Glória Menezes deixa o respirador nasal, mas segue internada, se previsão de alta
Por Redação - 14/08/21 às 19:25
Uma notícia boa. Glória Menezes segue se recuperando bem dacovid-19, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internada desde o dia 06 de agosto. De acordo com seu assistente pessoal, Tadeu Lima, que conversou com O Globo, neste sábado, dia 14 de agosto, a atriz deixou de necessitar do respirador nasal, que auxilia na respiração, quando necessário durante uma internação ou quando o paciente necessita de apoio de oxigênio em casa.
Aos 86 anos, a atriz seguirá internada, sem previsão de alta por enquanto. Esta semana, Glória se despediu do marido, tarcísio Meira, de 85 anos, que morreu em decorrência das complicações da covid-19 na quinta-feira, dia 12 de agosto.
Veja++: Tarcísio Meira não pensava em se aposentar antes da pandemia
O QUE É UM RESPIRADOR NASAL
O respirador nasal é um sistema de pequenos tubos ligados a uma fonte de oxigênio com duas aberturas que são adaptadas ao nariz. Por ali, passa o oxigênio necessário para ajudar na ventilação do paciente e o próprio pulmão se encarrega de puxar o ar para o organismo.
POR QUÊ TARCÍSIO MORREU MESMO APÓS TOMAR AS DUAS DOSES DA VACINA?
Tarcísio Meira deixou o mundo da arte de luto nesta quinta-feira, 12 de agosto. O ator, que estava com 85 anos, morreu em decorrência de complicações da Covid-19 e levantou-se a questão sobre a morte dele, mesmo com duas doses da vacina contra a doença.
O OFuxico conversou com o pneumologista Dr. João Carlos de Jesus (CRM 150.213), que explicou que a vacina não impede que a pessoa contraia a doença e nenhuma das que são oferecidas têm 100% de proteção.
“Eu queria chamar a atenção para dois pontos, o primeiro é que nenhuma vacina vai conferir 100% de proteção à população vacinada e isso por características de variação do sistema imunológico e dos indivíduos. Apesar da vacina ser eficiente em apresentar estruturas do vírus e o nosso corpo aprender a conhecê-lo sem adoecer e assim antecipar uma resposta com anticorpos e células de defesa, indivíduos que tenham uma fragilidade, alguma comorbidade ou mais idosos podem não gerar uma resposta tão eficiente e, quando entram em contato com o vírus, pode ocorrer a infecção e evoluir para a forma grave”, disse.
Veja+: Cena comovente de Tarcísio Meira e Paulo José viraliza na web
Outro fator importante é que as vacinas apresentam ao corpo humano algumas estruturas do vírus para que nosso corpo possa reconhecê-las de forma antecipada.
“A maioria das vacinas trabalha com o conceito de apresentar uma proteína que está na superfície do vírus que se chama ‘spike’, que é utilizado pelo coronavírus para se conectar às nossas células e a partir disso causar a infecção. Com a vacina, nosso corpo consegue bloquear e neutralizar o vírus, mas, quando uma mutação do vírus acontece, que são as variantes, a vacina pode não ser eficiente em produzir anticorpos contra ela e enganar nosso sistema imunológico e desenvolver a Covid-19 em sua forma grave”, explicou o médico.
Dr. João Carlos ainda reforça que, apesar dos questionamentos de parte da população, todas as vacinas distribuídas no Brasil são eficientes no controle do número de casos e da diminuição dos números de casos graves de Covid-19, mas fez uma ressalva.
Veja+: Pedro Bial relembra a última entrevista com Tarcísio Meira
“Em relação a uma vacina ser mais eficiente que outra, ainda não é possível se falar algo de uma forma geral, porque a medida que surgem novas variantes, precisam ser feitas novas análises sobre a eficiência da vacina em cima de cada variante. Mas o que é fato é que todas que são distribuídas no Brasil reduzem os casos e os casos de gravidade. O recado que fica é que a população se vacine para reduzir a transmissibilidade e assim a gente consiga um controle maior da doença”, alertou.
O médico ainda se atentou ao fato que a população se preocupa com os efeitos colaterais da vacina, mas é preciso se preparar para tomar o imunizante.
“Uma dica é que você se prepare para a vacinação. Muitas vezes as pessoas estão preocupadas com os efeitos colaterais, mas é importante que você se apresente para a vacinação depois de uma boa noite de sono, bem alimentado, se sentindo bem para que consiga ter uma boa resposta”, disse.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
Com covid-19, Silvio Santos recebe alta
Empresa Cube anuncia saída de Soojin do grupo de K-Pop (G)I-DLE
MC Mirella tem duas contas no OnlyFans e promete mais uma de casal
Pai de Whindersson é mal interpretado e defende Maria Lina: ‘Dei todo o meu apoio’
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.