Luca: confira motivos para assistir ao filme da Pixar no Disney+
Por Raphael Araujo - 18/06/2021 - 07:00 - Última Atualização: 17 junho 2021

Desde que anunciou o Disney+, a Disney afirmou que produziria bastante conteúdo original de seus principais estúdios e franquia, não sendo diferente com a Pixar. Sempre lançando animações elogiadas pelo público e crítica, a nova aposta da Pixar se trata de “Luca”, cuja estreia acontece nesta sexta-feira (18) na plataforma de streaming, disponível a todos os assinantes.
“Luca” acompanha as aventuras do garoto Luca durante um verão inesquecível repleto de macarronadas, gelatos e passeios incríveis de scooter ao lado de seu novo amigo Alberto.
Mas toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.
Pensando nisso, nós do OFuxico separamos uma lista de motivos para você conferir a “Luca” no Disney+ logo neste final de semana de estreia.
Confira!
Selo Pixar de originalidade e qualidade
Conforme citamos acima, a Pixar é um dos maiores estúdios de animação do mundo, desde seu primeiro longa, “Toy Story”, tem despontado como referência em animação de qualidade para as telonas.
Além da qualidade visual de animação 3D, que parece superar o insuperável a cada ano, os roteiros costumam ser bastante criativos e originais, sempre trabalhando uma questão humana e filosófica de maneira divertida.
“Luca” no caso é uma divertida e comovente história sobre amizade, sair da sua zona de conforto e “uma carta de amor para os verões da nossa juventude – aqueles anos de formação em que você está se descobrindo”, nas palavras do próprio diretor.
Inspiração na infância do diretor e filmes clássicos
Os personagens principais da animação, Luca (Jacob Tremblay) e Alberto (Jack Dylan Grazer), são baseados no próprio diretor (Enrico Casarosa) e seu amigo de infância, também chamado Alberto, que ele conheceu aos 12 anos de idade.
Além disso, o cenário litorâneo da Itália também vem de uma inspiração de infância do cineasta — ele cresceu em Gênova, cidade portuária na Riviera Italiana, onde se passa o filme.
Ainda, Casarosa inspirou-se, em partes, nos filmes italianos dos anos 1950, incluindo “A Estrada da Vida (La Strada)” e “A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday)”. Pôsteres criados pela Pixar para ambos aparecem no filme.
Outras fontes de inspiração incluem mitos, lendas e tradições italianas – desde contos de dragões até a história de um polvo que toca sinos que salvou uma aldeia de um grupo de piratas.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.