Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: Filmes que propagam o amor entre mulheres

Por - 29/08/22 às 07:00 - Última Atualização: 26 agosto 2022

cena filme Retrato de uma Jovem em ChamasDivulgação

Nesta segunda-feira, 29 de agosto, ocorre a celebração do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O Telecine disponibiliza em seu catálogo diversos filmes que retratam a diversidade e o amor entre mulheres.

Disponível no catálogo do Telecine, dentro do Globoplay ou via operadoras, a seleção de longas conta com destaques como o drama “Nós Duas”. Na trama, as vizinhas Nina (Barbara Sukowa) e Madeleine (Martine Chevallier) escondem seu amor profundo por muitas décadas, mas suas vidas têm uma reviravolta quando o relacionamento vem à tona. Já Rafiki, da queniana Wanuri Kahiu, aborda como a relação das amigas Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) se transforma em um romance.

A francesa Céline Sciamma, premiada cineasta que valoriza em suas obras a presença feminina e a fluidez de gêneros, aparece na lista com dois de seus sucessos. Um deles é “Retrato de uma Jovem em Chamas”, vencedor da Queer Palm e como Melhor Roteiro no Festival de Cannes, além das indicações à Palma de Ouro, em Cannes, e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Em “Lírios D’água”, a diretora mostra com sensibilidade as descobertas das amigas adolescentes Marie (Paulien Acquart), Anne (Louisse Blachère) e Floriane (Adele Haenel) quanto aos seus primeiros sentimentos de desejo, amor e violência, durante um verão parisiense.

Em “Benedetta”, ambientada no século XVII, a biografia dramática é uma interpretação solta do livro “Atos Imodestos”, de Judith C. Brown, e relembra a trajetória de Benedetta Carlini, enviada para o convento ainda na infância. O público também pode curtir na cinelist a comédia romântica “Casamento de Verdade”, com Katherine Heigl e Alexis Bledel, e se encantar com a conexão entre Sun-Hwa e Ha-Nam em “Descobertas do Amor” (2016).

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.