Além de Suzane, quais criminosos ganham produções de true crime?

Por - 28/09/23 às 19:00

Caso RichtofenCaso Richtofen: Outros casos true crime que ganharam produções (Reprodução/Divulgação)

Para o final de outubro, a Prime Video prepara o lançamento da terceira parte de “A Menina Que Matou Os Pais”. Intitulado de “A Confissão” e chegando em 27 de outubro, o filme traz um projeto audiovisual que conta como Suzanne Von Richtofen e os irmãos cravinhos mataram Manfred e Marízia von Richtofen. Nesta parte que finaliza a história contada e roteirizada por Ilana Casoy e Raphael Montes, temos o fatídico dia que os três assumiram a culpa do crime e as investigações foram colocadas no rumo mais certeiro.

Além desta trilogia que conta o caso de Richtofen, existiram outros projetos do audiovisual que exploraram a verdade por trás das mentes que fizeram crimes que deixaram todos muito chocados com o nível de crueldade e de frieza.Vamos a alguns:

Elise Matsunaga

Não propriamente um filme ou uma dramatização, Elise Matsunaga ganhou um documentário onde falou publicamente pela primeira vez depois de cometer um assassinato contra Marcos Matsunaga em 2012. Lá em “Era Uma Vez Um Crime”, foi um explorado um pouco mais sobre as questões que levaram a viúva a cometer o crime hediondo de morte e esquartejamento com ocultação do cadáver.

O documentário acabou recebendo algumas críticas pelo modo que foi retratado: Alguns acharam que ocorreu uma romantização da criminosa. Outros acharam que o projeto deu uma segunda chance para as pessoas entenderem ela e suas motivações.

João de Deus

Outro projeto documental é o “Em Nome de Deus”. O documentário dirigido por Pedro Bial e disponível no Globoplay trouxe à tona todos os crimes de João de Deus, o médium curandeiro de Goiânia que abusou sexualmente de diversas mulheres, além de outros crimes que envolvem sonegação, lavagem de dinheiro, mortes e assassinatos… Um verdadeiro terror. O negócio fica mais aprofundado com os depoimentos fortes de 7 mulheres e mais algumas que deixam o caso ainda pior e mais complexo.

Isabela Nardoni

O caso de Isabela acaba sendo o mais recente a ganhar um documentário. Produzido pela Netflix, a produção traz os dois lados: A mãe e a família, junto e apoiado dos advogados e investigadores, contrapondo-se com a defesa do casal Anna Jatobá e Alexandre Nardoni. Também foi um outro caso de dividir opiniões, já que para alguns telespectadores, abriu-se a possibilidade de uma ‘injustiça’. Mas, por outro lado, a acusação traz provas e relatos consistentes para mostrar a culpa do casal, elogiado inclusive pela mãe da eterna Isabela, Ana Carolina.

Daniella Perez

O documentário foi a primeira produção que explorou o terrível caso da morte trágica de Daniella Perez, assassinada por Guilherme de Pádua e Paula Thomas. A data de lançamento foi justamente com o aniversário do crime, após 30 anos, e também coincidiu com a morte de Guilherme logo depois, morto por um infarto fulminante no aniversário da novela “Explode Coração”. A produção é do HBO MAX.

VIP, mas nem tanto!

Um longa super famoso e muito emblemático é o “VIP’s”, com Wagner Moura no papel de Marcelo Nascimento. Ele acabou se passando pelo filho do dono da Gol, a companhia aérea. O que ninguém desconfiava é que ele era um farsante e tinha um transtorno de identidade, se passando por vários outros nomes, chegando a alegar ser Líder do PCC. Ele dominou as antigas colunas sociais e deu até entrevista para o Amaury Jr.

Dahmer

Um caso muito difícil de acompanhar é o de Jeffrey Dahmer. O serial killer matou várias vítimas negras e homossexuais para satisfazer seus instintos psicopatas. O responsável ao dar vida para o criminoso é Evan Peters e a série é de Ryan Murphy. Vale destacar que a produção, para maiores, trouxe grandes polêmicas pelo nível brutal e sensações de desconforto que causou em cima de diversos telespectadores, mas acabou sendo renovada para mais temporadas.

174

Não poderíamos deixar de falar do pioneiro de filmes e produções de true crime antes mesmo de ser um dos focos das grandes produções. O “Última Parada 174” fala sobre o sequestro do Ônibus que manteve reféns por cinco horas e terminou tragicamente com uma grande chacina. O responsável sobreviveu: Sandro do Nascimento teve a sua história contada e explorada durante o filme.

Outros casos

O true crime no Brasil tem muitos lados: Podcasts ( “A Mulher da Casa Abandonada”; “Praia de Ossos”); outros documentários (Caso de Flordelis) e também séries com foco em outros grandes crimes que não ganharam algo nos cinemas ou plataformas de streaming (“Investigação Criminal”). Tem também aqueles que ainda vão chegar as telas, como o caso do Maníaco do Parque e será protagonizado pelo Silvero Pereira. Vale também destacar os filmes e documentários que exploram casos como a tragedia da Boate Kiss e o caso do assassinato de Marielle Franco.

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha