Copa do Mundo: Confira 6 atos políticos marcantes

Por - 11/12/22 às 07:00 - Última Atualização: 9 dezembro 2022

copa do mundo do catarCerimônia de Abertura da Copa do Mundo do Catar 2022 Reprodução: TV Globo

A Copa do Mundo está chegando ao fim, mas diversos acontecimentos marcantes no torneio de futebol foram suficientes para que ela seja memorável. Por ser um evento sediado no Catar, conhecido por ter uma cultura conservadora, com atos machistas e homofóbicos, os jogadores e a própria torcida não mediram esforços para esconder seu descontentamento com algumas regras do país.

Além disso, houveram atos criticando certos acontecimentos polêmicos mundiais. Assim, separamos as seis manifestações políticas mais marcantes do campeonato.

Leia +: Neto detona Tite após eliminação do Brasil. Saiba o que ele falou

IRANIANOS CONTRA GOVERNO

Um dos primeiros jogos do torneio foi contra a Inglaterra, em uma goleada de 6X2. Mas, não foi apenas no placar que a partida foi memorável.

Diversas mulheres compareceram ao estádio, algumas para torcer pelo time do Irã, outras não. Uma delas foi vista chorando no estádio, e viralizou nas redes sociais. O motivo das lágrimas foi a conquista de conseguir assistir a um jogo de futebol ao vivo, ato o qual não é permitido no país. O território persa possui um histórico de opressão e discriminação feminina, e isso inclui a proibição de mulheres em estádios. 

 E, o governo não vem lidando com isso muito bem, assassinando diversas pessoas, por possuírem ligações com as revoltas. De acordo com a revista VEJA, mais de 14.000 pessoas já foram presas pelo mesmo motivo. “Segundo organizações de direitos humanos, mais de 320 pessoas já foram mortas por conta das manifestações recentes. Este número, no entanto, pode ser ainda maior devido à falta de transparência do governo iraniano e à supressão da mídia e da internet no país.”

Leia +: Copa do Mundo: ‘Juiz frouxo’, faltas não marcadas, cartão e o Brasil está fora do mundial do Catar

Além disso, os próprios jogadores ficaram em silêncio durante o hino do Irã, em protesto aos atos terroristas que vem ocorrendo no país.

FALTA DE VISÃO NA ÁFRICA

O jogador Ismaila Sarr, após marcar um gol contra o Equador, fez um gesto para criticar o mundo, que não costuma prestar atenção no que acontece na África, preferindo sempre darem maior atenção à conflitos os quais envolvam os países considerados de primeiro mundo.

ALEMANHA CONTRA SILENCIAMENTO

Um dos objetivos dos capitães de diversas seleções era protestar contra as práticas homofóbicas do Catar, usando a braçadeira com o escrito “One Love”, ou seja, “Um Amor”. A frase seria uma forma de mostrar apoio à comunidade LGBTQ+ mas, aqueles que a usassem, seriam punidos com cartão amarelo e multas em dinheiro.

Leia +: Após eliminação, Tite deixa comando da Seleção Brasileira: ‘Fim de ciclo’

Porém, a seleção da Alemanha, em seu jogo de estreia, contra o Japão, decidiu fazer uma manifestação de qualquer jeito. Com as mãos sobre a boca na foto oficial do time, eles criticaram o silenciamento imposto pela FIFA em relação ao uso das braçadeiras.

https://twitter.com/elasnopoderbr/status/1598094354576707584?s=20&t=40oOhmxpUPmlEf9t3okQCg

MARROCOS COM A BANDEIRA DA PALESTINA

Após vencer a Espanha nos pênaltis, Marrocos tinha muito o que comemorar. Um dos jogadores do time, no meio da festa, puxou uma bandeira da Palestina, e a carregou pelo estádio. Como ambos os países são árabes, há um apoio entre os povos que possuem essa cultura. A Palestina trava uma guerra com Israel há muitos anos.

HOMEM INVADINDO GRAMADO

Durante o jogo de Portugal contra o Uruguai, um homem conseguiu invadir o estádio durante a partida. Ao ser perseguido pelos seguranças, ele correu pelo campo com uma camiseta escrito “Salve a Ucrânia”, e carregava a bandeira LGBTQ+, balançando-a em uma das mãos, mostrando para todos que quisessem ver.

Leia +: Copa do Mundo: Famosos capricham nos looks para torcer para o Brasil

BRAÇADEIRA DO CAPITÃO

Como já mencionado, não foi permitido entrar em campo com as braçadeiras em apoio à causa LGBTQ+. Isso fez com que capitães como Harry Kane, da Inglaterra e Thiago Silva, do Brasil, usassem o acessório escrito “sem discriminação”, autorizada pela Fifa.

https://twitter.com/choquei/status/1594684874686103556?s=20&t=40oOhmxpUPmlEf9t3okQCg

NETO DETONA TITE

O ex-jogador de futebol Neto, que atualmente comanda um programa esportivo na Band, xingou Tite, técnico da Seleção Brasileira, após o Brasil ser derrotado pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

Leia+: Brasil está fora e vira alvo de memes e críticas

Sem economizar palavras, o apresentador detonou o treinador, apontando erros. “Filho da p…, desgraçado. Eu falei que era o Neymar para bater. A culpa é do Tite! O Neymar deixou de bater o pênalti, o maior batedor de pênaltis do mundo! Seu sem vergonha! Você não merece estar aí! Se o Neymar faz o gol, você teria chance. Se o Neymar faz o gol, teria chance do Alisson pegar e depois o Marquinhos fazer. Seu burro, seu idiota! Acabar com o país. Um país sofredor, o país que as pessoas pagam R$ 300 por uma camisa. Você levou a família sua, você não pensa no povo!”, esbravejou.

Junto ao vídeo, Neto legendou. “Estou revoltado! Mas a postura do treinador da Seleção, que bancou suas manias, arrebentou com o otimismo do povo brasileiro. ABSURDO!”

A reação dos internautas à fala de Neto foi diversa. Veja algumas. “Neto, te amo. Mas a culpa não é de ninguém, cara. A culpa é do futebol que é isso. Um tem que ganhar e outro perder. Sabe o carinho que tenho por você . Mas não concordo. Acho sim que o primeiro a bater teria que ser o Neymar. Mas não é isso que faz a derrota. Mas acho que agora é a hora de ficar triste. Mas futebol é isso”, escreveu Felipe Prior.

“A verdade é uma só. A instituição CBF não merece o hexa. Quem merece são os brasileiros”, opinou um rapaz. “Já tem 4 anos que o neto só fala verdades sobre Tite e sobre a seleção. Hoje, mais uma vez, temos a confirmação de tudo”, comentou um segundo. “O erro infelizmente foi colocar o Rodrygo pra Bater o primeiro, o mais novo do time, O certo seria 1°Casemiro, 2° Thiago ou Marquinhos (Nossa Experiência) 3°Pedro, 4°Antony que estava muito bem no jogo, e para fechar Neymar, só ai vinha com Rodrygo e o restante do time, mas é isso vida que segue”, lamentou um terceiro.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.