Viviane Araújo e outras rainhas nos 40 anos do Sambódromo do Rio
Por Esther Rocha - 17/01/24 às 12:37 - Última Atualização: 30 janeiro 2024
Nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, que há 40 anos é o epicentro dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro, foi palco de uma celebração emocionante. Diversas rainhas de bateria e musas do Carnaval se reuniram para homenagear o icônico local.
Estiveram rainhas de primeira grandeza como Viviane Araújo, rainha de bateria do Salgueiro, Erika Januza, da Viradouro e Lexa, da Unidos da Tijuca. Tati Minerato, Juliana Souza, Fabíola de Andrade e Wenny Isa, da Portela, também marcaram presença.
O evento foi conduzido pelo carnavalesco Milton Cunha e pela jornalista Mariana Gross. O Sambódromo, inaugurado em 1984, tem sido o coração pulsante do Carnaval carioca e um símbolo de brasilidade.
História de glória e momento complicado
Os desfiles de Carnaval na cidade do Rio de Janeiro tiveram início oficialmente em 1932, percorrendo diferentes locais da cidade, como a Praça XI, Presidente Vargas, Presidente Antônio Carlos e até mesmo o Estádio de São Januário. A própria Avenida Marquês de Sapucaí já foi um dos berços dessa festa antes de se tornar o lar definitivo do samba.
Comemorações a parte, o Sambódromo enfrenta a possibilidade de mudanças em sua gestão. Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pode transferir a administração da Marquês de Sapucaí para o governo estadual, incluindo o Terreirão do Samba e o Centro Administrativo São Sebastião (Cass). A decisão agora aguarda a sanção do governador Cláudio Castro, e a polêmica em torno dessa possível mudança promete ser debatida nos tribunais.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.