Vitória abençoada! Relembre famosos que estão em remissão do câncer
Por Raphael Araujo - 23/08/23 às 15:20
Uma das doenças que mais atinge a população no sentido de desgaste com certeza é o câncer, pois ainda não há um processo que realmente cure a doença de forma definitiva, e para cada gênero da doença, há um tratamento e porcentagem em específico.
Porém, mesmo muitos famosos sendo diagnosticados com a doença, é comum que eles a vençam após o tratamento, sendo motivo de alegria, e OFuxico agora vai lembrar as estrelas que estão em remissão do câncer após o tratamento. Confira!
ANTES, SAIBA O QUE É REMISSÃO
Em texto publicado no site o A.C.C Camargo Cancer Center, hospital de São Paulo referência no combate ao câncer, escrito pelo Dr. Daniel Garcia, oncologista clínico do hospital, a remissão de um câncer “significa que os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes. A remissão pode ser parcial ou completa, quando todos os sinais e sintomas do câncer desapareceram”.
Ainda, é dito que o paciente que permanece em remissão completa por cinco anos ou mais, normalmente, pode ser considerado curado. Mesmo assim, algumas células cancerosas podem permanecer no corpo por muitos anos após o tratamento e fazer com que o câncer volte um dia. Para se dizer que o paciente foi curado de fato, é necessário que não haja “vestígios do câncer após o tratamento e que o tumor nunca mais voltará”.
PRETA GIL
O caso mais recente de artista em remissão, Preta Gil nessa terça-feira, 22 e agosto, conversou com os seguidores e anunciou que está livre de células cancerígenas. A cantora luta contra um câncer de intestino e passou por uma cirurgia de 14 horas na semana passada.
“Meus amores, esperei tanto por esse dia para poder vir aqui e falar para vocês. Semana passada, eu me submeti a uma cirurgia para retirar o meu tumor do reto e essa cirurgia foi muito bem-sucedida, complexa, grande. Somente ontem nós tivemos o resultado final dela, porque o material foi para a análise patológica”, iniciou Preta.
“E chegou o resultado de que, sim, o meu corpo está livre de células cancerígenas. A cirurgia foi um sucesso, tivemos remoção total do tumor com margem. E isso quer dizer que, no momento, meu corpo está livre dessas células, mas a cura é um processo, a cura ainda envolve reabilitação que tenho que fazer para funcionamento do meu esfíncter, ainda vou ficar com a bolsinha durante três meses e depois reverto [o procedimento], porque ela é provisória”, disse a cantora.
APOIO RECEBIDO
Muitos pacientes com tumores no intestino precisam passar por um período de adaptação com bolsa de colostomia, que auxilia na saída das fezes do corpo. Por meio de uma abertura no abdômen, a bolsa fica anexa ao corpo e auxilia na recuperação pós-cirúrgica. Depois de um tempo, o procedimento pode ser revertido, como mencionado por Preta Gil.
Em seguida, ela falou sobre o apoio que recebeu de amigos, familiares e dos fãs. “Vou continuar me cuidando, com hábitos saudáveis, para que essa doença não volte. Muito feliz e muito grata aos meus médicos, a Deus, minha família, meus fãs, meus amigos, às pessoas que não me conhecem e mandaram orações de todos os cantos desse mundo. Foi algo muito forte. Tenho certeza que, como a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia, o amor também me curou”.
“Eu queria contar pessoalmente isso para vocês. Ainda estou no processo de reabilitação da cirurgia, que foi pesada, mas necessária e muito bem-sucedida. Quando eu estiver muito bem, a gente volta a conversar de novo. Amo vocês”, concluiu.
SIMONY
Outra famosa a enfrentar um câncer de intestino, Simony teve uma longa jornada em seu tratamento, e por isso, em julho, ela deixou os fãs comovidos ao relatar a remissão do câncer após um ano em tratamento contínuo.
Pelas redes sociais, a cantora contou as novidades e afirmou ser um milagre: “Hoje fiz o último exame, não tem mais nada mesmo. Deus Deus Deus gratidão e @drfernandomaluf meu anjo na terra e toda sua equipe. Essa jornada não foi fácil e não é fácil, houve momentos de incertezas, medos e desafios, mas com muita determinação, apoio da família, amigos e profissionais de saúde incríveis, esse médico anjo, @drfernandomaluf consegui vencer essa batalha”.
“Agradeço a todos que estiveram ao meu lado tive uma rede de apoio linda @circotrecotreco foi fundamental foi não é nesse caminho, Amor @feliperodriguezcantor sou muito grata por tudo meus filhos AMO MUITO VOCÊS minha MÃE, @fabiojroficial @fepascucci amigos que eu amo e vocês que me incentivaram, ofereceram palavras de conforto e orações”, continuou.
“Cada mensagem de apoio foi fundamental para fortalecer minha esperança e fé. Hoje, com o câncer em remissão, renasço com uma nova perspectiva de vida. Aprendi a valorizar cada momento, a aproveitar cada instante de forma intensa e agradecer por cada pequena vitória. Essa experiência me transformou e me tornou mais forte”, firmou a canora do Balão Mágico.
“Agora, quero usar minha história para inspirar e trazer esperança a outras pessoas que também estão enfrentando o câncer. Acreditem, a cura é possível! Que minha jornada sirva como um lembrete de que somos mais fortes do que podemos imaginar e de que a fé, o amor e a determinação são poderosos aliados na superação de qualquer obstáculo”, concluiu Simony.
JANE FONDA
Em setembro de 2022, Jane Fonda, um dos grandes símbolos de Hollywood, revelou uma triste notícia para seus milhões de seguidores nas redes sociais: ela foi diagnosticada com um linfoma não-Hodgkin, uma espécie de câncer.
Felizmente, 80% das pessoas diagnosticadas sobrevivem, como ela mesma contou na revelação, e em dezembro do mesmo ano, ela contou que a doença estava entrando em remissão.
“Semana passada meu oncologista disse que meu câncer está em remissão e posso parar com a quimioterapia. Me sinto abençoada, tão sortuda. Eu agradeço a todos vocês que oraram e enviaram pensamentos positivos para mim”, declarou.
“Minhas primeiras quatro sessões de químio foram fáceis e me senti cansada por poucos dias, mas a última sessão foi bem dura e foram duas semanas bem difíceis de realizar qualquer coisa”, decsreveu Jane Fonda.
ANA FURTADO
Ana Furtado, ano passado, comemorou uma 4 anos de remissão do câncer de mama. A mulher de Boninho compartilhou que esses exames são sempre sua prioridade máxima. Ela descobriu a doença em 2018, fez vários tratamentos, entre eles a quimioterapia para combater a doença.
Em suas redes, ela também contou que encontrou a enfermeira que a acompanhou no tratamento em 2018, e agradeceu ao seu médico, Dr Fernando Maluf. Como estamos em 2023, ela completou cinco anos em remissão, então há chances exponenciais de ela estar totalmente curada.
“Fiz os meus exames de rastreio. Celebro em 2022 o meu 4° ano de remissão do câncer de mama e sigo aqui focada rumo à cura definitiva. Todos os anos esses exames de rastreamento estão marcados na minha agenda como prioridades inadiáveis!”, iniciou.
“Na companhia do meu amor Boninho, passei um dia inteiro internada para realizá-los e trago aqui boas notícias: está tudo bem! Nessa nova Vitória tive o prazer de reencontrar a querida Lucia Nesva, a enfermeira-anjo que me acompanhou em todas as minhas internações e quimios em 2018. Essa equipe é sempre maravilhosa! Obrigada Dr Fernando Maluf e todo o time!”, afirmou ela.
“Esse post celebra mais uma etapa dessa jornada, mas está aqui principalmente para lembrar que a DETECÇÃO PRECOCE SALVA VIDAS. Vá ao médico. Faça seus exames de rotina. Essa é a forma mais eficiente de aumentar (e MUITO) as suas chances de CURA! Por isso, esteja atenta ao seu corpo e não coloque absolutamente NADA acima da sua saúde. Bora! Com a coragem sempre maior que os nossos medos, seguimos!”, finalizou Ana Furtado.
ANA MARIA BRAGA
No início deste mês, Ana Maria Braga recebeu o médico Antônio Carlos Buzaid, especialista em oncologia, que a tratou do câncer no pulmão mais recente e explicou que a apresentadora ainda não está 100% curada. Ele tem a intenção de implantar a imunoterapia no SUS (Sistema Único de Saúde), e explicou como isso ajudou no tratamento de Ana Maria Braga.
“Fiz um tratamento de imunoterapia, que tem efeitos colaterais bem menores que a quimioterapia e me ajudou a estar viva aqui até hoje. Não existe melhor exemplo que o meu. Tive um câncer de pulmão, fiz uma tomografia e em janeiro de 2020, foi bem grave porque o tumor veio metástatico”, disse a apresentadora.
“Eu me lembro como se fosse hoje. O Doutor Douglas me ligou e disse que tínhamos problemas”, começou o médico. Ele comentou algumas imagens da tomografia que Ana Maria Braga, onde mostrava que a apresentadora tinha o câncer espalhado pelo corpo, incluindo pulmões, rins e até no cérebro.
“Você é a mulher mais calma no consultório, porque não é possível uma pessoa se manter assim com uma situação preocupante. Na época, era necessário a início do tratamento com quimioterapia e imunoterapia e isso foi iniciado”. O médico ainda revelou que um novo estudo o fez misturar a quimioterapia tradicional com duas novas drogas que poderiam ajudar no tratamento.
“Acho que nós fomos bem com isso, pois em três anos e meio estamos aqui conversando. Agora, as chances de cura subiram muito. Três anos e meio depois em resposta completa, que é o termo que usamos, as chances vão para 90 e pouco”, completou. “Mas já está 100%”, brincou Ana Maria. “Toda vez que você vem fazer exame no consultório, eu confesso que fico um pouco apreensivo”, brincou o doutor Buzaid.
Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.