doutora detalha quais são os fatores de risco para a doença: “História familiar materna, menarca precoce, ciclos menstruais curtos, duração do fluxo menstrual aumentado, gestação tardia, nuliparidade, entre outros”.
Para concluir o diagnóstico de endometriose, os médicos se baseiam na história clínica da paciente e também contam com outros exames: “O diagnóstico é feito baseado em exame físico ginecológico e exames complementares de imagem, como ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética pélvica, exames laboratoriais com marcadores e vídeo-laparoscopia”, explica.
Em relação ao tratamento, ela menciona a existência da indicação de cirurgia para certos casos, como o de Anitta. “O tratamento é realizado a partir do uso de hormônios, como anticoncepcionais orais de uso contínuo para não menstruar, uso de progestógeno de uso contínuo e tratamento cirúrgico em alguns casos”.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.