Ídolos dos anos 2000 voltam à ativa e tentam reconquistar fãs

Por - 25/05/22 às 10:16

Manu Gavassi canta com McFly. Grupo fez sua última turnê no Brasil em 2011.Manu Gavassi canta com McFly. Foto: Lucas Ramos/AgNews

A vida de fã nunca foi fácil. Mas, nos anos 2000, ela não era das melhores. Foi uma época de transição entre os pôsteres colados nas paredes, coleções de revistas, recortes de jornais e CDs físicos para o frenesi de redes sociais e plataformas de streaming que vivemos atualmente.

Em determinado momento, nem a indústria fonográfica sabia mais o que fazer. Grandes ícones surgiram e desapareceram em poucos anos nesse momento. Agora, alguns desses nomes retornam à ativa e tentam se adaptar a uma realidade bastante diferente da época em que não saiam da boca do povo.

Leia+: Veja fotos da gravação do novo projeto de Arthur Aguiar

O mundo era outro. Câmeras digitais começavam a surgir e os primeiros celulares com câmeras produziam imagens sofríveis. Smartphones não eram sequer uma possibilidade. Então, gravar shows com celular na mão era algo quase impensável naquele momento. A quantidade de informações sobre seus ídolos também não era das melhores. Fóruns em sites duvidosos, comunidades no ex-falecido Orkut e blogs se tornavam fontes de notícias. O termo fake news ainda nem existia.

Naquele tempo, que parece outra era, revistas como Capricho, Atrevida e Toda Teen eram a grande fonte de notícias para muitos fandoms espalhados pelo país. Junto deles, pôsteres garantiam algum conteúdo para o público. Hoje, tudo vai parar nos stories e, se valer muito à pena, quem sabe no feed do Instagram.

Capricho e Toda Teen eram as grandes fontes de notícias dos fãs nos anos 2000.
Capricho e Toda Teen eram grandes fontes de notícias dos fãs nos anos 2000. Foto: Reprodução

Leia+: Famosos curtem o MITA Festival no Rio de Janeiro

Adaptar-se à nova realidade é um desafio para artistas e empresários. O modelo de negócio não é mais o mesmo. Ainda assim, vale a tentativa. De alguns anos para cá, diversos grupos se reaproximaram e colocaram seus ‘come backs’ em prática. O caso mais bem sucedido foi o de Sandy & Junior, que planejaram uma turnê pelo Brasil e foram parar em Nova York.

Projetos mais ousados não avançaram tanto. Um exemplo é o Rouge, que chegou até a ter um bloco no Carnaval de São Paulo, mas não extrapolou o ritmo Ragatanga. Os queridinhos mexicanos do RBD também ensaiaram um retorno, mas nada além de uma live – com preço amargo – no Natal de 2020. Grupos de admiradores torcem por uma turnê de reencontro até hoje.

Essa semana, o McFly faz turnê pelo Brasil. O quarteto britânico conquistou capas de revistas e milhares de fãs fiéis no país. Os intérpretes de “Lies” encheram aeroportos e despertaram o espírito fanático em muitos adolescentes que já beiram (ou até passam) dos trinta anos.

Leia+: Pai queima R$17 mil em ingressos para show de Olívia Rodrigo

RETORNOS QUE AGITARAM O CORAÇÃO DOS FÃS

Rouge

As meninas do Rouge fizeram turnê de reencontro em 2018 para comemorar os 15 anos da girl band. O grupo foi sensação no país entre 2002 e 2005. Após várias tentativas de retorno, elas só subiram no palco mesmo em 2017, para um show na festa Chá da Alice, no Rio de Janeiro.

Depois disso, fizeram uma turnê pelo Brasil, embalaram um bloco de Carnaval em São Paulo e até prometeram o lançamento de álbum com músicas inéditas.

RBD

Quem foi adolescente na segunda metade dos anos 2000 conheceu Rebelde muito bem. A novela mexicana foi o grande fenômeno do horário nobre do SBT. O RBD, sexteto formado a partir da novela movimentou o país entre 2005 e 2008, com o auge em 2006, numa mega turnê por todo o Brasil.

Por aqui, Anahi, Dulce Maria, Maite Perroni, Alfonso, Christopher e Christian gravaram três dos sete DVDs da banda. Eles cantaram no aniversário de Brasília, fizeram churrasco com o então Presidente Lula e precisaram de um forte esquema de segurança para driblar as fãs que lotaram os hotéis por onde passavam.

Em 2020, quatro dos seis membros voltaram ao estúdio para gravar uma live paga pelos fãs. O encontro mundial de fãs trouxe ares de esperança de uma futura turnê internacional que passaria por algumas capitais do Brasil. Por enquanto, nada feito e o jogo se inverteu. Agora, quatro dos seis membros já descartaram a possibilidade de um reencontro.

McFly

Voltaram ao Brasil para uma turnê em 2022, após shows cancelados por causa da pandemia. A última passagem da banda por aqui foi em 2011, com a “Above The Noise Tour”. Numa tentativa vil de entrar na nova onda do mercado musical, eles ‘perderam a mão’ com o estilo do álbum, um fiasco de público e crítica.

Após lançarem dois álbuns de estúdio nos últimos anos, chegou a vez do quarteto provar que a essência do rock britânico ainda habita sua identidade e restaurar a credibilidade com os fãs brasileiros. Com muitas surpresas nos shows ao vivo, nem a rouquidão de um dos vocalistas desanimou o público.

Manu Gavassi, fã declarada do grupo, cantou com a banda em São Paulo. Nah Cardoso, outra admiradora e agora influencer, acompanha os meninos pelo país. A nostalgia chega com força!

Manu Gavassi canta com McFly. Grupo fez sua última turnê no Brasil em 2011.
Manu Gavassi canta com McFly. Foto: Lucas Ramos/AgNews

Sandy e Junior

Em 2019, Sandy e Junior fizeram uma turnê por todo o Brasil, que acabou virando especial no Globoplay, com série documental e tudo mais. A princípio, o projeto contaria com uma série de datas exclusivas e parecia ousado, mas bastante simples. Mas, a reação do público não foi nada básica e a turnê foi um sucesso. Novas datas em São Paulo e no Rio de Janeiro precisaram entrar na agenda para dar conta da demanda.

No final das contas, “Nossa História” teve show na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, para mais de 120 mil pessoas. A turnê chegou à Europa e aos Estados Unidos. Um frenesi que levou o coração dos fãs da dupla, que se separou em 2007, bater num ‘turu turu’ muito mais rápido que o normal.

Os irmãos Sandy e Junior provaram para a indústria musical que o Brasil sabe – e muito bem – como preparar grandes eventos. Shows de luzes, pirotecnia e música ao vivo combinaram o que pouca gente consegue fazer ao redor do mundo.

KLB

Em 2022, o KLB sai em turnê pelo Brasil com a Turnê 20+2, celebrando os 22 anos de carreira dos irmãos Kiko, Leandro e Bruno. Outra sensação nos anos 2000, o trio estreou na televisão no “Domingo Legal”, programa apresentado por Gugu Liberato no SBT.

Os meninos anunciaram a turnê nostálgica durante participação no Altas Horas, em abril desse ano. Entre junho e julho, eles passam por 12 cidades diferentes, entre elas Manaus, Belém, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Maceió, entre outras.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---