Preta Gil sobre o câncer: ‘A morte é um tabu no Brasil’

Por - 05/06/23 às 14:30

preta gil psoando em retrato de selfieFoto: Reprodução/Instagram @pretagil

Preta Gil enfrenta meses de luta árdua contra um câncer no intestino, descoberto em janeiro deste ano, mas a artista vem demonstrando muita força em sua batalha pessoal, mesmo passando por um turbilhão de acontecimentos como uma septicemia e a separação de Rodrigo Godoy.

Em entrevista para a revista Marie Claire, a cantora comentou sobre o assunto: “O câncer tem essa característica física, de você precisar parar para se tratar. Hoje estou bem, e ainda assim agora eu estou conversando com você e sentindo várias sequelas da radioterapia, que não são poucas, mas elas não me paralisam. Intelectualmente estou funcionando muito bem”.

Inicialmente, a artista faria seu tratamento no Rio de Janeiro com oito sessões de quimioterapia venosa, amos após sofrer com a septicemia na quinta sessão, mudou os planos e veio para São Paulo tratar da doença: “Fui convencida pela minha família a mudar meu tratamento para São Paulo para buscar um direcionamento mais específico”.

“Cheguei aqui e me apresentaram outra realidade. A escolha do cirurgião foi decisiva também. Então vou seguir a radioterapia até a cirurgia, e depois entender o desdobramento, porque tudo pode acontecer, inclusive ter que voltar à quimioterapia”, contou Preta, que buscou um oncologista focado em câncer colorretal.

LIDANDO COM A AMEAÇA DE MORTE

Após falar que “tudo pode acontecer”, Preta Gil garantiu que é no sentido literal, podendo ir da cura do câncer a seu falecimento, mas graças a Gilberto Gil, ela não vê problema em falar do assunto: “A morte é um assunto muito tabu, principalmente no Ocidente. Ninguém fala da morte. Mas eu tenho um pai que fala de uma forma natural sobre isso. Temos conversado bastante”.

“Depois da septicemia, tivemos uma conversa tão verdadeira, tão bonita, que eu realmente comecei a ver a morte de outro jeito. É uma realidade que a finitude pode chegar para mim mais rápido. Sempre tive muito medo de morrer, hoje não tenho mais. No fundo, porque sei que a morte não vai chegar agora. Mas estou preparada”, garantiu ela.

Por fim, Preta Gil exaltou a sinceridade de Gilberto Gil: “De uns anos para cá, aprendi a usufruir da sabedoria do meu pai. Muitas coisas podem parecer assustadoras em um primeiro momento, mas são reveladoras e transformadoras depois”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×