Suzana Pires raspa a cabeça e assume novo visual careca. Saiba o que aconteceu!
Por Flavia Cirino - 05/12/23 às 11:15
Adeus aos fios longos! Suzana Pires está careca. A atriz de 47 anos raspou a cabeça por conta do trabalho. A artista vai interpretar a Clara, uma professora de matemática e influencer educacional, protagonista do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”.
A ficção é baseada na história real e inspiradora da produtora Clélia Bessa, que durante o tratamento que a curou de um câncer de mama em 2008, lançou o emocionante e divertido blog “Estou com câncer, e daí?”.
Sob direção de Rosane Svartman, autora de “Vai Na Fé”, o longa-metragem está sendo rodado no Rio de Janeiro. Suzana Pires, além de atuar, assina o roteiro junto com Martha Mendonça e Pedro Reinato.
Suzana Pires chora ao raspar a cabeça
Ficar careca “de verdade” foi uma decisão de Suzana Pires. A atriz, que procurou chegar o mais perto possível do estado emocional enfrentado pela protagonista, chorou enquanto os fios eram cortados.
“Tive um completo desprendimento de vaidade. E é como se eu tivesse em carne viva emocional. Não é um lugar fácil de chegar, de me deixar atravessar. Só estou conseguindo por causa do acolhimento da equipe, formada, em maioria, por mulheres. Não só acolhimento pessoal, como de produção. Saí da minha casa, estou hospedada em um hotel, há todo um cuidado estrutural e emocional para que a personagem tenha esse grau de mergulho. E não estamos nos poupando”, disse ele ao jornal O Globo.
Durante o processo do roteiro, Suzana passava por uma experiência real. Seu pai havia sido diagnosticado com câncer de pulmão. O médico deu seis meses de vida, mas ele está há oito anos firme e forte e, hoje, lida com as consequências de sessões de quimioterapia e radioterapia.
Marieta Severo precisou colocar mais cabelo
Na história, Marieta Severo interpreta Leda, a mãe da protagonista. Para o papel, na contramão de Suzana Pires, a veterana precisou colocar megahair no cabelo.
Mulher moderna e esotérica, de bem com a vida, autoconfiante, portelense de coração, Leda adora uma roda de samba e uma cervejinha.
Após o susto inicial do diagnóstico, ela “segura as pontas” da filha. Vale destacar que Marieta Severo recebeu o roteiro no mesmo dia em que gravou um vídeo para a campanha Outubro Rosa revelando sua luta contra um câncer no endométrio.
“Pensei: ‘Não estou acreditando que que recebi esse roteiro justamente hoje’. Por esse e todos os motivos pessoais, vi que tinha que ajudar a contar essa história. Na minha época, não se falava a palavra câncer. Todo mundo dizia: ‘está com ‘aquilo'”. É importante derrubar certos dogmas, mostrar que a vida está aí forte. Leda tem essa função, uma leveza, um toque positivo. É mística, acredita em tudo. É um ingrediente que ajuda a contar essa história de maneira prazerosa. Ter me permitido reviver isso na ficção está sendo positivo. Porque a arte tem essa função de cura, de mexer em lugares que, às vezes, você não quer revisitar, mas fazendo isso, se transforma”, disse a veterana ao jornal O Globo.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino