Vai para a Copa do Mundo? Saiba onde você pode ‘turistar’ no Catar!
Por Luigi Civalli - 30/07/22 às 09:00 - Última Atualização: 29 julho 2022
O evento esportivo mais aguardado do ano é a Copa do Mundo de 2022. Por si só, o torneio já é algo que mexe com o mundo a cada quatro anos, mas, neste ano, algo especial e diferente deu um tempero a mais à competição, já que será disputada no Catar, pela primeira vez em um país do Oriente Médio.
Além disso, e tudo que gira em torno do país, como os costumes diferentes, religiões, a época e os horários (locais) dos jogos já são um diferencial. Pela primeira vez, visando um bem-estar para jogadores e torcedores, a grande maioria dos jogos serão realizados no período do final da tarde e à noite, já que o clima é mais agradável.
+ Copa do Mundo: Brasil enfrenta Sérvia, Suíça e Camarões. Veja os grupos!
Além disso, o fato de o evento acontecer no final de ano – também inédito se tratando de Copa do Mundo – também tem a ver com o calor e o clima desértico no Catar.
Sabendo que o “ineditismo” da Copa do Mundo em um país com costumes e gastronomia tão diferentes possa atrair a curiosidade do que se pode fazer por lá – quando não estiver assistindo a um jogo – listamos algumas opções.
+ Copa do Mundo 2022: Homossexuais estarão seguros no Catar?
Passeios pelas Dunas em Khor Al Daid
Um dos passeios tradicionais em regiões desérticas é o que eles chamam de “dune bashing”, que nada mais é do que andar em um carro 4×4 ou até quadriciclos por meio das dunas, dando uma sensação de montanha-russa. Além disso, você pode observar as belezas locais, um pôr-dos-sol incrível e finalizar com um pique-nique ou até um churrasco a céu aberto. Um dos principais pontos é Khor Al Daid, que tem o apelido de “Inland Sea”, já que uma espécie de lago se forma no local.
Souq Waqif
Você, com certeza, já assistiu algum filme, série ou até documentário em que é mostrado uma espécie de feira de rua árabe. Pois bem, o Souq Waqif é exatamente este tipo de mercado movimentado, rico em todos os sentidos. Tradicional no Catar, o Souq Waqif mistura o passado com o presente, tendo de lojas de antiguidade e mercado de especiairias até restaurantes modernos que valorizam a culinária da região, se tornando algo imperdível para quem vem à Copa do Mundo.
Corrida de Camelo
Se tem uma coisa que você não deve encontrar no Brasil, mas no Catar é até uma tradição é a corrida de camelo. E a Al Shahaniya Racetrack fica a apenas uma hora de Doha, no norte do país, onde você pode acompanhar esta competição tão tradicional na cultura local. De quebra, quem sabe você não consegue até andar em um camelo.
Museus tradicionais
O Catar é sede de algumas das instituições culturais mais importantes do mundo e às margens do Golfo Pérsico ficam o Museu Nacional do Qatar e o Museu de Arte Islâmica, mostrando muito da cultura local e da religião no país. A capital Doha também abriga o Museu Msheireb, que mergulha na história da cidade, juntamente com o contemporâneo Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna, sem falar no Corpo de Bombeiros de Doha.
Complexo do Estádio Cidade da Educação
O estádio Cidade da Educação é um dos que devem receber muitos visitantes durante a Copa do Mundo, já que receberá partidas até às quartas-de-final da competição. Além de conhecer o estádio em si, o complexo em torno do local é algo para se apreciar.
O Education City Golf Club recebe o Qatar Masters, um Evento de turismo europeu. Além disso, você também pode ir às quadras no Khalifa International Squash and Tennis Centre, sede de eventos nos circuitos de tênis da ATP e WTA. Se você quer ficar em forma, vá para a Doha Corniche, que tem uma vasta área verde perfeita para uma corrida e para curtir aprecie a vista deslumbrantes do horizonte de West Bay.
Vila Cultural de Katara
Katara é um farol cultural onde pessoas de todas as de todo o mundo se reúnem para compartilhar arte, teatro, literatura e música, além com algumas das arquiteturas mais exclusivas da região. Desfrutar de um dia por lá, além de todo o berço cultural que oferece, também inclui parques e restaurantes dos mais requintados.
Msheireb Downtown Doha
O Msheireb Downtown Doha é uma área em desenvolvimento com arquitetura contemporânea, mesquitas brancas e um conjunto de museus históricos em mansões de estilo da arquitetura árabe. A vida familiar do Catar é retratada no Radwani House, enquanto a Bin Jalmood House tem exposições sobre a escravidão mundial. Eventos de arte, teatro, literatura e música são bastante frequentes por lá e devem aumentar na época da Copa do Mundo.
As opções de alimentação incluem culinárias dos mais diferentes países em hotéis do mais alto nível. Além disso, as galerias de Souq Waqif ficam por perto, o que pode ajudar na hora do comprar souvenirs ou até organizar os passeios.
The Pearl Qatar
Localizada na costa de West Bay, The Pearl Qatar é ilha artificial com marinas ao estilo mediterrâneo, rodeada pelo que há de mais requintado no Catara. Hotéis renomados, shoppings, restaurantes e cafés atraem turistas o ano todo por lá.
Feiras de comida locais
Não vai ser difícil encontrar uma dessa, mas é imprescindível que, caso você vá à Copa do Mundo do Catar, você visite uma dessas feiras. É o lugar perfeito para se misturar com habitantes locais, além de conhecer a culinária local como cafés, shawarmas, hambúrgueres e sobremesas.
Purple Island
Como uma península, o Catar é cercado por belas praias e um dos lugares prediletos para descansar da vida agitada da cidade que parece ser um “eterno canteiro de obras” são as praias.
Além dos mais variados resorts que existem por lá, a Purple Island, também conhecida como Jazirat bin Ghanim e Al Khor Island, é uma das maravilhas naturais do Catar. Com a natureza bem presente, já que é rodeada por manguezais verde-claros e praias de maré baixa, é possível encontrar peixes, caranguejos, flamingos e outros animais selvagens, enquanto passeia pelas salinas.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais