Oscar 2024: Pouca Barbie, Disney e DiCaprio revoltam os cinéfilos

Por - 23/01/24 às 20:00

fotomontagem de wish, babrie e leonarod dicaprioFoto: Divulgação/Disney - Divulgação/Barbie - Reprodução/Instagram

O Oscar 2024 anunciou nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados à todas as categorias da premição este ano, e os campeões de indicação são: “Oppenheimer” de Christopher Nolan com 13 nomeações; “Poor Things” (“Pobres Criaturas”) de Yorgos Lanthimos e “Assassino da Lua das Flores” de Scorsese com 11 e “Barbie” de Greta Gerwig com 8 indicações.

Porém, a revelação dos indicados gerou muita polêmica nas redes sociais, a começar por “Barbie”, o grande filme do ano passado tanto em bilheteria quanto em repercussão, ter recebido um número um tanto menor de indicações que seus concorrentes principais, e as categorias na qual o longa não entrou chama ainda mais atenção.

Margot Robbie, que deu vida a Barbie no longa homônimo, viu o filme receber diversas indicações (“Melhor Filme” entre elas), mas não recebeu a indicação como “Melhor Atriz”. Greta Gerwig, a primeira diretora da história a fazer 1 bilhão de dólares com um longa-metragem, também foi esnobada.

https://twitter.com/maitholland/status/1749798493169025264

Detalhe curioso? Ryan Gosling e America Ferrera foram indicados a, respectivamente, ator e atriz coadjuvante por “Barbie”, mas a Barbie principal não, o que acaba entrando em conflito até mesmo com a história do filme, que critica o machismo e a maior visibilidade que homens recebem socialmente.

Ah, Ryan recebeu mais de uma, pois “I’m Just Ken” foi indicada, assim como a aclamada “What Was I Made For?”, de Billie Eilish, mas “Dance At Night”, de Dua Lipa, que acabou sendo o carro-chefe da divulgação pré-filme, não recebeu sua indicação.

DiCaprio e Disney

Como citamos acima, “Assassino da Lua das Flores” recebeu 11 indicações, mas Leonardo DiCaprio, que é o protagonista do longa, não foi indicado, ressuscitando a piada que o Oscar não gosta do ator e o esnoba sempre, e até mesmo quando ele ganhou por “O Regresso”, muita gente afirmou que papeis anteriores mereciam mais.

A Disney é dominadora nas animações, certo? Bom, não para o Oscar em 2024, pois “Wish” ficou de fora das indicações de “Melhor Animação”, e no máximo teve a Pixar com “Elementos”. O curta do Disney+, “Era uma vez em um Estúdio”, que celebra os 100 anos da empresa, também ficou de fora. Da categoria, “Tartarugas Ninja: Caos Mutante” também teve ausência sentida.

Inclusive, a Disney só recebeu indicação também por “Melhor Trilha Sonora” com “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” e “Melhores Efeitos Visuais” com “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, mas o filme super poderia entrar também em “Melhor Cabelo e Maquiagem”, que, aliás, nos obriga a falar outra vez de “Barbie”, que também NÃO recebeu indicação nessa categoria.

Também faltou…

“Saltburn”, filme do Prime Video muito comentado nas últimas semanas, ficou sem indicação, fosse pelas atuações de Barry Keoghan e Rosamund Pike, o roteiro da oscarizada Emerald Fennell ou até mesmo a tão badalada fotografia o projeto.

Sobre “Segredos de um Escândalo”, May December conseguiu uma vaga na disputa de roteiro original, mas nada para as já vencedoras do Oscar, Natalie Portman e Julianne Moore, nem para a grande revelação do filme, Charles Melton, como Cadjuvante.

Por fim, o remake de “A Cor Púrpura”, musical vencedor do Oscar, ficou de fora de “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Canção Original” e de muitas categorias principais, tendo apenas vaga para Danielle Brooks em “Atriz Coadjuvante”, e nada mais.

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.