Parabéns Ingrid! Relembre a trajetória da atriz que marcou o humor brasileiro
Por Redação - 05/07/21 às 06:00 - Última Atualização: 2 julho 2021
Com um carisma único, muito talento e um sorriso bastante conhecido entre os brasileiros, Ingrid Guimarães merece muito mais do que parabéns! A atriz, que completa 49 anos nesta segunda-feira (5), já acumula quase 30 anos de carreira e -pasmem- é uma das atrizes brasileiras mais vistas no cinema atualmente, acumulando mais de 21 milhões de pessoas que já a assistiram nas telonas só nesta década. Chique né?
Veja+: Ingrid Guimarães relembra brincadeira de Paulo Gustavo
Justamente para não deixar essa tão especial passar em branco, principalmente em um momento em que ela vem acompanhada de uma mistura de emoções, já que um dia antes, no último domingo (4), fez dois meses da morte de Paulo Gustavo, grande amigo de Ingrid, OFuxico relembrou um pouquinho da trajetória da atriz, além de separar nomes de grandes obras que marcaram a sua carreira!
Confira!
Pontapé na carreira
Nascida em Goiânia, a atriz se mudou para o Rio de Janeiro aos 13 anos e logo cedo começou a se dedicar aos estudos de teatro, passando pela escola O Tablado, além de fazer cursos com Antunes Filhos, em São Paulo, onde atuou na peça “O Diário de Anne Frank”.
Foi só em 1993 que Ingrid estreou na televisão, na novela “Mulheres de Areia”, da Rede Globo, em que interpretou a empregada da personagem de Viviane Pasmanter, Jurema. Em seguida, a loira já ganhou espaço no programa humorístico Chico Total e na telenovela “Por Amor”, em que interpretou Tereza, empregada de Sirléia.
Veja+: Ingrid Guimarães revela que não sabe lidar com haters
Foi a partir de 1992 que a vida da artista começou a mudar. Mesmo que o papel como protagonista nas novelas só tenha chegado em 2010, na novela “Caras e Bocas”, Ingrid estrelou na peça “Confissões de Adolescente”, que ficou em cartaz por quatro anos. A história fez tanto sucesso que não só virou um livro como atraiu aproximadamente 800 mil espectadores aos teatros em que foi apresentada. Com esse trabalho, a loira ganhou o Prêmio Cantão de Teatro Jovem, na categoria melhor atriz. Vale lembrar que ela foi coautora da atração, junto com a atriz Maria Mariana.
“Esta peça foi muito importante na minha vida pessoal e profissional porque, além de ser uma adolescente, estava descobrindo o meu lugar na profissão. E foi lá que comecei o meu caminho”, escreveu. “Foi lindo nosso encontro. Teve gosto de saudade, sensação de que a vida passa e certeza de que valeu a pena. O teatro foi muito generoso comigo. Nele aprendi tudo. Nele confesso que vivi… e muito”, disse ela, em entrevista ao BlogLog, ao reencontrar o elenco após dez anos.
Leandra Borges
Um dos grandes sucessos da carreira de Ingrid Guimarães é a peça “Cócegas”, na qual contracena com a amiga e atriz Heloísa Périssé. Em 2011, a produção completou 10 anos em cartaz e tinha retorno previsto para 2021. O papel interpretado pela atriz, a modelo Leandra Borges, criado para a peça, fez tanto sucesso que, em 2008, a humorista ganhou espaço no “Fantástico” interpretando a personagem com o quadro “As Super Dicas de Moda de Leandra Borges”, onde teve o encontro inusitado de Leandra com sua deusa suprema, a modelo Gisele Bündchen. Não só isso, ela também participou do “Programa do Jô” e arrancou risadas dos espectadores.
Principais filmes pra você não perder
Colecionando risadas dos espectadores, Ingrid já fez parte de vários filmes que deixaram a sua marca nas lembranças de vários espectadores. “Minha Mãe É Uma Peça”, estrelado por ninguém menos que Paulo Gustavo (Dona Hermínia), é um deles. No primeiro filme da saga, Ingrid interpreta a arrogante Soraya, namorada de Carlos Alberto (Herson Capri), ex-marido de Dona Hermínia.
Veja+: ‘Para o humor é o fim de uma era’, diz Ingrid Guimarães sobre Paulo Gustavo
Aposentada, Dona Hermínia, que está sempre pegando no pé dos filhos, escuta eles conversando e a chamando de chata, além de rasgaram elogios à nova namorada do pai. Sem conter a tristeza, a mãe coruja foge de casa e deixa todos preocupados. Ingrid Guimarães arranca risadas com a personagem, que tem um perfil descolado e que detesta crianças.
Mas se tem gente que acha que Ingrid se dá bem com personagens desse estilo, como mãe superprotetora ela também arrasa. No filme “Fala Sério, Mãe”, de 2017, Ângela Cristina, personagem de Ingrid, é mãe da adolescente Maria de Lourdes (Larissa Manoela) e precisa lidar com as dificuldades e delícias de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Na trama, ela vive uma montanha-russa de emoções, medos e frustrações. Por outro lado, a filha Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações, típicas de mãe e filha. Além de emocionante, o filme traz muitos momentos divertidos para a família.
Por último, mas não menos importante, na saga “De Pernas pro Ar”, que conta com três filmes, Ingrid é Alice, que já passou dos 30, é casada com João (Bruno Garcia), tem um filho e é uma executiva bem sucedida. Na verdade, ela é uma típica workaholic, que tenta se equilibrar entre a rotina de trabalho e a família, mas perde o emprego e o marido no mesmo dia. É quando ela passa a contar com a ajuda da vizinha Marcela (Maria Paula), que mostra que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Para isso, Alice vira sócia da nova amiga em um sex shop falido e descobre os prazeres dos sex toys.
Os filmes vão acompanhando a trajetória de Alice e a sua busca por alguns momentos de paz, além de trazer muitas cenas divertidas.
Além deles, outros filmes que também contaram com a participação de Ingrid foram “Um Show de Verão”, estrelado por Angélica, em que interpretou a vilã Jaqueline, “Polaroides Urbanas”, de Miguel Falabella, “Loucas para casar” etc.
Novelas que marcaram
Além das suas participações como coadjuvantes, Ingrid voltou para as telenovelas depois de 12 anos afastada e estrelou como protagonista de “Caras e Bocas”, em 2009, interpretando Symone, amiga e sócia de Dafne (Flávia Alessandra). Não só isso, em 2013, a atriz voltou às novelas, em Sangue Bom, na qual interpreta sua primeira vilã, a ardilosa Tina Leão.
Em 2017, atuou como Elvira Matamouro, em “Novo Mundo” que é apaixonada por Joaquim (Chay Suede). Atriz da mesma companhia do jovem, ela se aproveitou de uma bebedeira do colega para obrigá-lo a casar-se com ela. Desde então, nunca mais deu sossego ao pobre rapaz. Elvira é uma verdadeira peste, mas muito engraçada.
Em “Sangue Bom”, Ingrid também deixou a sua marca e brilhou ao viver a personagem Silvana Nolasco (Felismina Maria Bezerra Leite).
Modo Mãe
Atualmente, Ingrid Guimarães vem fazendo um lindo trabalho a frente de “Modo Mãe”, da GNT. Depois de investigar o universo do humor, da tecnologia e os efeitos da pandemia, a atriz voltou a direcionar seu olhar para outra questão profundamente pessoal para ela. A atriz e produtora aborda o assunto que é o maior desafio da vida da esmagadora maioria das mulheres: a combinação da maternidade com a vida profissional. Conseguir coordenar as duas atividades é um desafio que ultrapassa idade, classes sociais ou acesso a soluções de ponta.
Veja+: Ingrid Guimarães dedica seu novo programa sobre mães a Paulo Gustavo
Sempre se posicionando nas redes sociais e buscando aprender cada vez mais, o programa trata de assuntos cada vez mais pertinentes e leva à reflexão sobre temas importantes, que podem transformar a forma de olhar para a vida.
Ou seja: Não é à toa que Ingrid tem um dos rostos mais lembrados quando o assunto é artistas brasileiros. Não só pelo talento, mas por estar sempre aproveitando a sua influência para falar de pontos importantes e instigar a reflexão, a humorista merece, e muito, vários parabéns!
Não só para que ela seja forte para passar por esse momento tão difícil, mas por continuar trazendo tanta alegria, mesmo em tempos sombrios, para os brasileiros.
Parabéns Ingrid!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.