SARA: Entenda a doença que matou rapidamente Isabel do vôlei, aos 62 anos
Por Redação - 16/11/22 às 18:40
Maria Isabel Salgado, mais conhecida como Isabel do vôlei, morreu na madrugada desta quarta-feira, 16 de novembro. A atleta campeã mundial na categoria teve uma morte rápida um dia após ser diagnosticada com SARA (Síndrome Aguda Respiratória do Adulto).
Leia+: Galvão Bueno está fora da estreia da Copa do Mundo 2022
A amiga e produtora de cinema Paula Barreto, que produzia um documentário sobre a vida da atleta, disse a alguns amigos em comum que Isabel tinha sido diagnosticada com uma bactéria no pulmão.
“Fiz um call com ela na segunda-feira quando emplacamos o projeto que tenho com ela na HBO. Ela estava super feliz, me ligou depois eufórica. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, me disse que já tinha ido e testado negativo para covid. Na segunda à noite, foi dormir e passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça, já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI (Centro de Terapia Intensivo). Detectaram que a bactéria já tinha tomado todo o pulmão. Foi intubada e teve uma parada cardíaca às 4 da manhã hoje”, contou a produtora.
O QUE É SARA?
A Síndrome Aguda Respiratória do Adulto é uma condição na qual há acúmulo de fluidos nos pulmões, privando os órgãos de receberem oxigênio.
Também conhecida como Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), a doença pode ocorrer em pessoas que estejam gravemente doentes ou que tenham lesões significativas. Ela costuma ser fatal, e o risco aumenta com a idade e a gravidade da doença.
Pessoas com SDRA sofrem falta de ar intensa e, muitas vezes, são incapazes de respirar por conta própria, sem o apoio de um ventilador pulmonar. O tratamento inclui a administração de oxigênio, de fluidos e de medicamentos.
É considerada rara pelo Ministério da Saúde, que registra cerca de 150 mil casos por ano, mas costuma ser fatal, principalmente entre pacientes que já tenham lesões pulmonares provocadas por infecções anteriores ou entre fumantes. Em 2020, durante a pandemia, há a informação de que Isabel voltava fumar.
SINTOMAS
Entre os principais sintomas, além da falta de ar e do desconforto respiratório, também são comuns tosse e fraqueza muscular, devido à má circulação de oxigênio.
TRATAMENTO
O tratamento é feito com vasoconstritores e fornecimento de oxigênio extra para os pulmões. Quase sempre é necessária a internação e até mesmo a intubação pela boca ou pelo nariz.
MORTE RELÂMPAGO
Isabel, que foi incluída no grupo de trabalho sobre esportes do Governo de Transição de Lula (PT), contraiu uma bactéria pulmonar, diagnosticada na terça-feira, 15 de novembro, e morreu menos de 24 horas depois.
FAMOSOS LAMENTAM MORTE PRECOSE DE ISABEL DO VÔLEI
LULA, PRESIDENTE ELEITO
“Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei.”
POLIANA ABRITTA, APRESENTADORA
“Gosto quando vc deixa o cabelo desse jeito (todo enrolado)!”, assim ela se aproximou e começamos a conversar. E depois disso, a gente sempre parava o treino na academia um pouquinho pra conversar, principalmente sobre esperança! Era a Isabel… A Isabel do vôlei! A Isabel potência! A Isabel mãe, avó! A Isabel – brasileira – que nos encheu de orgulho! Que eu sempre admirei. E sempre vou admirar! Partiu cedo demais.”
GLENDA KOZLOWSKI, APRESENTADORA
“Se eu um dia eu quis jogar vôlei foi por causa dela e da Jacky! O esporte perde uma voz importante. Muito mais do que talento, que era excepciona, Isabel tinha postura. Tinha coerência. Tinha ideal. Tinha personalidade. Inteligente. Divertidíssima. Lutou pelos direitos do esporte. Lutou pela imagem e valorização da mulher atleta. Da mulher e os seus direitos e liberdade. Isabel sempre foi uma mulher a frente do nosso tempo. Nossos encontros eram sempre com conversas profundas sobre a vida, educação, filhos, netos e o futuro do esporte. Aprendi tanto com ela. Hoje é um dia muito triste.”
MAITÊ PROENÇA, ATRIZ
“Isabel do vôlei nos deixou. Que ventos malignos levam nossos melhores?! Nao foi Covid, foi uma gripe forte com uma dessas bactérias loucas que tomou conta do pulmão de atleta alegre, energética, linda, querida por todos. Meus sentimentos à família”
Isabel disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e migrou para o vôlei de praia nos anos 1990, sendo um dos nomes importantes para popularizar o esporte. Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.