Oscar 2024: Pouca Barbie, Disney e DiCaprio revoltam os cinéfilos

Por - 23/01/2024 - 20:00

fotomontagem de wish, babrie e leonarod dicaprioFoto: Divulgação/Disney - Divulgação/Barbie - Reprodução/Instagram

O Oscar 2024 anunciou nesta terça-feira, 23 de janeiro, os indicados à todas as categorias da premição este ano, e os campeões de indicação são: “Oppenheimer” de Christopher Nolan com 13 nomeações; “Poor Things” (“Pobres Criaturas”) de Yorgos Lanthimos e “Assassino da Lua das Flores” de Scorsese com 11 e “Barbie” de Greta Gerwig com 8 indicações.

Porém, a revelação dos indicados gerou muita polêmica nas redes sociais, a começar por “Barbie”, o grande filme do ano passado tanto em bilheteria quanto em repercussão, ter recebido um número um tanto menor de indicações que seus concorrentes principais, e as categorias na qual o longa não entrou chama ainda mais atenção.

Margot Robbie, que deu vida a Barbie no longa homônimo, viu o filme receber diversas indicações (“Melhor Filme” entre elas), mas não recebeu a indicação como “Melhor Atriz”. Greta Gerwig, a primeira diretora da história a fazer 1 bilhão de dólares com um longa-metragem, também foi esnobada.

https://twitter.com/maitholland/status/1749798493169025264

Detalhe curioso? Ryan Gosling e America Ferrera foram indicados a, respectivamente, ator e atriz coadjuvante por “Barbie”, mas a Barbie principal não, o que acaba entrando em conflito até mesmo com a história do filme, que critica o machismo e a maior visibilidade que homens recebem socialmente.

Ah, Ryan recebeu mais de uma, pois “I’m Just Ken” foi indicada, assim como a aclamada “What Was I Made For?”, de Billie Eilish, mas “Dance At Night”, de Dua Lipa, que acabou sendo o carro-chefe da divulgação pré-filme, não recebeu sua indicação.

DiCaprio e Disney

Como citamos acima, “Assassino da Lua das Flores” recebeu 11 indicações, mas Leonardo DiCaprio, que é o protagonista do longa, não foi indicado, ressuscitando a piada que o Oscar não gosta do ator e o esnoba sempre, e até mesmo quando ele ganhou por “O Regresso”, muita gente afirmou que papeis anteriores mereciam mais.

A Disney é dominadora nas animações, certo? Bom, não para o Oscar em 2024, pois “Wish” ficou de fora das indicações de “Melhor Animação”, e no máximo teve a Pixar com “Elementos”. O curta do Disney+, “Era uma vez em um Estúdio”, que celebra os 100 anos da empresa, também ficou de fora. Da categoria, “Tartarugas Ninja: Caos Mutante” também teve ausência sentida.

Inclusive, a Disney só recebeu indicação também por “Melhor Trilha Sonora” com “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” e “Melhores Efeitos Visuais” com “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, mas o filme super poderia entrar também em “Melhor Cabelo e Maquiagem”, que, aliás, nos obriga a falar outra vez de “Barbie”, que também NÃO recebeu indicação nessa categoria.

https://twitter.com/REMAYK934/status/1749796517462819106

Também faltou…

“Saltburn”, filme do Prime Video muito comentado nas últimas semanas, ficou sem indicação, fosse pelas atuações de Barry Keoghan e Rosamund Pike, o roteiro da oscarizada Emerald Fennell ou até mesmo a tão badalada fotografia o projeto.

Sobre “Segredos de um Escândalo”, May December conseguiu uma vaga na disputa de roteiro original, mas nada para as já vencedoras do Oscar, Natalie Portman e Julianne Moore, nem para a grande revelação do filme, Charles Melton, como Cadjuvante.

Por fim, o remake de “A Cor Púrpura”, musical vencedor do Oscar, ficou de fora de “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Canção Original” e de muitas categorias principais, tendo apenas vaga para Danielle Brooks em “Atriz Coadjuvante”, e nada mais.

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.