Relembre curiosidades do filme ‘Titanic’, grande sucesso da bilheteria mundial

Por - 21/06/23 às 15:05

Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em TitanicDivulgação

No último domingo, 18 de junho, o mundo foi surpreendido com a notícia sobre um submarino, com aparentemente cinco pessoas, que desapareceu no meio do oceano. O grupo participava da “Expedição Titanic”, que tem o objetivo de visitar os destroços do navio RMS Titanic, que está a cerca de 3.800 metros de profundidade no Oceano Atlântico.

Em 1997, foi lançado um filme sobre o naufrágio e o longa possui uma legião de fãs até os dias de hoje. A tragédia também gera muita curiosidade, a ponto de pessoas pagarem o equivalente a mais de R$ 1 milhão para ver os destroços do navio.

O filme, que estreou em 1997, arrecadou mais de U$ 2 bilhões e ocupa a terceira posição na lista de maiores bilheterias mundiais. Além disso, o filme dirigido por James Cameron venceu 11 Oscars, incluindo o de Melhor Filme. O longa é baseado na história real do naufrágio do navio RMS Titanic, que colidiu com um iceberg e afundou em sua viagem inaugural, no dia 15 de abril de 1912.

Até hoje, o filme é extremamente aclamado pela crítica e é sempre revisto pelo público. “Titanic” conta com um dos romances mais emocionantes já vistos no cinema, entre os protagonistas Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet). Eles se conheceram dentro do navio e decidiram se entregar ao amor, mesmo sendo de mundos completamente diferentes. Jack e Rose tiveram uma história muito breve. O rapaz cedeu uma porta de madeira para a amada conseguir se salvar no meio do oceano e acabou morrendo congelado, já que a temperatura da água era cerca de dois graus abaixo de zero.

Recentemente, em uma coletiva de imprensa James Cameron comentou sobre os motivos que fazem “Titanic” ser um filme tão amado. “O coração partido. A tristeza. A beleza. O amor. A tragédia. A beleza da história de amor que termina tragicamente. Você pode ter uma comédia romântica e eles podem se beijar no final e ir para o pôr do sol, mas há algo muito mais poderoso sobre uma história de amor que contém perdas”, disse o diretor, que na época da produção do filme chegou a visitar os destroços com um submarino mais de 30 vezes.

Pensando nisso, nós do OFuxico separamos algumas curiosidades sobre o clássico filme, que possui uma legião de fãs e curiosos.

CONFIRA!

CASAL PROTAGONISTA

Já vamos começar com a curiosidade mais dolorida: Jack e Rose não existiram. É isso mesmo, eles são apenas personagens fictícios criados para trazer romance ao filme.

A inspiração para a protagonista foi a atriz Beatrice Wood. O diretor estava lendo uma autobiografia da artista e percebeu que ela era a descrição perfeita de Rose. Já para Jack, não houve nenhuma inspiração em especial.

Uma coincidência intrigante é que no Titanic havia um passageiro que assinava como J. Dawson. Seu nome, na verdade, era Joseph e James não sabia da existência dele até a finalização do roteiro.

Rose e Jack, personagens do filme Titanic
Rose e Jack, personagens do filme Titanic – Foto: Divulgação

MORTE DE JACK

Jack é um personagem fictício, mas sua morte é bem real. Uma das teorias mais presentes nas redes sociais é a de que o rapaz poderia sobreviver se dividisse o pedaço de madeira com Rose, já que havia espaço para os dois.

James Cameron passou mais de 20 anos negando que o rapaz poderia ter sobrevivido, mas recentemente o diretor finalmente confessou que os fãs poderiam estar certos. O diretor fez uma reconstrução do cenário e usou dois dublês que tinham mais ou menos o mesmo peso de Kate e Leo na época. Em alguns testes, os dois conseguiram dividir a porta, mas os pés continuavam submersos na água, o que os levaria à morte.

“Talvez Jack sobrevivesse, mas há muitas variáveis. Eu acho que é aquele processo de pensamento de ‘eu não vou fazer uma coisa que a coloca em risco’. E isso é 100% o personagem”, disse James para explicar a morte do personagem.

Cena da morte de Jack, em Titanic
Cena da morte de Jack, em Titanic – Foto: Divulgação

Inclusive, o diretor quis trazer tanto realismo ao filme que ele próprio visitou algumas vezes o local onde o navio está e viu a embarcação nos mínimos detalhes com a ajuda de drones. Além disso, James contou com a ajuda da White Star Line, empresa responsável pela decoração do navio original.

Na cena final do filme, Jack aparece recebendo Rose na escadaria no navio, como se eles estivessem se encontrando em um outro plano. E o relógio do local marca 2h20, exatamente a hora que o navio naufragou.

Rose e Jack, em Titanic
Rose e Jack, em Titanic – Foto: Divulgação

PERSONAGENS REAIS

Os protagonistas são fictícios, mas no filme há muitos personagens que foram inspirados em pessoas reais que estavam presentes no navio.

Molly

A personagem interpretada por Kathy Bates faz referência à socialite Margareth Brown, conhecida como Molly Brown. Ela foi uma das poucas sobreviventes da tragédia e também ajudou a arrecadar doações para os outros sobreviventes.

Molly (Kathy Bates), em Titanic
Molly (Kathy Bates), em Titanic – Foto: Divulgação

William Murdoch

O primeiro oficial William Murdoch, interpretado por Ewan Stewart, de fato existiu, mas sua história foi modificada. No filme, ele atira em duas pessoas e depois se mata com um tiro na cabeça. Na vida real, Murdoch lançou dez botes salva-vidas para ajudar nos resgates dos passageiros, antes de morrer afogado.

William Murdoch (Ewan Stewart) em Titanic
William Murdoch (Ewan Stewart) em Titanic – Foto: Divulgação

Casal de Idosos

Uma das cenas mais tristes do cinema é do casal de idosos, interpretado por Elsa Raven e Lew Palter, que optaram por ter os últimos momentos de vida abraçados, enquanto esperavam a morte chegar.

A cena retrata Ida e Isidor Strauss, que estavam no navio. No começo, apenas mulheres e crianças podiam embarcar nos botes e a mulher se recusou a ir sem seu amado. Os dois ficaram juntos até o último segundo de suas vidas.

Casal de idosos no filme Titanic
Casal de idosos no filme Titanic – Foto: Divulgação

A ÚLTIMA MÚSICA

Outra cena emblemática do filme é dos músicos, que continuam tocando mesmo com o navio afundando para acalmar os passageiros. Isso também aconteceu na vida real.

No entanto, não há um consenso sobre qual foi a última música tocada por eles. De acordo com alguns sobreviventes, a última música tocado foi, de fato, “Nearer, My God, to Thee”. Porém, alguns passageiros afirmaram que ouviram outras músicas, como “Alexander’s Ragtime Band” e “In the Shadows. Infelizmente, nenhum dos músicos sobreviveu.

Músicos continuaram tocando em meio à tragédia
Músicos continuaram tocando em meio à tragédia – Foto: Divulgação

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.