Canal Brasil exibe programação especial no Dia Internacional da Mulher

Por - 06/03/22 às 15:00

Canal BrasilDivulgação

8 de março é o Dia Internacional da Mulher, uma data de celebração e luta ao redor do mundo pela igualdade de gênero. Para reforçar a importância da pluralidade no cinema brasileiro — um dos pilares fundamentais do Canal Brasil -, na data, o canal dedica sua grade exclusivamente a filmes, séries e programas dirigidos ou protagonizados por mulheres, totalizando quase 24h de programação especial. Confira o cronograma completo abaixo:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER:

Terça-feira, dia 08/03, a partir das 7h, no Canal Brasil.

7h00 — Maratona da série “Confissões de Mulheres de 50”, de Domingos Oliveira e Renata Paschoal

Sinopse: A série de Domingos Oliveira e Renata Paschoal traz quatro amigas cinquentenárias que se reencontram semanalmente em um tradicional restaurante da zona sul carioca para discutir dilemas da vida.

10h45 — Maratona da série “Rio de Topless”, de Ana Paula Nogueira

Sinopse: Intercalando entrevistas com imagens de ensaios de mulheres de seios à mostra na orla do Rio de Janeiro, a produção dá luz a figuras icônicas do feminismo como Leila Diniz; o papel revolucionário de atrizes e cineastas como Helena Ignez; a influência do carnaval como festa libertária e a pressão da censura em pleno século 21.

13h15 — Maratona da série “O Que Querem as Mulheres

Sinopse: Na atração, Heloísa Buarque de Holanda discute as vertentes do feminismo, mostra como a desigualdade afeta mulheres nas mais variadas escalas e discute caminhos para acabar com o machismo e construir uma sociedade mais igualitária. Cada episódio traz um prisma para olhar a história, os avanços e as dificuldades causadas pelo machismo e pelo patriarcado.

15h05 — Maratona da série “Elis — Viver é Melhor que Sonhar”, de Hugo Prata

Sinopse: Cantora desde a infância, Elis Regina entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil, a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

17h35 — Maratona da série “Para Onde Vamos”, de Claudia Alves

Sinopse: Minissérie que apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil através da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país. Com entrevistas e imagens dos bastidores da atuação de mulheres negras, PARA ONDE VAMOS apresenta uma narrativa de ação, potência e perspectiva positiva que desconstrói e subverte os espaços marcados por exclusão e violência. Áurea Carolina (Minas Gerais), Elaine Ferreira do Nascimento (Piauí), Paula Beatriz de Souza Cruz (São Paulo), Anielle Franco (Rio de Janeiro) e Vilma Reis (Bahia) são as personagens que, de dentro da política institucional ou na sociedade civil, atuam em seus territórios e são representantes da maior força de progresso e renovação hoje no Brasil.

18h50 — Maratona da série “Entre Irmãs”, de Breno Silveira

Sinopse: Pernambuco, década de 1930. Luzia (Nanda Costa) e Emília (Marjorie Estiano) são irmãs que vivem na pequena Taguaritinga do Norte, ao lado da tia Sofia (Cyria Coentro), que lhes ensinou o ofício de costureira. Enquanto Emília sonha em se mudar para a cidade grande, Luzia se conforma com a realidade ao mesmo tempo em que lida com as dificuldades de ter um braço atrofiado, por ter caído de uma árvore quando criança. A vida destas três mulheres muda por completo quando o cangaceiro Carcará (Júlio Machado) cruza seu caminho, obrigando-as a costurar para o bando que lidera.

21h45 — Edição especial do programa “Cinejornal

22h00 — Estrangeiro Film Festival: “Verão 1993”, de Carla Simón

Sinopse: A pequena Frida (Laia Artigas) é uma criança em crise. Depois de perder o pai, ela sofre também com a morte da mãe, devido a uma doença que ela ainda não é capaz de compreender. A garota é obrigada a se mudar para a casa dos tios, em outra cidade. Apesar do afeto e compreensão da família, Frida manifesta um comportamento agressivo, especialmente com a prima mais nova.

0h — Curta na Tela

0h30 — Cine-Delas: “Alcione — O Samba é Primo do Jazz”, de Angela Zoé

Sinopse: Conheça a trajetória da cantora Alcione, a Marrom, a partir de suas referências artísticas e suingue inconfundível, o início no mundo da música e o vínculo com família e amigos.

01h40 — Filme “Amor Maldito”, de Adélia Sampaio

Sinopse: Fernanda e Sueli vivem um tórrido romance. A relação passa por crises e Sueli acaba caindo nos braços de um mulherengo. Grávida e sem apoio, ela se suicida, mas as suspeitas da morte recaem sobre Fernanda.

03h00 — Maratona do programa “Sobrepostas”, apresentado por Ana Cañas

Sinopse: Ana Cañas conversa com mulheres queer, cis e trans sobre sexo, prazer e autoconhecimento.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.