Tati Quebra Barraco passa por cirurgia ginecológica. Saiba detalhes

Por - 28/08/23

tati quebra barraco deitada em cama de hospitalFoto: Reprodução/Twitter @TatiQBOficial

Tati Quebra Barraco é um dos maiores nomes do funk, principalmente quando falamos de mulheres no gênero, e ultimamente, ela tem compartilhado muitas tristezas com os seguidores com as mortes de outros nomes que a inspiraram como artista, como MC Kátia e MC Marcinho.

Porém, isso não impediu a cantora de fazer um alerta aos seus seguidores, isso após realizar nesta segunda-feira, 28 de agosto, uma cirurgia ginecológica, se tratando de vídeo-hiteroscopia, mais conhecido como “Papanicolaou”, que é um exame preventivo que busca detectar qualquer alteração nas células do colo uterino.

“Oi galera, aqui é Tati. Acabei de passar por um procedimento nesta segunda-feira, dia 28 de agosto. Mulherada, vamos nos conscientizar. Hoje eu tenho plano de saúde, fiz o meu plano, mas quem não tem, vai no SUS, no postinho, e vamos fazer preventivo. É muito importante pra nossa saúde, porque sem saúde não somos nada”, disse Tati nos stories do Instagram.

No feed e em seu Twitter, a funkeira disse que o exame foi bem-sucedido e pelou mais uma vez aos fãs: “Boa tarde amores. Cirurgia vídeo-histeroscopia foi um sucesso! Vim aqui para falar um pouco sobre o preventivo, o quão importante é: Que nunca te faltem motivos para se amar e cuidar de você!

“Previna-se não só durante o Março Lilás e Outubro Rosa, mas em todos os outros meses do ano. Mulher, você é especial! Vá a um posto próximo à sua casa e marque seu preventivo e o mais importante, USE CAMISINHA!”, concluiu Tati Quebra Barraco.

SAIBA MAIS SOBRE PAPANICOLAOU

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o popularmente conhecido como Papanicolau (vídeo-hiteroscopia) é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

“Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas”, disse publicação da biblioteca, junto com o fato de que ele pode ser realizado em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.

“É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada”, continuou o informativo.

RECOMENDAÇÕES

Sobre recomendações, “a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê”.

Por fim, o “Papanicolaou” deve ser feito de maneira periódica por toda mulher que tenha iniciado sua vida sexual, independente se segue ativa ou não, com foco maior nas moças que têm entre 25 e 29 anos. Ele deve começar com uma frequência anual, mas com dois exames seguidos em um intervalo de um ano apresentando resultados normais, ele pode ser feito a cada três anos.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

---

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.