André Marques critica bebida do Pantanal e é detonado pelo público
Por Flavia Cirino - 07/05/22 às 17:40
De volta ao comando do “É de Casa”, neste sábado, 07 de maio, André Marques se tornou alvo de críticas dos internautas. Isso porque o programa exibiu uma reportagem na qual a repórter Tati Machado mostrou o tereré, bebida típica do Pantanal, região que ambienta a atual novela do horário nobre da Globo.
Leia +: Relembre o flerte entre André Marques e Maria Cândida
Os atores José Loreto e Guito, que vivem o Tadeu e Tibério na trama de Bruno Liperi, ensinaram como a bebida é feita. Tati confessou que não havia gostado muito da bebida e levou a iguaria para ser degustada por Eriberto Leão, Jojo Todynho, Vitória Strada, Luciano Quirino e Olivia Araújo.
A repórter, em seguida, surgiu no estúdio do É de Casa, com uma provinha para que Patrícia Poeta, Manoel Soares, Talitha Morete e André Marques também experimentassem. Novamente a repórter afirmou que não havia curtido a bebida. E então, ao experimentar, André Marques disparou:
Uma das piores coisas que eu já tomei na minha vida. Horrível”.
Gaúcha acostumada com o sabor forte do chimarrão, Patrícia Poeta logo se pronunciou: “André, assim você acaba com a gente”, rebateu. “Parece boldo”, insistiu André Marques. “Me falaram que é igual comida japonesa, quanto mais você vai provando, você vai se acostumando”, disse Tati Machado.
“Acho impossível eu me acostumar com isso”, insistiu André Marques.
Leia +: Tudo o que você precisa saber sobre a novela ‘Pantanal’
“Desde criança a gente está acostumado a ver os nossos familiares, parentes, numa roda de chimarrão, e vai passando, é muita coisa muito cultural”, comparou Patrícia.
Os internautas não perdoaram a indelicadeza de André Marques e detonaram o artista. Confira algumas reações.
TERERÊ É A BEBIDA MAIS CONSUMIDA DO PANTANAL
Não se sabe ao certo a origem do tereré. Alguns dizem que era um costume indígena antes mesmo da colonização espanhola e portuguesa no território que hoje compreende Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Outra vertente diz que a bebida surgiu durante a Guerra do Chaco (1932-1935), quando soldados, acostumados com o chimarrão, tomavam a infusão da erva-mate em água fria para não precisar acender fogo, o que chamaria atenção de tropas inimigas.
Em terras pantaneiras o tereré é a bebida mais consumida. As rodas de tereré são eventos sociais repetidos algumas vezes ao dia onde as pessoas se reúnem para conversar e compartilhar o preparado.
Nas comitivas de transporte de animais o consumo da bebida se torna mais individualizado. Isso se dá por conta da posição que cada peão precisa manter ao redor do gado.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino