Gloria Pires: Uma carreira extensa de grandes sucessos

Por - 15/07/23 às 09:00 - Última Atualização: 14 julho 2023

Retrato Gloria PiresReprodução/Instagram/@gpiresoficial

Atualmente, Gloria Pires está no ar como a Irene de “Terra e Paixão”, novela exibida pela Rede Globo, e faz o maior sucesso.

Porém, a atriz de 59 anos começou sua carreira bem cedo. Com apenas oito anos, a artista estreou na televisão aparecendo na nova abertura que a TV Globo gravou para a reexibição da novela “A Pequena Órfã”, produzida originalmente pela TV Excelsior.

Desde então, Gloria foi ganhando cada vez mais papéis importantes e construindo uma linda carreira de sucessos. Pensando nisso, nós do OFuxico, relembramos as inúmeras personagens de sucesso interpretadas por Gloria Pires.

CONFIRA!

Fátima, em “Selva de Pedra” (1972)

Gloria Pires estreou ainda criança na TV e interpretou Fátima em “Selva de Pedra”, novela da Rede Globo. A personagem é uma das crianças que vive na pensão de Fany (Heloísa Helena).

Fátima (Gloria Pires) em Selva de Pedra
Fátima (Gloria Pires) em Selva de Pedra – Foto: Divulgação/Selva de Pedra/TV Globo

Letícia, em “Duas Vidas” (1976)

Em 1976, Gloria Pires atuou em “Duas Vidas”, da TV Globo, interpretando Letícia, uma menina mimada que sabe que o pai é capaz de tudo para satisfazê-la. A jovem se aproveita disso e acredita que o pai é um milionário.

Letícia (Gloria Pires) em Duas Vidas
Letícia (Gloria Pires) em Duas Vidas – Foto: Divulgação/Duas Vidas/TV Globo

Marisa, em “Dancin’ Days” (1978)

Em 1978, Gloria fez sucesso ao trabalhar em “Dancin’ Days”, da Globo. Na trama, ela interpretou Marisa, uma adolescente mimada e com temperamento rebelde.

Marisa (Gloria Pires) em Dancin' Days
Marisa (Gloria Pires) em Dancin’ Days – Foto: Divulgação/Dancin’ Days/Nelson Di Rago/TV Globo

Zuca, em “Cabocla” (1979)

Em 1979, Gloria Pires deu vida à Zulmira, mais conhecida como Zuca, em “Cabocla”, da TV Globo. Moça do interior, cabocla simples, trigueira e bela. Charmosa na sua simplicidade, quase inocente.

Zuca (Gloria Pires) em Cabocla
Zuca (Gloria Pires) em Cabocla – Foto: Divulgação/Cabocla/Nelson Di Rago/TV Globo

Maria José, em “As Três Marias” (1980)

Em 1980, Gloria Pires protagonizou a novela “As Três Marias”, da Rede Globo, ao lado de Maitê Proença e Nádia Lippi. Na trama, a atriz deu vida à Maria José, que não admite a separação de seus pais.

A moça é professora primária e muito religiosa. Além disso, evita se envolver amorosamente, com medo de sofrer como a mãe, apesar de ser extremamente carente.

Maitê Proença, Nádia Lippi e Gloria Pires em As Três Marias
Maitê Proença, Nádia Lippi e Gloria Pires em As Três Marias – Foto: Divulgação/As Três Marias/TV Globo

Celina, em “Partido Alto” (1984)

Em “Partido Alto”, da TV Globo, Gloria Pires interpretou Celina, uma jovem de personalidade forte e independente, sempre entrando em conflito com o pai por não aceitar seu envolvimento com a contravenção.

Celina (Gloria Pires) em Partido Alto
Celina (Gloria Pires) em Partido Alto – Foto: Divulgação/Partido Alto/TV Globo

Rosalía, em “Direito de Amar” (1987)

A novela “Direito de Amar”, da Globo, começa com Rosália (Gloria Pires) aos 14 anos e segue até que ela complete os 17. A jovem conhece seu grande amor em um baile de máscaras, na celebração da passagem de ano. Porém, não pode ficar com ele por conta de um casamento arranjado por seu pai.

A jovem, bela, doce e meiga, tem uma personalidade forte, mas aceita o casamento arranjado. Cumpre a palavra do pai, mas não entrega seu corpo e muito menos seu coração ao marido.

Gloria Pires e Lauro Corona em Direito de Amar
Gloria Pires e Lauro Corona em Direito de Amar – Foto: Divulgação/Direito de Amar/TV Globo

Maria de Fátima, em “Vale Tudo” (1988)

Em “Vale Tudo”, da Rede Globo, Gloria interpretou Maria de Fátima, uma jovem ambiciosa e sem escrúpulos, tem um desejo de ascensão social quase doentio.

Gloria Pires, como Maria de Fátima, em Vale Tudo
Gloria Pires, como Maria de Fátima, em Vale Tudo – Foto: Divulgação/Vale Tudo/Bazílio Calazans/TV Globo

Ruth e Raquel, em “Mulheres de Areia” (1993)

Em “Mulheres de Areia”, da Rede Globo, Gloria Pires fez sucesso ao interpretar as irmãs gêmeas Ruth e Raquel. Apesar de idênticas, as irmãs são completamente diferentes. Ruth é uma professora primária meiga, bonita e simples.

Já Raquel é ambiciosa, extrovertida e toma para si o que a vida pode lhe oferecer. É sensual e usa de todas as armas para conseguir seus objetivos.

Gloria Pires, como as gêmeas Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia
Gloria Pires, como as gêmeas Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia – Foto: Divulgação/Mulheres de Areia/TV Globo

Marieta/Rafaela em “O Rei do Gado” (1996)

Em 1996, Gloria Pires viveu a impostora Rafaela, que usava o nome de Marieta.  Jovem bonita e esperta, aparentemente muito sofrida. A trama apresenta a personagem como uma impostora, mas há um mistério que cerca Marieta e, aos poucos, a história vai revelando quem ela realmente é.

Marieta/Rafaela (Gloria Pires) em O Rei do Gado
Marieta/Rafaela (Gloria Pires) em O Rei do Gado – Foto: Divulgação/O Rei do Gado/Arley Alves/TV Globo

Nice, em “Anjo Mau” (1997)

Em 1997, a atriz interpretou Nice em “Anjo Mau”, da Rede Globo. A personagem é ambiciosa e dissimulada. Esconde suas maldades e agressividade, mas também é capaz de sentimentos sinceros. Tem gestos, olhar e voz suaves, mas dissimula suas atitudes violentas e agressivas. Seu lado escuro e mau só é conhecido pelo telespectador.

Nice (Gloria Pires) em Anjo Mau
Nice (Gloria Pires) em Anjo Mau – Foto: Divulgação/Anjo Mau/Jorge Baumann/TV Globo

Júlia, em “Belíssima” (2005)

Em 2055, Gloria Pires arrasou ao trabalhar em “Belíssima”, da Rede Globo, interpretando Júlia. A moça nunca conseguiu superar a beleza mítica de sua falecida mãe e sofre com a cobrança da avó para que tenha uma postura diferente em relação à sua aparência e a suas atitudes.

Júlia (Gloria Pires) em Belíssimas
Júlia (Gloria Pires) em Belíssimas – Foto: Divulgação/Belíssima/Kiko Cabral/TV Globo

Lúcia, em “Paraíso Tropical” (2007)

Em 2007, a artista atuou em “Paraíso Tropical”, da Rede Globo. Independente, íntegra e inteligente, Lúcia (Gloria Pires) não tem medo de enfrentar a vida.

Lúcia (Gloria Pires) em Paraíso Tropical
Lúcia (Gloria Pires) em Paraíso Tropical – Foto: Divulgação/Paraíso Tropical/João Miguel Junior/TV Globo

Roberta, em “Guerra dos Sexos” (2012)

Em “Guerra dos Sexos”, Gloria Pires interpretou Roberta, que assume a direção da fábrica após a morte do marido e alia-se a Charlô (Irene Ravache) na disputa entre homens e mulheres.

Roberta (Gloria Pires) em Guerra dos Sexos
Roberta (Gloria Pires) em Guerra dos Sexos – Foto: Divulgação/Guerra dos Sexos/João Cotta/TV Globo

Beatriz, em “Babilônia” (2015)

Beatriz, interpretada por Gloria Pires em “Babilônia”, é chantageada por sua amiga de infância que sente inveja dela. A rival tem um vídeo que mostra Beatriz e o motorista do marido aos beijos. Por conta disso, mantém a inimiga por perto.

Beatriz (Gloria Pires) em Babilônia
Beatriz (Gloria Pires) em Babilônia – Foto: Divulgação/Babilônia/Alex Carvalho/TV Globo

Elizabeth/Duda, em “O Outro Lado do Paraíso” (2017)

Em “O Outro Lado do Paraíso”, Gloria Pires interpretou Elizabeth, que ao cair em uma armação do sogro, forja a própria morte e a se afasta de todos que ama. Após desaparecer, troca de identidade e é conhecida como Duda.

Gloria Pires em O Outro Lado do Paraíso
Gloria Pires em O Outro Lado do Paraíso – Foto: Divulgação/O Outro Lado do Paraíso/Marília Cabral/TV Globo

Lola, em “Éramos Seis” (2019)

Lola é o apelido carinhoso de Eleonora Lemos (Gloria Pires), que vive para cuidar dos filhos e do marido. Esposa e mãe devotada, tem como orgulho da vida a casa onde mora com a família, comprada por meio de um financiamento.

Lola (Gloria Pires) em Éramos Seis
Lola (Gloria Pires) em Éramos Seis – Foto: Divulgação/Éramos Seis/Raquel Cunha/TV Globo

Irene, em “Terra e Paixão” (2023)

Atualmente, Gloria Pires interpreta Irene em “Terra e Paixão”, da Rede Globo. Manipuladora e misteriosa, a mulher tenta mover suas peças para fazer a cabeça do marido a escolher um dos seus filhos para assumir os negócios da fazenda no futuro, embora seja o enteado quem detém os maiores conhecimentos sobre agronegócio. Cada dia mais, a moça se mostra uma vilã e prova que não mede esforços para conseguir o que quer.

Além disso, Gloria também já fez muito sucesso no cinema em filmes como “O Guarani”, “Se Eu Fosse Você”, “Linda De Morrer”, entre outros.

Irene (Gloria Pires) em Terra e Paixão
Irene (Gloria Pires) em Terra e Paixão – Foto: Divulgação/Terra e Paixão/Estevam Avellar/TV Globo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!


×