Saiba quais filmes e séries terão prioridade, após greve dos roteiristas

Por - 28/09/23 às 17:14

Imagens de divulgação de Wandinha, Stranger Things, Velozes e Furiosos 10 e EuphoriaFotos: Divulgação/Netflix/Universal/HBO

Após quase cinco meses de negociação, a greve dos roteiristas de Hollywood chegou ao fim nesta semana. Durante a paralisação, as grandes produtoras como Netflix e Universal pausaram as suas atividades, o que causou atrasos significativos nas filmagens de alguns filmes e séries queridinhos do público.

Porém, com o fechamento de um acordo entre os estúdios e os roteiristas, algumas produções já estão de volta a todo vapor. Segundo o site Variety, os estúdios já têm seus favoritos para retornar à ativa.

“As prioridades parecem ser para coisas que estavam praticamente aprovadas, mas foram interrompidas por causa da greve”, explicou Elsa Ramo, advogada que representou a Imagine Entertainment e a Skydance durante a greve. “Eles precisam descobrir como terminar o que começaram”, completou.

Netflix

O sucesso de “Wandinha” é indiscutível, por isso a série entrou para uma das prioridades máximas da Netflix. Além disso, a quinta e última temporada de “Stranger Things” também está na mira da produtora. Uma das maiores preocupações em relação à série é o crescimento dos atores, que já estão na faixa dos vinte anos e, em breve, não conseguirão mais interpretar personagens adolescentes.

Universal

Com estreia esperada para abril de 2025, a Universal pretende correr contra o tempo com a produção de “Velozes e Furiosos 10: Parte 2”, que deve marcar o fim da saga que conquistou os cinemas com o protagonismo de Vin Diesel.

HBO 

Enquanto as gravações de “A Casa do Dragão” puderam ser concluídas antes da greve devido à produção no Reino Unido, outras produções não tiveram tanta sorte. Assim, a HBO irá priorizar a entrega da terceira temporada de “Euphoria” e as segundas temporadas de  “The White Lotus” e “The Last of Us”. Assim, o estúdio pretende direcionar todas as suas energias nestas produções, em vez de elaborar novas tramas.

Warner Bros

A expectativa do estúdio é de retornar o mais rápido possível com o universo de Gotham em “The Batman”. Além disso, projetos como “Minecraft” e “Superman: Legacy” estão com os roteiros prontos para irem para as gravações, que deverão aguardar o fim da paralisação dos atores.

Fim da greve

Vale ressaltar que a greve dos atores ainda continua, o que significa que, apesar da liberdade para roteirizar os enredos, as filmagens não acontecerão enquanto a paralisação do Sindicato de Atores (SAG – AFTRA) não encontrar uma luz no fim do túnel. 

O motivo da greve dos roteiristas foi a exigência da regulamentação do uso da Inteligência Artificial, que ameaça substituir a atuação de atores e atrizes nos projetos, o aumento de salário dos profissionais e o recebimento justo dos lucros gerados pelas transmissões no streaming. 

No último dia 26, o Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) decidiu encerrar a greve após um acordo. Ficou decidido que “o material gerado por IA não pode ser usado para minar o crédito ou direitos separados de um profissional”, segundo a resolução. 

Além disso, o acordo garante que os roteiristas receberão um “bônus baseado no sucesso” para as produções que forem assistidas por mais de 20% dos assinantes de plataformas de streaming nos primeiros 90 dias de lançamento. Outras decisões sobre as condições de trabalho e pagamento dos roteiristas também foram negociadas.

---

Tags: ,