Médica explica melanoma, câncer que atinge Khloé Kardashian e outras famosas

Por - 21/09/23 às 07:00 - Última Atualização: 20 setembro 2023

Khloé Kardashian, Kelly Key, Lorena Comparato e Ana Maria BragaFotos: Reprodução/TV Globo; Reprodução/Instagram

A influenciadora Khloé Kardashian vem usando as redes sociais para registrar sua luta contra o melanoma, um tipo de câncer de pele. Em maio, a famosa removeu o pequeno tumor do rosto e, agora, está livre do câncer. Porém, não é só ela que passa pela situação delicada: Ana Maria Braga, Kelly Key e Lorena Comparato também lutaram contra o melanoma.

Nos stories do Instagram, a irmã de Kim explicou: “Para quem não sabe, tive um susto de câncer de pele no rosto (…) Ele não apenas removeu o tumor e garantiu que eu estivesse completamente livre do câncer, mas também fez um trabalho excelente ao tornar minha cicatriz menor e mais bonita possível”.

Ela ainda contou que acreditou que o melanoma era uma espinha por quase um ano, até buscar ajuda médica e descobrir que se tratava de um problema grave. Após o susto, Khloé alertou os seguidores: “O câncer de pele é o câncer mais comum da América. Felizmente, o câncer de pele também é um dos cânceres mais evitáveis. Estou compartilhando fatos sobre os perigos da exposição desprotegida ao sol e o incentivando a verificar sua pele em relação aos sinais de alerta”. 

“Encorajo a todos a entrar em contato com o seu dermatologista (…) Mesmo que você ache que não é nada, nunca é demais dar uma olhada. Eu, por exemplo, nunca imaginei que aquela pequena mancha no meu rosto era melanoma”, completou.

O que é melanoma?

Apesar de raro, o melanoma – tipo menos comum de câncer de pele – é o mais agressivo, principalmente se não tratado precocemente. No Brasil, são diagnosticados mais de 220 mil novos casos por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A médica Dra. Sheila Ferreira, oncologista da Oncoclínicas São Paulo, explicou o que é a doença, como identificá-la, os métodos de prevenção e como funciona o tratamento.

O melanoma tem origem nas células que produzem a melanina, chamadas de melanócitos, responsáveis por determinar a cor da pele. “Devido a exposição prolongada aos raios solares ultravioletas e câmaras de bronzeamento artificial, as células passam a se reproduzir descontroladamente. Além disso, o melanoma tem alta possibilidade de metástase (a disseminação da doença para outros órgãos). Contudo, quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, alertou a oncologista.

De acordo com Sheila, a melhor forma de prevenir o câncer de pele melanoma é evitando a exposição ao sol das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. “Procure lugares com sombra, invista no protetor solar, use roupas com proteção UV, bonés, óculos de sol e protetor próprio para os lábios” são outras recomendações.

O diagnóstico precoce pode ser obtido a partir de exames clínicos, endoscópicos ou radiológicos. “Através da identificação antecipada, a chance de cura pode chegar a 90%. Apesar de nem sempre manchas ou pintas serem de fato câncer de pele, é fundamental procurar por um especialista para o diagnóstico correto”, afirmou a especialista. 

Na maioria dos casos, quando a doença é identificada em casos usuais, o tratamento é realizado com cirurgia para remoção do melanoma. Apesar disso, cada caso é um caso, ressaltou Sheila.

Famosos que enfrentam o câncer de pele

Kelly Key

Depois de anos com uma “bolinha” no rosto, a cantora descobriu que se tratava de um tumor maligno. A retirada cirúrgica correu bem e ela ficou curada, mas aproveitou a oportunidade para alertar os seguidores sobre os riscos da doença.

Apesar do susto, ela revelou o que acha que pode ter causado o problema. “Nunca fui uma pessoa de me expor tanto ao sol, e fiquei me perguntando: ‘Por que acontecer comigo? Aí lembrei que dos 15 aos 20 anos fazia bronzeamento artificial. Não é comprovado, não quero dar informação errada, mas não é o mais indicado. Filtro solar é remédio, sim”, avisou.

Ana Maria Braga

A apresentadora lutou durante 10 anos contra um melanoma no antebraço. Ao vivo em uma edição do “Mais Você”, ela lembrou o diagnóstico e aproveitou para conscientizar os telespectadores: “Eu tive câncer de pele. E foi sério, porque as pessoas acham que é bobagem. (…) Eu tive a sorte de não ter uma metástase. As pessoas não acreditam que câncer de pele mata”, disse 

Lorena Comparato

A atriz descobriu uma suspeita de câncer por acaso, em 2020, e fez uma cirurgia para a retirada. “Retirei do peito um câncer de pele basocelular. Tá tudo bem, prometo! É um tipo de câncer ‘simples’ que só a retirada já é o tratamento. Ufa! Tirei e agora aguardo 30 dias de biópsia. Não tem metástase”, avisou a famosa na época.

Ela também fez um alerta aos seguidores: “Descobri só porque um sinal meu estava inflamando e sangrando. Fui displicente com o meu corpo e por isso tô aqui pra falar pra vocês não serem. Fiquem atentos, façam o autoexame e sempre procurem ajuda médica”. 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.