Copa do Mundo: Fred, ídolo na Inglaterra, realiza sonho no Catar

Por - 20/11/22 às 09:00 - Última Atualização: 19 novembro 2022

Jogador Fred Rodrigues de óculos escuros e camisa estampada, sentadoFred Rodrigues foi convocado em 2018, mas não saiu do banco - Foto: Reprodução/ Instagram @fred08oficial

Foi num campinho no Jardim Europa, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, que Frederico Rodrigues de Paula Santos se apaixonou pela bola. Ainda na infância, o filho único dos funcionários públicos Roseli Miranda de Paula e Delson Rodrigues dos Santos acreditou que o futebol seria a chave para mudar sua história.

Fred morava em um conjunto habitacional, sem luxos, mas também sem passar necessidade. Aos cinco anos, começou a frequentar escolinhas de futebol. A primeira foi na de Éder Aleixo, ex-ponta-esquerda do Atlético-MG, do Grêmio e da Seleção Brasileira.

Todos os dias, após as aulas do jardim de infância Chapeuzinho Vermelho, Fred embarcava no ônibus com o Vô Gersino e, na escolinha, jogava em quase todas as posições, exceto como goleiro.

E a sorte logo lhe sorriu. A família de Ronaldinho Gaúcho ajudou o menino a iniciar sua carreira no futebol. Quando tinha 10 anos de idade, Fred conseguiu uma vaga na peneira do Atlético Mineiro, mas ficaria pouco tempo.

Leia +: Saiba tudo sobre Vini Jr.

Certo de que o pupilo poderia ir muito mais adiante, Roberto Assis, irmão mais velho de Ronaldinho, direcionou Fred para jogar na Europa, onde conseguiria mais experiência e visibilidade. E assim foi.

Em 2009, ele retornou para o Brasil e assinou com o Porto Alegre. Dois anos depois, ao fazer 18 anos, iniciou no Inter B, que acabou extinto após a eliminação no Campeonato Gaúcho daquele ano. No ano seguinte, passou a integrar o time principal do Internacional, fazendo sua estreia em 26 de janeiro de 2012.

O primeiro gol como profissional foi contra seu ex-clube, o Atlético Mineiro, em julho de 2012. Durante os quase dois anos que permaneceu no clube gaúcho, foi campeão duas vezes, marcando oito 8 gols em 55 partidas.

TRIUNFO NA UCRÂNIA E ÊXITO NA INGLATERRA

Fred foi observado por olheiros do Shakhtar Donetsk quando ainda estava no Internacional, mas no início das negociações, a compra não foi dada como certa. Somente em junho de 2013, após u acerto de contas de 15 milhões de Euros, o volante foi apresentado pelo time ucraniano.

Leia +: Dani Souza vive na Ucrânia, onde seu marido, Dentinho, joga

Na estreia, surpreendeu a todos com dois gols na vitória por 3 a 1 contra o Chornomorets Odessa. Durante o período que permaneceu no clube foi campeão Campeonato Ucraniano quatro vezes, da Supercopa da Ucrânia três vezes e da Supercopa da Ucrânia outras três vezes. Ao todo foram 10 títulos, que fizeram do volante um dos atletas brasileiros que mais foram campeões pelo Shakhtar.

Após quase cinco temporadas no time, Fred deu salto na carreira ao trocar o Shakhtar Donetsk-UCR pelo poderoso Manchester United, numa transação que custou 55 milhões de euros (R$ 240 milhões) aos cofres ingleses.

A partida de estreia aconteceu em 21 de junho de 2018 contra o Leicester City pela primeira rodada da Premier League, o principal campeonato inglês. O volante marcou seu primeiro gol somente em setembro, contra o Wolverhampton Wanderers no empate em 1 a 1.

Destaque no time inglês, o jogador é considerado um dos atletas mais importantes do elenco.

CATAR ERA UM SONHO

Por conta do corte de Rômulo em 2014, Fred foi convocado pela primeira vez Parava seleção por Luiz Felipe Scolari. Sua estreia aconteceu em na vitória contra a Turquia por 4 a 0 em Istambul.

Ele passou mais um período sem ser convocado e enfrentou um doping em 2015. Fred chegou a ser convocado para disputar os Jogos Olímpicos de 2016, dois dias depois de finalizada sua suspensão por doping, mas o Shakhtar Donetsk, clube onde jogava, não liberou o atleta.

Leia +: Saiba quais são os jogadores convocados para a Copa

O craque chegou a ser convocado outras vezes, inclusive na Copa do Mundo de 2018, com o técnico Tite. Mas não atuou em nenhuma das cinco partidas disputadas pela seleção. A partir de então a Copa do Catar passou a ser seu foco. Aos 29 anos, o meio-campista é um dos titulares da seleção de Tite.

O DOPING

Durante a Copa América de 2015, Fred testou positivo para o fármaco proibido hidroclorotiazida, que funciona como um mascarante de outros dopings. A substância aumenta a quantidade de urina, a fim de eliminar a água e sal do corpo.

Leia +: Veja como Mike Tyson burlou um exame de doping

O volante alegou inocência, mas acabou sendo impedido de jogar qualquer jogo sancionado pela CONMEBOL, mas foi permitido de atuar pelo Shakhtar. A WADA (Agência Mundial Antidoping) recorreu da decisão e o jogador ficou impedido de jogar até julho de 2017.

Passada a crise, no bom estilo mineiro, o belo-horizontino se tornou um dos jogadores mais valorizados do futebol mundial.

MARIDÃO APAIXONADO E PAIZÃO EXEMPLAR

Fred e a engenheira química Monique Salum assumiram o namoro em 2018 e casaram dois anos depois. Com um mês de matrimônio, ela engravidou de Benjamim, único filho do casal.

Toda a família de Fred – a mulher, o filho, os pais dele e de Monique – vão acompanhar os jogos de perto. Assim como Bruna Biancardia ex e talvez atual namorada de Neymar – eles escolheram se hospedar em um navio.

E que venha o hexa!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino